INVESTIMENTOS
Inauguração de açougue de Gusttavo Lima movimenta Barra do Garças

Essa é a primeira filial da boutique de carnes Frigorífico Goiás em Mato Grosso
Barra do Garças é a primeira cidade no estado de Mato Grosso a receber uma filial da “Rede Frigorífico Goiás”. A “boutique de carnes” foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (19), na avenida Ministro João Alberto, onde fãs do cantor Gusttavo Lima, que é proprietário e embaixador da marca, estavam na expectativa de encontrar e ver o artista, na rede.
Os sócios Allan Claudino e Hoffman Felipe são os responsáveis pela franquia no município. De acordo com a dupla, Barra do Garças merecia o investimento, com carnes em diferentes categorias, desde premium a classe A, B e C.
Na ocasião, os investidores ainda elogiaram a receptividade da população que poderá aproveitar um churrasco com música ao vivo, oferecido pela organização.
“Barra do Garças é uma cidade na divisa com Goiás, com crescimento pungente, e a gente entendeu que isso era um potencial muito bom”, destacou Hoffman Felipe.
Felipe ainda ressaltou a relevância da cidade receber uma boutique de carnes que carrega o nome do cantor Gusttavo Lima. “A visibilidade que a gente trouxe para Barra do Garças trará mais investimentos e movimentará a economia do município, gerando novos empregos”.
Leandro Batista que é um dos donos da marca, visitou o município para acompanhar a inauguração. Ele não descarta a possibilidade do artista comparecer ao evento.
Durante a inauguração do novo empreendimento, representantes políticos estiveram prestigiando o evento, assim como comerciantes locais.
O prefeito Adilson Gonçalves (PSD), disse estar feliz com a chegada da empresa, a qual escolheu o município pela logística e pesquisas de mercado, enxergando potencial na cidade. “Para nós é motivo de muita alegria, um empreendimento de alta qualidade, que traz renda e gera empregos para os nosso munícipes”.
Além da franquia inaugurada em Barra do Garças, o estado deve receber outras seis lojas do “Frigorífico Goiás”.
– Semana 7

Investimentos
Com previsão de entrega de trecho em 2028, FICO tem 100% da frente de obras liberada
Linha férrea passará entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT)

A frente de obras da primeira etapa da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que liga Mara Rosa/GO a Água Boa/MT, está 100% liberada. Esse marco foi atingido graças à constituição de 344 processos de desapropriação na faixa de domínio da ferrovia.
Na semana passada, a Infra S.A. finalizou o quarto e último mutirão de conciliação na região por onde passará a linha férrea, entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). Foi um total de 206 audiências ocorridas desde agosto de 2023, com a obtenção de 139 acordos que encerraram processos judiciais, além dos 77 processos de desapropriação encerrados de forma amigável.
Os municípios impactados por esse trecho inicial da FICO, que possui 366 km de extensão são: Mara Rosa, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás, Santa Terezinha, Crixás, Nova Crixás e Aruanã, em Goiás, e os municípios de Cocalinho, Nova Nazaré e Água Boa, no Mato Grosso.
De acordo com Jorge Bastos, diretor-presidente da Infra S.A., estatal responsável pelas desapropriações, licenciamentos ambientais e fiscalização do empreendimento, “a realização de uma obra grandiosa de infraestrutura traz resultados positivos para a logística nacional, mas certamente impacta a vida de quem vive nas proximidades do empreendimento. A iniciativa dos mutirões trouxe agilidade ao processo e permitiu que os expropriados, em sua maioria produtores rurais, pudessem discutir aspectos que vão além da indenização para os trechos desapropriados.”
Agora, a perspectiva é de que as obras desse primeiro trecho da FICO sejam entregues pela Vale até 2028. É nesse primeiro trecho que a ferrovia se conectará com a Ferrovia Norte-Sul, ligando a região produtiva do Vale do Araguaia a portos como Santos/SP e Itaqui/MA.
Para o diretor de Empreendimentos da estatal, André Ludolfo, os mutirões proporcionaram a resolução de questões que poderiam se arrastar por muitos anos. “O país espera pela FICO e nosso papel até aqui foi o de viabilizar sua execução por meio da obtenção de Licenças Ambientais e Desapropriação da forma mais eficiente possível. Os trilhos que serão utilizados na ferrovia já estão no canteiro de obras e a liberação dessas áreas conclui uma etapa muito importante para o andamento do projeto”, afirmou.
Modelo será replicado
A realização de mutirões de conciliação poderá ser adotada também em outros empreendimentos em andamento conduzidos pela Infra S.A., como a segunda etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL II), ou em planejamento, como é o caso da Ferrovia Transnordestina no trecho que liga Salgueiro a Suape, em Pernambuco, a partir de alinhamentos a serem realizados com centros judiciais de conciliação nessas localidades.
Escuta ativa da população impactada
Durante os mutirões de desapropriações promovidos pela Infra S.A., a empresa pública abriu espaço para a comunidade local expressar dúvidas, reclamações e sugestões, por meio do projeto Ouvidoria Itinerante. Para a ouvidora, Ladjane de Mello, a iniciativa convida a população afetada pela ferrovia para participar de todo o processo.
“A Infra S.A. tem a preservação do interesse público como missão e, por isso, quer ouvir o ponto de vista do usuário de serviços públicos a fim de sempre aprimorar nossos procedimentos para, ao final, realizarmos ótimas entregas”, afirmou.
Sobre a FICO
As obras do trecho entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT) da FICO são executas como contrapartida da prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas celebrado com a Vale. Além da execução dessa obra, outra responsabilidade assumida pela Vale foi o fornecimento de trilhos para a construção da FIOL II, obra conduzida pela Infra S.A. na Bahia.
Após a conclusão da FICO pela Vale, a Infra S.A. poderá realizar a subconcessão do ativo à iniciativa privada, captando recursos que serão aplicados na malha ferroviária do Brasil.
-
Acidente4 dias ago
Comerciante morre afogada após ser arrastada por correnteza no Rio Araguaia, dizem bombeiros
-
Cidades4 dias ago
Onça ataca e mata homem em fazenda no Pantanal
-
Policial4 dias ago
Polícia Civil apreende grande quantidade de ecstasy e cocaína em Vila Rica
-
Agua Boa4 dias ago
PM flagra condutor sem habilitação e responsável pelo veículo n trânsito de Água Boa
-
GERAL4 dias ago
Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano
-
Agronegócio4 dias ago
Força do Campo – Valor da produção agropecuária de MT em 2025 é estimada em quase R$ 200 bilhões
-
Cidades5 dias ago
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
-
Policial6 dias ago
Empresário morre após avião agrícola cair em fazenda de MT