ÁGUA BOA

GERAL

Maioria dos brasileiros considera Lula culpado, não quer petista como candidato em 2022 e vê que Fachin agiu mal, aponta pesquisa

Publicado em

Para 57% da população, a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex no Guarujá foi justa. Outros 51% consideram que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, agiu mal ao decidir anular as decisões contra o petista.

É o que revela a pesquisa Datalha, divulgada nesta segunda-feira (22), que ouviu 2.023 pessoas entre os dias 15 e 16 março. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou menos.

Para 38% dos ouvidos pelo Datafolha, a decisão foi injusta, outros 5% não souberam opinar.

Lula foi condenado pelo então juiz Sergio Moro há 9 anos e 6 meses de prisão no caso do tríplex, no âmbito da Operação Lava Jato.

A pena foi aumentada pela 12 anos e um mês na segunda instância e, depois, reduzida a 8 anos e 10 meses no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Lula foi preso em abril de 2018 e foi solto em novembro de 2019 após mudança de entendimento do STF sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância.  

Leia Também:  Última edição do ano da Feira de Agricultura Familiar será nesta quinta-feira

Ainda no ínicio deste mês, Fachin anulou as condenações de Lula na Lava Jato e mudou seu entendimento acerca das competências da vara de Curitiba, que era comandada pelo então juiz Moro.

Para 51% dos ouvidos, Fachin agiu mal ao anular as condenações; 42% acreditam que o ministro acertou e outros 6% não souberam responder.

A decisão de Fachin ainda deve ser apreciada pelo plenário do Supremo. Com as anulações, Lula voltou a se tornar elegível, de acordo com a Lei da Ficha Limpa. 

Quando questionados sobre a possibilidade do ex-presidente concorrer às eleições em 2022, 51% não querem que ele dispute o pleito, enquanto 47% aprovam a candidatura. 

Terra Brasil Notícias

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

GERAL

Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas

Published

on

No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.

As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.

Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.

Leia Também:  Última edição do ano da Feira de Agricultura Familiar será nesta quinta-feira

A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.

Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.

Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.

Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.

Leia Também:  Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena em MT morre 24 dias após retirar prêmio

Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.

Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.

Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.

Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:



Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA