GERAL
O superpoder do Açaí para sua saúde
Esse superalimento veio do Norte do país e ganhou fama internacional pelos benefícios que traz para o organismo.
DA REDAÇÃO
O açaí é uma fruta originária da mata nativa da Amazônia. Atualmente, 95% da sua produção se concentram no Pará. Enquanto na região Norte o açaí é servido como acompanhamento de pratos salgados, no restante do Brasil ele é mais conhecido pela polpa congelada, que é usada como base para aquele creme roxo e delicioso.
O açaí é um verdadeiro arsenal de nutrientes, como vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais. Cada 100 gramas de açaí puro contém 58 calorias.
“É rico em polifenois que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e detonam os radicais livres, aqueles responsáveis pelo envelhecimento e dano à pele. Além disso, o açaí é ótima fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, o que contribui para baixar o colesterol. Esta superfruta ainda é fonte de fibra, e para uma boa saúde o intestino precisa funcionar bem”, conta a nutróloga Tamara Mazaracki.
O açaí contém alto teor de lipídeos, de acordo com Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão. A fruta tem, inclusive, alto teor de ácidos graxos essenciais, como Ômega 6 e Ômega 9, carboidratos, fibras, vitamina E e minerais, como ferro e zinco.
“A polpa do açaí é rica em antioxidantes como antocianinas e proantocianidina”, afirma ela. Dos lipídeos presentes na fruta, “prevalece o ácido graxo monoinsaturado oleico, o mesmo encontrado no azeite de oliva e associado a cardioproteção”, acrescenta Michelle.
Propriedades e benefícios do açaí
- Age como um tônico cardioprotetor
- Ajuda o sistema circulatório
- Reduz as taxas de colesterol
- Tem ação anti-inflamatória
- Ajuda o aparelho digestivo
- Promove a saúde intestinal
- Protege a pele da ação dos raios solares
- Age na saúde dos olhos
- Pode ajudar na prevenção da doença de Alzheimer
- Contribui para a longevidade
Devido aos antioxidantes o açaí auxilia no combate aos radicais livres e, por isso, ajuda a diminuir o envelhecimento e o risco de algumas doenças, inclusive o câncer. “Além disso, os antioxidantes e o perfil de lipídeos presente no fruto tem efeito anti-inflamatório e redutor de lesões teciduais. Os polissacarídeos da fruta têm ação sobre células que melhoram o sistema imunológico“, afirma Cyntia Maureen.
O açaí também é extremamente rico em compostos fenólicos, que possuem atividade antioxidante e anti-inflamatória. Entre esses compostos, destaca Michelle, prevalecem as antocianinas, responsáveis pela cor escura da fruta. “Devido a abundância dessas substâncias, pesquisas científicas têm associado o consumo de açaí a prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, processos alérgicos, doenças neurodegenerativas e aumento da longevidade”, completa ela. Abaixo, a nutróloga Tamara Mazaracki destaca outros benefícios do açaí:
Açaí e a prática de exercícios
“Por fornecer grande quantidade de energia e favorecer a contração muscular (o que inclui o funcionamento cardíaco) e saúde óssea, o açaí é extremamente recomendado para os praticantes de atividade física”, lembra Cyntia Maureen.
A fruta ainda auxilia na recuperação muscular, reposição de energia, ganho de massa magra e aumento da saciedade. “O consumo deve ser em quantidades moderadas, de 100g a 200g dependendo do objetivo”, destaca Cyntia Bassi.
O açaí, de acordo com Michelle Mendes, pode ser consumido tanto no pré como no pós-treino. “Seu consumo no pós treino pode auxiliar na reposição, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos. Já no pré-treino pode contribuir no aumento da energia, já que é considerado um verdadeiro energético natural, diferente de outros produtos que se intitulam como energéticos e são apenas estimulantes”, explica.
Poder antioxidante
O açaí é recheado com antioxidantes (Journal of Agricultural and Food Chemistry 2008). “Ele contém um alto teor de compostos polifenólicos como o resveratrol, antocianidina, ácido ferúlico, delfinidina e petunidina; e também contém taninos como epicatequina e ácido elágico. Os antioxidantes ajudam a reduzir os riscos de câncer, doenças degenerativas e envelhecimento precoce”, afirma a nutróloga Tamara Mazaracki.
O açaí é bastante rico em antioxidantes. Não à toa que tem um índice ORAC muito superior a qualquer outra fruta que foi oficialmente testada, com ORAC 102.700 por 100 gramas. O índice ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity ou capacidade de absorção dos radicais oxidantes) é um método de quantificação da capacidade antioxidante de alimentos.
Açaí combate o câncer
As antocianinas são responsáveis por colorir o açaí com seus pigmentos roxo-azulados. “Elas fornecem proteção antioxidante contra os efeitos prejudiciais da constante exposição à luz ultravioleta a qual estes frutos estão expostos. Já foram descobertas mais de 600 tipos de antocianinas de ocorrência natural.
A forma mais abundante de antocianina é a C3G, e é ela que regula os nossos genes para proteger o corpo da ação dos radicais livres. Um estudo realizado na Universidade da Flórida mostrou que o extrato de açaí foi capaz de acionar o mecanismo que elimina 86% das células de leucemia nas amostras, devido à alta concentração de C3G e outras antocianinas”, explica Tamara.
Fortalece o sistema imunológico
Os antioxidantes presentes no açaí têm um profundo efeito na redução do estresse oxidativo que microrganismos invasores e toxinas ambientais produzem. “Sua ação imunoestimulante aumenta a capacidade do corpo de combater infecções por bactérias, vírus e fungos. O açaí contém um polissacarídeo chamado arabinogalactana, que induz a atividade fagocitária (de defesa) das células brancas, segundo um estudo de 2011 publicado pelo Department of Immunology and Infectious Diseases at Montana State University“, destaca Tamara.
Açaí combate a anemia
Por ser um alimento rico em ferro, a nutricionista Maria Jane afirma que o açaí pode, sim, ser indicado no tratamento de anemias. “Para potencializar a absorção do nutriente, uma dica é consumir com alguma fruta cítrica, como laranja, limão, acerola ou kiwi”, completa. Natalia Alcalá destaca também que essa grande quantidade de ferro da fruta acaba ajudando na regularização metabólica, que ajuda na prevenção da anemia.
Protege a saúde do coração
O açaí possui um teor elevado de antocianina, responsável pela sua coloração. Essa substância previne a degeneração celular e evita a produção de radicais livres. “Os benefícios para o coração, sistema imunológico e envelhecimento precoce estão relacionados a esta substância, além das vitaminas do complexo B, vitaminas C e E”, destaca Maria Jane Dias Pereira, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
Para completar, a nutricionista Natalia Alcalá, da Estima Nutrição, ressalta que o açaí é um forte aliado para a saúde do coração por possuir uma grande concentração de fitoesterois, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol.
Previne o envelhecimento precoce
O açaí tem em sua composição o zinco, que possui ação cicatrizante e mantém a integridade da membrana das células. “É considerado antioxidante (combate os radicais livres), podendo atuar na prevenção do envelhecimento celular. É também responsável pela elasticidade e hidratação da pele”, destaca Marisa Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Açaí na gravidez
O açaí é um alimento muito saudável e por conter tantos nutrientes, pode sim ser consumido durante a gestação. “Portanto, vale levar em consideração o valor calórico do mesmo, pois se consumido em excesso pode levar a um maior ganho de peso. Outro aspecto importante é se atentar para a segurança alimentar nesta fase, analisando sempre o local de consumo”, recomenda Michelle.
Quantidade recomendada do açaí
“O açaí pode ser consumido diariamente: nas regiões produtoras as pessoas chegam a ingerir até 1 litro diário do produto, que é a base da alimentação local misturado com farinha. Se o açaí for consumido sem os aditivos ultracalóricos, não há nenhum problema no uso diário”, destaca Tamara.
No caso de atletas e praticantes de atividade física, com objetivo de ganho de massa corporal, o consumo de açaí todos os dias pode ser uma estratégia nutricional eficaz. “Já para perda de peso, pode não ser o mais indicado. No entanto, a quantia indicada no geral seria de aproximadamente 100g a 200g ao dia“, diz Natalia Alcalá.
Riscos de consumir açaí
A nutricionista Maria Jane destaca que o açaí, como tudo na vida, não deve ser consumido em excesso, pois pode ser prejudicial. “Por ser um alimento muito calórico, se for consumido em grandes quantidades pode ser responsável pelo ganho de peso e hiperglicemia, que é o aumento de açúcar no sangue”, diz.
Também é preciso tomar cuidado com a procedência do açaí. “Há riscos no consumo quando há o produto é de origem desconhecida, sem o certificado de qualidade da ANVISA e do Ministério da Saúde. O açaí pode transmitir a doença de Chagas, segundo estudos confirmados pela por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen)”, conta Maria Jane.
Contraindicações
“O açaí é contraindicado para pessoas diabéticas por causa do elevado nível de glicose, porém, se for consumir, deve-se dispensar o xarope de guaraná e contar com a orientação de um médico ou nutricionista”, ressalta Maria Jane.
Referências
Tamara Mazaracki, nutróloga
Michelle Mendes, nutricionista Funcional e Oncológica da Aliança Instituto de Oncologia
Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão
Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom
Natalia Alcalá, nutricionista da Estima Nutrição
Marisa Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
Maria Jane Dias Pereira, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
GERAL
Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas
No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.
As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.
Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.
A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.
Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.
Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.
Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.
Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.
Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.
Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.
Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
-
Policial6 dias ago
Mandante da morte de advogado em Rio Verde queria fazenda de R$ 100 milhões, diz polícia
-
Acidente4 dias ago
Explosão com gás em estabelecimento comercial de Água Boa deixa duas pessoas feridas
-
Policial6 dias ago
Forças de segurança apreendem 185 tabletes de maconha na BR-158 em Água Boa
-
Acidente3 dias ago
Pacientes vítimas de explosão com gás em Água Boa serão transferidos.
-
GERAL4 dias ago
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena em MT morre 24 dias após retirar prêmio
-
Policial5 dias ago
Operação conjunta conduz cinco pessoas em flagrante por furto de energia em Cuiabá
-
Policial6 dias ago
Autor de homicídio em Santo Antônio do Leste é preso pela Polícia Civil
-
Policial6 dias ago
Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão na casa de vereador de São José do Xingu
You must be logged in to post a comment Login