ÁGUA BOA

controle social

TCE convida população para participar de Capacitação Orientativa nesta terça (15)

Publicado em

No dia 15 de junho, às 14hrs, teremos um capacitação orientativa do TCE, na qual poderá participar o cidadão aguaboense.
O cidadão dispõe de direitos e deveres; e uma das formas de exercê-los é efetuando o devido controle social mediante participação no Conselho Municipal.
Para tanto, deve o cidadão assumir o compromisso de acompanhar e fiscalizar as ações da Administração Pública. Podendo, desse modo, assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.
“Mas o que é esse tal de Controle Social?”
Nada mais é que a participação civil na gestão pública, que exige, por sua vez, a fiscalização, o monitoramento e o gerenciamento das ações relativas ao Poder Público.
É um mecanismo insubstituível no fortalecimento da aproximação entre a sociedade e a sua respectiva administração regional.
Esta é uma oportunidade para os cidadãos que desejam acompanhar as ações governamentais e dela cobrarem uma boa gestão.
Além disso, o controle social representa uma ferramenta indispensável, a serviço da prevenção dos crimes de corrupção e da má aplicação dos recursos público.
O controle social é um complemento ao controle institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos.
Sua participação é importante, pois contribui para que as necessidades da sociedade sejam atendidas de forma mais eficiente.
OFICINA DO PROJETO 2 DO PDI/2021 – ÁGUA BOA – 15/06/2021 – 13h (MT) / 14h (local)
ACESSE O LINK AVAIXO E INSCREVA-SE:
Olho no Araguaia – ASCOM AB
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MP considera condenação e pede nulidade de diplomação de vereador em Água Boa
Advertisement

GERAL

Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas

Published

on

No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.

As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.

Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.

Leia Também:  Em entrevista o vereador eleito Sérgio Reis (PP) fala sobre sua condenação na justiça; Video

A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.

Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.

Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.

Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.

Leia Também:  Mulher com dois mandados de prisão é presa em Água Boa usando documento falso

Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.

Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.

Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.

Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA