ÁGUA BOA

Mato Grosso

Ciopaer completa 15 anos com investimentos, expansão e novas aeronaves

Publicado em

Mato Grosso


Em 19 de julho de 2006 o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) era criado, vinculado a então Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), atual Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Desde então, o Ciopaer tornou-se referência em policiamento aerotransportado, por meio de investimentos, de expansão e aquisição de novas aeronaves.

Todas estas conquistas foram relembradas nesta segunda-feira (19.07), durante solenidade de comemoração do aniversário da unidade. O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, relembrou sua primeira experiência com o Ciopaer, quando em 2008 estava na Sesp-MT. De lá para cá, segundo ele, muita coisa mudou.

“Nestes últimos dois anos e meio, o Governo do Estado conseguiu trazer para o Ciopaer três aeronaves chyennes, além do jato e do helicóptero, que chegam este ano. Praticamente é um Ciopaer novo com essas aeronaves, se compararmos com 2008, quando tínhamos apenas um helicóptero e algumas poucas aeronaves”, relembrou Bustamante.

O Ciopaer conta atualmente com uma frota de 10 aeronaves, sendo três helicópteros modelo AS 350 (Esquilo – Helibrás), e sete aviões, sendo um monomotor modelo Cessna 210, três bimotores Baron e três bimotores chyennes. Destes três chyennes, dois atendem como UTI Aérea, inaugurada no ano passado pelo governador Mauro Mendes.

Leia Também:  Inscrições para webinar sobre integridade nas contratações terminam nesta terça-feira (06)

Ainda estão previstas para serem entregues este ano mais uma aeronave e um helicóptero modelo AS 350 B3, também conhecido como “Esquilo”, que devem ser entregues ao Estado em setembro.

Outra grande conquista da unidade foi a expansão para o município de Sorriso (420 km de Cuiabá). A partir deste hangar, a base descentralizou sua atuação não só nas operações de segurança pública, mas também na fiscalização ambiental na região Norte do estado.

Ainda de acordo com o titular da Sesp-MT, “a unidade não tem como objetivo apenas o combate à criminalidade, mas também se mostrou fundamental com a UTI Aérea que tem salvado vidas, a distribuição de vacinas que tem levado acalento à sociedade e no combate às queimadas e incêndios florestais, junto com o Corpo de Bombeiros”.

Para o coordenador do Ciopaer, coronel PM Juliano Chiroli, o destaque foi para os homens e mulheres que fizeram da unidade o que ela se tornou atualmente. E agradeceu a cada um destes servidores e dos coordenadores anteriores a sua administração.

Leia Também:  Mato Grosso atende mais de 9,5 mil alunos na educação especial

“Neste período grandes foram os avanços na aviação de segurança pública e os serviços prestados pela nossa unidade. Mas nesta oportunidade quero destacar a peça mais importante desta engrenagem, que são os nossos servidores. Nenhum avanço seria possível se não tivéssemos profissionais tão dedicados e comprometidos com a nossa missão”, destacou Chiroli.

Entrega de moedas

Também na solenidade foi realizada a entrega de moedas da unidade a cada uma das pessoas que contribuíram para o fortalecimento do Ciopaer. Foram homenageados os servidores da unidade, além do secretário Alexandre Bustamante, do adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Fortes, dos comandantes da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis e do Corpo de Bombeiros Militar, Alessandro Borges e o delegado da Polícia Judiciária Civil, Marcos Veloso.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Várzea Grande reativa GGI para estratégias de prevenção e combate à violência

Publicados

em


Várzea Grande reativou na manhã desta quarta-feira (04.08) o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) municipal reunindo as forças de segurança, Prefeitura, além da sociedade civil organizada para deliberar sobre as ações de segurança pública na cidade, definindo o que é prioridade na elaboração das políticas públicas.

Este é o sétimo município de Mato Grosso tem o GGI instalado e faz toda a diferença ter essa articulação direta entre os membros para um combate eficaz ao crime e aos problemas de segurança pública. Além de Várzea Grande, os municípios de Sorriso, Rondonópolis, Comodoro, Aripuanã, Campo Novo do Parecis e Cáceres tem o Gabinete de Gestão Integrada instalado e atuante.

Na esfera estadual, o GGI é presidido pelo secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e formado pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Politec, Sistema Penitenciário, Polícia Judiciária Civil, Sistema Socioeducativo e o Detran e todos os meses deliberam sobre as ações de cada instituição e analisam os dados estatísticos do Observatório de Segurança Pública para deliberarem ações de prevenção e combate ao crime.

Leia Também:  Inscrições para webinar sobre integridade nas contratações terminam nesta terça-feira (06)

Dentro do GGI há ainda as câmaras temáticas de violência contra a mulher e a de trânsito. A Patrulha Maria da Penha e a realização de Operações Lei Seca Integradas partiram de discussões e sugestões das câmaras e são postas em prática trazendo resultados positivos. As câmaras temáticas têm participação de órgãos como Tribunal de Justiça, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, dentre outros.

“Há temas que são sensíveis ao município e que não estão ao alcance da Secretaria de Segurança, mas que são enxergados pelo prefeito, pelo comerciante local. Tenho certeza que ao instalar o GGI, onde a gente pode focar os problemas pontuais do município, nós vamos mitigar e melhorar cada vez mais a segurança em Várzea Grande”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

O prefeito de Várzea Grande, Khalil Baracat, destacou o GGI será uma forma de aproximar a sociedade dos problemas de Segurança Pública, com esse espaço onde todos os integrantes têm vez e voz.

“Foi criado para que sejam discutidas pautas importantes da Segurança Pública, Várzea Grande avançou muito e o GGI é participativo e a gente acredita que esse é o caminho que nos fará avançar muito no tema”.

Leia Também:  Secretário destaca esforço dos profissionais para retorno das aulas em MT

Participaram da reunião todos os integrantes do GGI e na primeira reunião foi discutido a formação, os representantes de cada órgão.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA