ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Mauro deve comprar 1,5 milhão de doses de vacina nesta sexta-feira

Publicado em

DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (DEM) revelou há pouco que conseguiu encaminhar um acordo com um laboratório internacional para compra de 1,5 milhão de doses de vacina contra o novo coronavírus. Ele aguarda agora um aval do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para fechar a compra já nesta sexta-feira (18).

Mauro não quis revelar o nome do laboratório, como forma de garantir que não seja ‘atravessado’ por outro interessado e perca a oportunidade de compra. Disse apenas que está “em estágio bem avançado de negociação para comprar vacinas que estão aí sendo usadas no mundo inteiro”.

A negociação com o ministro Pazuello é necessária para garantir que o governo federal não venha a ‘confiscar’ uma eventual carga de vacinas paga com recursos do Estado. Uma situação similar foi vivida no começo da pandemia, envolvendo respiradores de vários estados, o que chegou a descambar para uma disputa judicial resolvida no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Estou tentando hoje contato com o ministro para dizer que conseguimos, estamos em tratativas aí razoavelmente avançadas para Mato Grosso comprar 1,5 milhão de vacinas. Eu tenho dito isso a vocês, nós estamos aí há mais de um mês correndo atrás, carta para lá e para cá. Agora, se for para eu comprar para ter que entregar [ao governo federal] e distribuir ao Brasil inteiro, não tem lógica”, disse.

Leia Também:  Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano

Apesar de temer uma eventual requisição das vacinas, Mauro afirmou que também poderá ajudar o governo federal a adquirir novas doses por meio desse acordo. Disse ainda que poderá até mesmo entregar toda a carga para o Ministério da Saúde, desde que o pagamento seja feito pelo governo federal.

“Tem o seguinte: se alguém conseguir comprar e pode entregar, o governo federal paga e coloca no plano. Se for assim, não tem problema. Vamos colocar esse 1,5 milhão, mas ele paga. Eu não vou pagar para distribuir vacina para todos os brasileiros”, pontuou.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

GERAL

Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano

Sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior

Published

on

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do papa Francisco. A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano.

Nesta quarta-feira (23), o corpo será trasladado à Basílica de São Pedro. A Missa das Exéquias será celebrada no sábado (26), seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior.

Traslado

Amanhã, às 9h (horário local), o corpo do papa será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação à urna mortuária.

Leia Também:  Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano

Exéquias e sepultamento

No sábado, às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.

Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente sua presença para prestar homenagem a Francisco.

COMENTE ABAIXO:

Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA