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Estelionatários são presos por golpe de R$170 mil na OLX

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As investigações iniciaram após a vítima registrar o boletim de ocorrência narrando que sofreu um golpe pelo site

Quatro pessoas suspeitas de integrar uma associação criminosa envolvida em golpes praticados por meio de site de compra e venda pela internet foram presas em flagrante pela Polícia Civil, na tarde desta quinta-feira (18), após terem a atuação desarticulada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). 

Os suspeitos, dois homens e duas mulheres, foram surpreendidos com dinheiro e cartões relacionados aos golpes e autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa e estelionato. 

As investigações iniciaram após a vítima registrar o boletim de ocorrência narrando que sofreu um golpe pelo site OLX. Segundo as informações, a vítima que é do interior do estado do Paraná, viu o anúncio da venda de uma caminhonete Toyota Hilux SW4 com preço abaixo do mercado e após suposta negociação fez transferência bancária no valor de R$ 170 mil pela compra do veículo.

Somente no momento em que foi ao cartório, as duas vítimas (comprador e vendedor) descobriram que tinham caído em um golpe, uma vez que a compradora já havia transferido o valor para a conta de um terceiro, que não era o vendedor do veículo. 

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Segundo a delegada responsável pelas investigações, Juliana Chiquito Palhares, a vítima viu o anúncio “clone”, tendo o grupo criminoso suspeito copia o anúncio verdadeiro com um preço muito abaixo do mercado. 

“Através desses anúncios, o golpista consegue articular tanto com o vendedor quanto com o possível comprador, intermediando a venda com uma história convincente, fazendo com que as vítimas não se comuniquem durante a transação”, disse a delegada.

Durante as diligências, os policiais da GCCO conseguiram identificar a dona da conta bancária em que o dinheiro foi depositado e localizaram o endereço da suspeita, que questionada confessou a participação no crime. 

Com as informações passadas pela suspeita, os policiais deram continuidade às diligências, identificando mais um integrante do grupo, que era monitorado por tornozeleira eletrônica. 

O suspeito foi localizado em uma residência, onde estava com parte do dinheiro da vítima (R$ 22 mil) em cima da cama, além de diversos cartões bancários e um caderno de anotações, possivelmente com informações de outras vítimas e golpes aplicados pela associação criminosa. 

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Ao perceber a presença dos policiais, uma mulher que também estava na casa tentou esconder os cartões dentro da blusa, porém, foi flagrada pelos policiais. Durante as diligências, outro integrante do grupo chegou à residência e teve sua participação no golpe indicada pelos seus comparsas. Questionado, o suspeito confessou que recebeu o valor de R$ 50 mil em sua conta bancária.

Diante das evidências, todo material ilícito foi apreendido e os suspeitos foram conduzidos à GCCO e após serem interrogados foram autuados em flagrante pelos crimes de estelionato de associação criminosa.

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Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas

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No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.

As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.

Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.

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A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.

Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.

Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.

Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.

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Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.

Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.

Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.

Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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