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Estado de deputado é gravíssimo e esposa espera pela reação no prazo de 24 horas

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Em estado gravissímo, foi o que a esposa do deputado estadual Silvio Fávero ( PSL),  Katia Bedin relatou sobre o estado de saúde do parlamentar. Ela disse que ele teve uma piora após sua intubação. Em um audio enviado a uma tia do deputado, ela afirma que ele precisa reagir em até 24 horas, se não “não tem o que fazer”. O estado de saúde de Favero, que foi reinfectado pela Covid-19, também não permite que ele seja transferido para São Paulo.

“O médico disse que ele tem que melhorar dentro de 24 horas. O estado dele é gravíssimo. Eu estou aqui agora no hospital, e ele não está reagindo. Na hora que intubou foi tranquilo, mas ele não está reagindo. E não pode nem fazer uma tomografia nele para saber se aumentou ou não o pulmão porque não pode nem tocar nele, mexer muito com ele, porque aí a saturação já cai bastante”, lamentou a esposa, desesperada.

De acordo com o médico Carlos Augusto Carretoni, que explicou que o estado dele é realmente grave, contudo estão fazendo todo o possível para que melhore. “Estamos cuidando e agilizando. Ainda não possível falar sobre transferência. O estado é delicado”, apontou. 

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O parlamentar foi transferido de Lucas do Rio Verde  para leito de UTI na Amecor,  em Cuiabá,  devido ao agravamento da infecção pela Covid-19 e precisou ser intubado na manhã deste domingo (07). Fávero foi internado em sua cidade natal, Lucas do Rio Verde, e transferido para Cuiabá no último sábado (6). No domingo, a assessoria de imprensa afirmou que a equipe médica aguardava resposta de seu tratamento para que ele fosse levado para São Paulo. No áudio, a esposa dele explicou a situação e pediu orações.

“Enquanto não melhorar não tem como levar para São Paulo. Eu coloquei agora em todos os grupos pra gente levantar um clamor ao meio dia e às três da tarde para que Deus escute nossas preces e faça alguma coisa por ele, porque se ele não melhorar dentro dessas 24 horas não tem mais o que fazer. Tem que deixar. Está bem preocupante. Até então tinham passado para nós só isso realmente, que ele tinha se dado bem com a intubação, mas depois ele não reagiu nada”, afirmou.

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Bolsonarista, Fávero já fez uso da tribuna da Assembleia para defender o uso de medicamentos sem comprovação cientifíca com a cloroquina para tratar Covid-19.  Além disso,  é autor de projeto de Lei para impedir que a vacinação seja obrigatória em Mato Grosso, mas a matéria  ainda não entrou em pauta na Assembleia. 

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Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas

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No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.

As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.

Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.

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A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.

Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.

Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.

Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.

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Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.

Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.

Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.

Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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