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Foco na base e “clube-empresa” deram caminho do Cuiabá à Série A, diz Dresch

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O Cuiabá Esporte Clube se tornou time referência no Brasil pela administração comandada pela família Dresch nos últimos anos. Investimentos na base, planejamento dentro do limite e uma boa gestão são alguns fatores que colocaram o Dourado na elite do futebol nacional. Na avaliação do presidente reeleito da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Aron Dresch, o trabalho pode ser replicado por outros times que buscam visibilidade e melhor desempenho nas competições nacionais.

Em entrevista, Aron Dresch explicou que por se tratar de um clube-empresa, o Cuiabá dribla uma fila de burocracias que teria se fosse uma Associação de Clubes. O acesso à Série A conquistada para 2021 é inédita nos 19 anos de existência do clube, e Aron cita a importância da administração dos irmãos Alessandro e Cristiano Dresch nesse processo.

Pela primeira vez o Cuiabá irá disputar a Série A do Brasileirão! Após 35 anos, Mato Grosso terá novamente um posto no mais desejado do futebol brasileiro.

“Investimento e uma boa gestão foram peças fundamentais para o Cuiabá subir à Série A. Existe sempre uma seriedade por ser um clube-empresa, não querendo criticar os clubes de associações, mas é um clube que hoje é muito fácil você ter a resposta. A resposta não demanda de reunir conselhos, quando empresa basta reunir uma ou duas pessoas que já está resolvido o assunto. O clube-empresa é mais rápido nesse sentido”, explicou o presidente.

Mais visibilidade

O presidente, que foi reeleito pela segunda vez no comando da FMF em eleição realizada na sexta (26), lembrou da pouca visibilidade do futebol mato-grossense no cenário nacional da bola. Aron destacou alguns pontos importantes para que os times do Estado comecem a ter mais tradição e espaço nos grandes campeonatos do país.

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Segundo ele, a Copa do Brasil é bom caminho para ter desempenho relevante, mas ter sucesso na competição os clubes devem investir naquilo que trará ganho e, consequentemente, o prêmio do torneio para casa. Dresch afirma que o erro dos clubes é quando não investem na montagem de um bom elenco para disputar as competições.

“O futebol não se faz sem dinheiro. O futebol de antigamente, de 20 anos atrás, os valores que se falavam eram outros. Hoje os valores que recebe de transmissão são muito maiores que nessa época, quando hoje temos o peperview, um monte de situações aí que colocam os clubes em evidência. Por exemplo: hoje o campeão da Copa do Brasil recebe R$ 69 milhões. Qual campeonato que dá isso? Eu diria que essa é uma maneira de você formar um bom grupo para você tentar fazer alguma coisa de mais relevante no nosso futebol”, disse.

Outro ponto importante para o presidente da FMF é o investimento nas categorias de base. Para Aron, essas categorias representam “o futuro do país”, pois se não tem condições de bancar grandes nomes do mercado. Assim, a melhor saída é começar a produzir “em casa”, sempre de olho no planejamento.

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“A gente nunca pode esquecer que quem planta, colhe. Então, a base é o futuro. Se você não tem condições de pagar os grandes jogadores, você tem que fabricar eles, mas demanda também investimentos, como eu falei, o futebol não se faz sem dinheiro. Se você não tiver um centro de treinamento para fazer a formação da base, campo, estrutura, você não faz futebol”, afirmou.

Mixto Feminino

Futebol feminino em MT

De acordo com Aron Dresch, o futebol feminino é um assunto mais complexo. Isso porque, para poder alavancar essa categoria em Mato Grosso, não depende apenas da Federação, mas também dos interesses dos clubes mato-grossense, que têm sido pouco ultimamente.

“Temos o mesmo compromisso tanto com o futebol masculino quanto com o feminino, mas demanda muito mais dos próprios clubes ter o interesse de aderirem ao futebol feminino do que da própria Federação. O campeonato sempre estava no nosso calendário, mas a procura é pouca, quando temos um outro agravante, vejo que tem time trazendo nome de fora, então de novo nós caímos na base, não vamos chegar a lugar nenhum, caso não façamos a nossa base, tanto no masculino como no feminino”, concluiu.

Atualmente, apenas Mixto, Ação Santo Antônio e Dom Bosco têm time feminino no Estado. Eles vão disputar o Campeonato Mato-grossense que começará em março. O campeão estadual garante vaga no Brasileiro da Série A-2, principal.

Rd News

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Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas

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No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.

As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.

Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.

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A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.

Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.

Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.

Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.

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Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.

Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.

Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.

Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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