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Polícia Civil de Nova Xavantina identifica autor de furtos e recupera S10 objeto de apropriação indébita

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O suspeito não foi preso, mas segue sendo procurado pelas forças policiais

A Polícia Judiciária Civil de Nova Xavantina apreendeu uma caminhonete S10 objeto de apropriação indébita e identificou autor de um furto qualificado realizado em um comércio na madrugada de quinta-feira (25.03).

Uma vítima procurou a Delegacia de Polícia informando que seu mercado localizado no Bairro Jardim Alvorada teria sido arrombado na madrugada e que um indivíduo de cor parda e alta estatura, teria subtraído de lá dinheiro e bebidas, necessitando da apuração do crime por parte da polícia.

De posse das imagens do crime, os investigadores identificaram prontamente o autor do fato e passaram a diligenciar a fim de prender o criminoso, onde receberam a informação que tal pessoa estaria em uma S10 apropriada indevidamente de seu genitor.

Com as características do veículo em mãos, os policiais civis localizaram o veículo no Bairro Tonetto, o qual foragiu da abordagem policial, saindo em alta velocidade pelo bairro, sendo acompanhado pelos investigadores, ao passo que o suspeito conseguiu adentrar numa chácara de um familiar conduzindo tal veículo e chegando na margem do Rio das Mortes conseguiu pular no rio, sendo levado pela correnteza, nadando por mais de 2km até atingir a outra margem, por não ter nenhum barco por perto, os policiais não conseguiram lograr êxito na captura naquele momento.

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A caminhonete foi apreendida e será entregue ao proprietário legal, já o suspeito está sendo procurado para ser realizada sua prisão.

Ressalta-se que o suspeito de 28 anos possui diversas passagens pela polícia pelo crime de furto e estava em liberdade condicional passando a responder agora por mais um crime de Furto Qualificado, juntamente com o Crime de Apropriação indébita.

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Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas

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No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.

As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.

Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.

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A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.

Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.

Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.

Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.

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Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.

Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.

Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.

Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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