ÁGUA BOA

Mato Grosso

Bustamante defende maior contrapartida do Governo Federal aos estados no combate ao tráfico de drogas

Publicado em

Mato Grosso

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, defendeu que o Governo Federal aumente a contrapartida aos estados no combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas. Ele argumenta que Mato Grosso é o estado brasileiro, que mais realiza leilões com bens provenientes do crime, no entanto, pouco deste recurso retorna aos cofres públicos estaduais.

“Mato Grosso é o estado que mais organiza leilões de materiais apreendidos do narcotráfico e de organizações criminosas. Nós temos feito um debate institucional no Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre esta questão. O custo das operações, do leilão e de tudo que envolve a realização é do Estado de Mato Grosso, mas o que retorna para cá ainda é pouco”, destacou Bustamante.

A defesa foi feita durante o Workshop do projeto piloto do monitoramento do mercado de drogas ilícitas no estado de Mato Grosso, realizado pelo Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE), nesta quinta-feira (09.06), em Cuiabá.

Mato Grosso foi um dos cinco estados brasileiros escolhidos para o debate, que também reuniu representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e representantes da Polícia Nacional da Colômbia, esta última com larga experiência no combate ao narcotráfico.

Leia Também:  Governador: "Enquanto os países ricos aumentam consumo de carvão, MT é potência ambiental"

Bustamante lembrou ainda que Mato Grosso tem se tornado referência no assunto. Além da realização dos leilões, o Estado possui o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), que atua nos 900 quilômetros de fronteira seca e alagada com a Bolívia e que tem expandido seu modelo de atuação a outros estados, como Rondônia e Acre.

O aparelhamento das forças de segurança, promovido pela atual gestão, foi lembrado pelo secretário como ponto importante no combate ao narcotráfico. Recentemente, o Governo do Estado entregou mais de R$ 30 milhões em equipamentos, entre eles, equipamentos infravermelhos para identificação de drogas, destinados às unidades da Polícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) do estado.

Também participaram do evento o diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional da Senad, Marcelo de Oliveira Andrade; o diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis), desembargador Marcos Machado; representantes das Polícias Civil e Militar de Mato Grosso, Politec, Gefron e juízes que integram a Comissão Especial Sobre Drogas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Leia Também:  Ministro das Comunicações: "Governador Mauro Mendes reposicionou Mato Grosso e está fazendo trabalho brilhante"
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Polícia Militar frustra tentativa de roubo, liberta vítimas mantidas reféns e prende dupla em flagrante

Publicados

em

Dois homens foram presos em flagrante, nesta quarta-feira (06.12), por policiais militares do 11º Batalhão, após uma tentativa de roubo a uma cooperativa agroindustrial, no bairro São Cristovão, em Sinop (480 km de Cuiabá).

Por volta de 15 horas, os policiais receberam informações sobre um roubo em andamento, na Rua Colonizador Ênio Pepino, na qual funcionários da empresa eram mantidos reféns por homens armados.

As equipes chegaram ao local da ocorrência e, ao depararem com um dos suspeitos, um deles jogou a arma tipo revólver calibre .38 com duas munições e se deitou ao chão.

Já o segundo suspeito estava com uma das vítimas rendidas e com o cofre da empresa aberto. Ao ver os militares, o homem soltou um simulacro de arma tipo revólver e foi detido.

Com o suspeito, os policiais apreenderam ainda um envelope com dinheiro subtraído da empresa. À PM, a vítima relatou que a dupla chegou em uma motocicleta, deixou estacionada em frente à empresa, anunciou o roubo e manteve as vítimas reféns.

Leia Também:  Governo de MT entrega nova unidade escolar em Porto dos Gaúchos; "Era um sonho da nossa comunidade", afirma diretora

Um dos suspeitos afirmou que o veículo havia sido furtado no dia anterior ao roubo. Após a detenção de um dos suspeitos, uma vítima desferiu um chute no rosto do homem, que precisou ser levado para uma unidade de saúde. Em seguida, a dupla e os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA