GERAL
Luverdense avança na Copa do Brasil e pede a CBF repasse de R$ 675 mil via Pix
Luverdense está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil, e não é só isso. Além de conseguir avançar de etapa, o Verdão do Norte embolsou também mais R$ 675 mil de premiação da CBF. O time já havia assegurado R$ 560 mil pela participação no torneio nacional. O jogo da primeira fase ocorreu nessa quinta (11), quando o LEC empatou diante do Uberlândia por 1 a 1, no triângulo mineiro.
Luverdense e Uberlândia empatam, mas time de Mato Grosso avança na Copa do Brasil; Verdão do Norte faturou mais R$ 675 mil em premiação da CBF.
Por ser melhor ranqueado e jogar fora de casa, o time mato-grossense precisava apenas de um empate para seguir na competição. Os donos da casa inauguraram o placar com gol de cabeça do zagueiro Mailson, aos 25 minutos da etapa inicial. Em seguida, aos 46, Maycon cobrou falta com força, o goleiro Marcão deu rebote e, na sequência do lance, o atacante Isac empatou para os visitantes.
Após a classificação, Luverdense chegou a pedir, por meio de um post no twitter, para que a CBF fizesse a transferencia do prêmio via Pix (meio de pagamento eletrônico do Brasil). “Faz o Pix, CBF!!! Estamos na 2ª Fase da @CopadoBrasil. VAMOS, LEC!”, escreveu o clube durante comemoração pela conquista.
Agora, o Luverdense aguarda o adversário da segunda fase, que sairá do jogo entre Mirassol e Bragantino, marcado para o dia 18 de março, às 19h15 (de Brasília), em Mirassol. O verdão do Norte pode faturar ainda mais no torneio, isso porque partir da terceira fase, os valores de premiações são iguais para todos os participantes. O campeão pode ganhar até R$ 73,6 milhões.
Outras participações
Na semana que vem, os outros três times mato-grossenses estreiam na Copa do Brasil. Na terça (16), o Cuiabá visita o Sergipe, às 19h15 (de Brasília) em Aracajú. Na quarta (17), às 16h30 (de Brasília) o Nova Mutum recebe o Tombense-MG, quando na quinta (18), às 19h15 (de Brasília) o União Rondonópolis estreia no torneio diante do Coritiba, no estádio Luthero Lopes, em Mato Grosso.
Rd News
GERAL
Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas
No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.
As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.
Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.
A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.
Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.
Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.
Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.
Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.
Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.
Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.
Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
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