MANCHETE, DESTAQUE
Operação de Natal: mais de 40 acidentes são registrados em MT
Dados são da Polícia Rodoviária Federal e foram contabilizados durante uma operação realizada entre a última sexta-feira (20) e essa quarta-feira (25)
– Semana 7
Mato Grosso registrou 46 acidentes de trânsito em estradas federais entre a última sexta-feira (20) e essa quarta-feira (25), conforme um balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Do total de ocorrências, 30 pessoas ficaram feridas e sete morreram.
De acordo com a PRF, os casos foram registrados durante a intensificação das ações de Educação para o Trânsito. Na ação, mais de 8 mil pessoas, que ocupavam cerca de 6,2 mil veículos, foram abordadas pela polícia. Os agentes informaram que os flagrantes de imprudência resultaram em mais de 2,8 mil autos de infrações.
Conforme o levantamento, 282 motoristas realizaram ultrapassagens indevidas durante os cinco dias de operação. Segundo a PRF, isso é uma das principais causas de acidentes graves, como colisões frontais.
Além disso, é estimado que mais de 4,7 mil motoristas e motociclistas foram submetidos ao teste do bafômetro. Desse número, 22 foram autuados por dirigir sob influência de álcool, 52 autuados por recusa e 19 foram presos.
Também foram contabilizados 47 motoristas sem o cinto de segurança e 41 crianças sendo transportadas sem dispositivos de retenção, como bebê conforto, cadeirinhas e assento de elevação.
Cidades
Mato Grosso apresenta queda nos índices de roubos e furtos pelo terceiro ano consecutivo
Em 2024, a redução no número de roubos em todo Estado foi de 19% no e nos registros de furtos, 7%.
/ Secom – AB
Os índices de roubos e furtos em residências, comércios e a pessoas tiveram queda pelo terceiro ano seguido em Mato Grosso. Em 2024, o número de roubos apresentou redução de 19% em relação ao ano anterior, 2023, caindo de 5.144 para 4.170 ocorrências. Os dados são do Observatório Estadual de Segurança Pública(OBS), órgão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
No ano de 2023, os índices já tinham apresentado uma redução em 17%, na comparação com 2022. Os levantamentos mostram os registros desta modalidade de crime reduziram de 6.213 para 5.144 registros, o que representou menos 1.069 roubos na soma total dos 12 meses de 2023.
O mesmo cenário foi observado com os dados de 2022, na comparação de 2021. De um ano para o outro houve uma queda de 25%: de 8.311 queixas formalizadas às forças policiais para 6.213, totalizando uma diferença significativa, de 2.098 roubos a menos em Mato Grosso.
Os índices de furtos também seguiram em queda nos últimos três anos. O ano de 2024, por exemplo, reduziu em 7% em relação a 2023. Os registros caíram de 35.154 para 32.670, fechando com 2.587 mil ocorrências a menos.
Entre os anos de 2022 e 2023, a análise estatística apontou redução de 8%, de 38.257 para 35.154 ocorrências. Essa diferença significa que 3.103 furtos foram prevenidos.
“A atual gestão está comprometida com o trabalho de prevenção e redução de todas as modalidades de crimes. O governador Mauro Mendes assumiu um compromisso com a sociedade mato-grossense de tolerância zero a todas as práticas criminosas. Então, nossos policiais estão nas ruas trabalhando ostensivamente na repressão e prevenção, e empenhados em investigações para identificar e produzir as provas necessárias à responsabilização e penalização daqueles que cometem crimes”, diz o secretário Roveri.
Conforme o secretário, a determinação é continuar trabalhando, atuando fortemente e adotando as medidas necessárias para que os índices criminais, não apenas de roubos e furtos, se mantenham em queda.
Roveri citou alguns dos investimentos feitos pela atual gestão que beneficiaram diretamente as ações de combate aos crimes como roubos e furtos. Ele listou a padronização do armamento usado pelos policiais nas atividades do policiamento de rotina. Ele lembra que a pistola Glock, que todos os policiais receberam em cautela permanente, é considerada uma das armas mais modernas do mundo.
O secretário cita ainda a compra de 1.600 armas pesadas, como fuzis e espingardas, para reforçar o arsenal de fogo das policiais, especialmente as unidades especializadas; a implantação da radiocomunicação digital em todas os centros de operações policiais no Estado e nas viaturas que estão nas ruas, além do Programa Vigia Mais MT, que alia a tecnologia de videomonitoramento às ações de segurança pública.
O aumento do efetivo das forças policiais nas ruas e no trabalho de investigação de crimes também fazem parte da política de investimentos e tolerância zero à criminalidade. Entre 2019 e dezembro de 2024, as polícias Militar e Civil receberam um reforço de 1.450 novos policiais.
-
Cidades7 dias ago
Moto passa embaixo de trator pulverizador e garupa tem cabeça estourada; vídeo
-
VARIEDADES7 dias ago
Valor de fortuna de Silvio Santos nas Bahamas causa ‘profunda estranheza’ à PGE de São Paulo
-
Policial5 dias ago
Casal é morto a tiros na zona rural de cidade do Araguaia; PM divulga foto do suspeito
-
Cidades6 dias ago
Água Boa, e mais 14 cidades decretam situação de emergência após temporais
-
Mato Grosso5 dias ago
Governo monitora 31 municípios devido às chuvas intensas em Mato Grosso
-
Agua Boa5 dias ago
Prefeitura de Água Boa inaugura nova escola de educação infantil; VÍDEO
-
Policial5 dias ago
Quadrilha especializada em roubos a bancos tinha R$ 320 mil em espécie; trio morreu em confronto com a PM em Confresa
-
Policial6 dias ago
Travestis são presas por matar cliente enforcado dentro de motel