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Vi meu marido lutando por ar mesmo com aparelhos, diz viúva de Sílvio Fávero na AL

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Asessão da Assembleia nesta quarta (17) foi marcada por homenagens ao deputado Silvio Fávero que faleceu no sábado, vítima da Covid-19. No plenário da AL, foi entregue uma moção de pesar à esposa, Katia Bedin Fávero que fez um discurso emocionado e um apelo por pessoas que precisam de UTI.

“Vamos continuar orando e lutando por todas aquelas pessoas que estão lá fora, clamando por leitos. Eu vi meu marido levando por ar mesmo com aparelhos. Então, nos coloquemos no lugar daqueles que não têm ar, lutemos por aqueles que ficaram lá fora e estão clamando por saúde, por leitos e façamos o melhor pelas famílias que estão enlutadas, não somos só nós, são muitas famílias chorando as mortes”, disse Katia na tribuna. 

Ela ainda lembrou do deputado Valdir Barranco (PT), que ficou intubado por 32 dias em uma UTI e saiu da sedação nesta quarta e agradeceu o apoio dos deputados e da equipe de gabinete de Fávero. Ainda sobre o marido, contou que não esperava que o quadro de saúde piorasse. 

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“Ele era alegria. Foi difícil vir aqui hoje, mas viemos porque ele merecia. Em nenhum momento a gente desanimou e imaginou isso”, finalizou. 

Alguns deputados participaram usando uma camiseta com foto de Fávero e um trecho da Oração de São Francisco: “Vim ao mundo para servir e não para ser servido”. Durante a sessão, foi mostrado um vídeo contando a trajetória profissional do parlamentar que foi um dos primeiros advogados de Lucas do Rio Verde, cidade onde residia junto aos familiares. Os filhos também estiveram presentes para receber as homenagens.

“Ele foi um exemplo de pai honesto, veio para Assembleia para ajudar as pessoas e fazer o melhor para elas. Isso que eu quero que fique como legado dele”, disse o filho Gabriel Fávero que ainda agradeceu à equipe do deputado pelo trabalho e lealdade. “Vocês o honraram, agradeço a cada um de vocês, a vocês que ficaram, que a alegria não acabe nesta casa”. ​

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Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas

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No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.

As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.

Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.

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A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.

Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.

Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.

Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.

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Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.

Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.

Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.

Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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