GERAL
Escola de Várzea Grande conquista premiações na Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras de Sorriso
A Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Senhora Dirce Leite de Campos, do bairro Itororó, participou no último final de semana da 8ª edição da tradicional Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras, realizada pela Prefeitura Municipal de Sorriso/MT.
O evento realizado pela Associação Cultural de Bandas e Fanfarras de Sorriso (ACBAFAS), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), tem o objetivo de estimular a criação e fomento de bandas e fanfarras, promovendo o intercâmbio entre os integrantes das corporações musicais, aprimorando métodos e técnicas, além de incentivar o civismo, desenvolver habilidades, valores, atitudes e cidadania.
De acordo com a diretora da EMEB Senhora Dirce Leite, Jane Márcia Pires, a escola participou em duas categorias: Banda de percussão melódica infantil e Banda percussão simples com Lira infantil, formadas por alunos e alunas do Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA, e ex-alunos e apoiadores nas preparações dos concursos anteriores.
Após as apresentações durante todo o dia e passar pela avaliação da comissão julgadora composta por uma Banca formada por especialistas, as equipes da escola conquistaram os seguintes títulos:1º lugar geral infantil de Capitão Mor, 1º lugar de Corpo Musical na categoria simples com lira, 1º lugar de Corpo musical categoria melódica, 1° lugar Corpo Coreográfico simples com lira, 2º lugar Corpo Coreográfico categoria melódica, 3º lugar para a Baliza na categoria Infantil e 2° lugar em Regência categoria infantil.
Segundo a diretora Jane Márcia, a regência está sob o comando do professor João Mateus Pires Barbosa, ex-aluno do Programa ETA presente na escola desde 2016. A EMEB Senhora Dirce Leite de Campos tem tradição em vitórias nas competições de Banda e Fanfarras.
Para o secretário Silvio Fidelis, as conquistas são o resultado do trabalho e dedicação dos alunos e de toda a equipe de profissionais da escola junto ao Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA). “Em apenas seis meses de execução do Programa ETA em 2016, a fanfarra da escola conquistou dois títulos de 1º lugar em campeonatos regional e nacional de Bandas e Fanfarras, na categoria. Em 2022, trouxe vários prêmios na 6° Copa Centro Oeste de Bandas e Fanfarras e em 2023 se consagrou vice-campeã geral do tradicional campeonato”, relembrou o secretário.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
GERAL
Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas
No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.
As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.
Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.
A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.
Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.
Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.
Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.
Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.
Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.
Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.
Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
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