GERAL
Jornal de SP ironiza e expõe despreparo de deputado de MT
Video de Barbudo e ex-astronauta viralizou nas redes sociais
O mistério sobre o conteúdo dos frascos apresentados em reunião entre o deputado Nelson Barbudo (PSL-MT) e Marcos Pontes, do Ministério da Ciência e Tecnologia, persiste até mesmo para o proponente da reunião. Nas redes sociais, a pasta escreveu que Barbudo apresentou “um projeto de pesquisa como mais uma ação no enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus”.
Um vídeo mostra o engenheiro agrônomo Ilton Jhonne Alves entregando frascos a Pontes, cena que viralizou na internet. O deputado diz ao Painel que foi “procurado por um jovem cientista que tinha elementos para pesquisas” e o apresentou ao ministério. “Daí para diante não tenho elementos técnicos”.
Sobre os frascos, diz que não sabe o que continham. “Não, senhor. Eles trataram daquilo sem mim”, afirma.
Ele não quis responder à coluna qual foi a discussão travada a respeito da pandemia mencionada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia nas redes sociais. “Nós trouxemos hoje algum projeto para ele e a equipe dele se propôs a analisar o projeto que poderá num futuro breve trazer a solução para alguns dos problemas de saúde do nosso país. O ministro é realmente aquela pessoa que entende de ciência e tecnologia, portanto estamos trazendo material para que ele possa desenvolver um novo trabalho quanto à pandemia”, disse Barbudo em vídeo para a pasta (veja abaixo).
O “jovem cientista” a que se referiu Barbudo é Ilton Jhonne, que desenvolve pesquisa com herbicidas e que entregou os frascos para Pontes. Na narração do vídeo, o Ministério da Ciência diz que pautas de agricultura também foram tratadas na reunião.
Folha Max
GERAL
Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas
No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.
As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.
Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.
A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.
Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.
Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.
Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.
Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.
Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.
Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.
Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
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