ÁGUA BOA

Mato Grosso

Colegiado define destinação de 100.860 doses de vacinas contra a Covid-19

Publicado em

Mato Grosso

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou a Resolução nº 57 que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 100.860 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 91.500 doses da AstraZeneca e 9.360 doses da Pfizer, recebidas na última quarta (02.06) e quinta-feira (03.06), respectivamente.  

A Resolução pactuou a distribuição da vacina Pfizer para 139 os municípios de Mato Grosso. A medida foi possível devido à flexibilização do armazenamento do imunizante, permitido pelo Ministério da Saúde. Cuiabá e Várzea Grande receberão doses equivalentes de outros imunizantes, visto que já receberam quantitativos de Pfizer de outras remessas.

O documento também pactua a distribuição de 10 doses da AstraZeneca, remanescentes do estoque estratégico de outras remessas, e o armazenamento de 60 doses da Pfizer na Rede de Frio Central como novo estoque estratégico para reposição de eventuais perdas técnicas.

A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

A Resolução n° 57 definiu que as doses da AstraZeneca deverão contemplar a aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades e deficiência permanente, trabalhadores de Educação do Ensino Básico e trabalhadores do transporte aéreo. A vacina Pfizer será destinada às gestantes e puérperas. O detalhamento das vacinas por público-alvo pode ser acessado no documento em anexo.

Leia Também:  Policiais civis localizam casal que arrombou camionete em rodovia e apreendem centenas de materiais furtados

Para a vacina AstraZeneca, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 90 dias; já para a vacina Pfizer, o prazo é de até 12 semanas.

Considerando o recebimento anterior da vacina Pfizer, o colegiado descontou o quantitativo de 1.590 doses que o município de Cuiabá receberia deste imunizante e também descontou o total de 792 doses que o município de Várzea Grande receberia. As doses da Pfizer serão disponibilizadas para os outros 139 municípios, de forma igualitária.

Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.407.710 doses de imunizantes contra a Covid-19.

Leia Também:  Pantanal mato-grossense será destaque em série de reportagens nacionais

Confira a seguir, em anexo, a quantidade de doses que cada município vai receber.

 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Estado inicia construção de aceiros no entorno da área urbana que receberá obra do Jardim Botânico

Publicados

em


Uma ação integrada entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) e Batalhão de Emergências Ambientais, iniciou nesta quinta-feira (17.06) a construção de aceiros mecânicos para prevenir o surgimento de focos de incêndio no entorno da área onde está prevista a construção do Jardim Botânico de Mato Grosso.

A retirada de vegetação é feita com maquinário pesado, sem uso do fogo. Conforme a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o Estado está desempenhando o importante papel de investir na prevenção com aceiros em vários pontos estratégicos do estado, incluindo o Pantanal, e a Transpantaneira.
 
“Esta é mais uma ação preventiva do Governo de Mato Grosso para evitar incêndios, desta vez, na área urbana, e que tanto prejudica a saúde da população cuiabana, e várzea-grandense. O objetivo é eliminar fatores que possam trazer riscos e incêndios florestais nesta área”, explica a gestora. 
 
 
Conforme a secretária, a efetivação do Jardim Botânico de Mato Grosso está em fase de elaboração de projeto executivo, e será mais uma obra entregue pelo Governo para ser um espaço de lazer da população mato-grossense. A área que está recebendo os aceiros fica na Avenida Antártica, em Cuiabá.
 
Com o aceiro mecânico, as equipes formam o que chamam de “linhas de defesa”, uma barreira natural, sem vegetação e biomassa que alimenta as chamas, por onde o fogo não passa. 
 
 
Período proibitivo do fogo
 
A medida antecede o período proibitivo do fogo, que começa no dia 1º de julho em todo o estado, após antecipação em 15 dias por decreto estadual. Com o decreto, fica proibida qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo nas áreas rurais até 30 de outubro de 2021. O uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Policiais civis localizam casal que arrombou camionete em rodovia e apreendem centenas de materiais furtados
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA