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PP já anuncia apoio a reeleição de Mauro e descarta Emanuel em MT

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Neri cita que legenda já tomou decisão há quase dois anos do pleito

Considerado um dos principais aliados do governador Mauro Mendes (DEM) em Brasília, o deputado federal Neri Geller (PP) revelou que o chefe do Executivo de Mato Grosso tem sinalizado buscar a reeleição ao Governo de Mato Grosso em 2022. Durante entrevista à imprensa nesta quinta-feira (18), o congressista pontuou que se esse cenário se confirmar, o partido deve trabalhar pela recandidatura do democrata. 

“Já está 99,99% encaminhado para que o PP caminhe com Mauro Mendes em 2022. Isso já é uma decisão interna do partido. A partir do momento que o Mauro sinalizar para uma reeleição, nós estaremos no mesmo barco junto com ele. O governador, inclusive, já fez isso de forma bem discreta,”, disse durante a cerimônia de assinatura de ordens de serviço para obras de infraestrutura, no Palácio Paiaguás.

Diante da informação, Geller foi questionado sobre como ficaria a relação do partido com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que também já manifestou sua intenção em disputar o Palácio Paiaguás em uma chapa de oposição ao seu principal adversário político, que sem nenhuma novidade, é o governador Mauro Mendes. O “ponto de interrogação”, contudo, tem como pano de fundo as eleições do ano passado, onde o Progressista intengrou o arco de aliança que reelegeu o emedebista como prefeito da Cuiabá.

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Ele foi reconduzido ao cargo com 51,15% dos votos sem o apoio de lideranças políticas expressivas e detentoras de mandatos. Nesse contexto, Geller explica que não tem dificuldades para dialogar com Emanuel.

Contudo, deixou claro que a decisão para apoiar Mendes é praticamente unânime dentro da legenda, principalmente diante das ações que atual gestão tem desenvolvido em Mato Grosso. “Eu jantei na semana passada com o prefeito Emanuel Pinheiro e tenho uma relação muito boa para o partido e não tenho dificuldade de dialogar com ninguém. O campo majoritário do partido já havia decidido em deixar a sigla livre para apoiar a reeleição do Emanuel em Cuiabá e na sequencia iria trabalhar o projeto de reeleição do governador por tudo que ele está fazendo pelo Estado”, pontuou.

Geller, contudo, disse que ainda não decidiu se vai disputar a reeleição ou irá buscar uma vaga no Senado Federal.

FOLHA MAX

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Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas

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No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.

As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.

Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.

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A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.

Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.

Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.

Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.

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Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.

Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.

Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.

Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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