Diplomação em Colider
Com diplomação agendada para sexta, Benassi anuncia saúde e reforma administrativa como prioridades em Colíder
O prefeito eleito de Colíder, Rodrigo Benassi, e o vice-prefeito, Lourenço Mariani, ambos do PRD, serão diplomados na sexta-feira (13) em cerimônia realizada pelo Cartório Eleitoral na Câmara Municipal a partir das 8h. O evento, que é gratuito e aberto ao público, marca o último ato da Justiça Eleitoral nas eleições de 2024.
Ainda em processo de transição e faltando poucos dias para assumir a prefeitura no Nortão, Benassi já definiu que a saúde será uma das principais prioridades nos primeiros dias de gestão. Seguindo os compromissos de campanha, ele também promoverá uma reforma administrativa com redução de secretarias e implementação de metodologias menos burocráticas.
Saúde
Na saúde, as primeiras metas são a transformação do Serviço Especial de Saúde (Sesp) em um Pronto Atendimento 24 horas; a contratação de novos médicos; a compra de um ônibus para Tratamento Fora do Domicílio (TFD); e gestão regional e estadual junto ao Hospital Regional de Colíder.
Benassi explicou que antes de implantar o atendimento 24 horas no Pronto Atendimento será realizado um estudo de viabilidade ainda no primeiro semestre de 2025. Ele também pretende qualificar os servidores e implantar ações administrativas a fim de tornar o atendimento mais eficiente e humanizado na rede municipal de saúde, incluindo a regulação (agendamento do atendimento) junto ao Hospital Regional.
“Os nossos PSFs e o nosso PA precisam de um atendimento mais humanizado. Juntamente com os servidores, vamos construir esta implementação. Além disso, vamos promover uma reestruturação na regulação e melhorar a comunicação com o Hospital Regional. Precisamos ser mais proativos nesta regulação, assim como também precisam ser os Agentes Comunitários de Saúde com os moradores. Eles têm que fazer as visitas periódicas com todas as informações do paciente para orientá-lo, inclusive precisam fazer visitas extras para lembrar o paciente sobre consultas ou exames agendados. Isso vai gerar eficiência para todos”, explicou Benassi.
“Este modelo na saúde vai ser a tônica da nossa administração. Vamos adotar o atendimento ágil, desburocratizado e humanizado em todos os nossos serviços, da saúde à tributação, da assistência social à educação”, completou o gestor.
Ainda no âmbito municipal, o prefeito eleito tem a intenção de contratar mais médicos especialistas, prioritariamente pediatras e ginecologistas, para reduzir o tempo de espera por atendimento.
Para quem precisar sair do município e buscar atendimento em Cuiabá, Benassi se propõe a comprar um ônibus novo, com poltronas leitos de couro e com câmbio automático para melhorar o conforto durante as viagens.
Benassi também planeja fazer gestão para fortalecer a saúde regional junto aos hospitais, o que afeta Colíder diretamente. Para isso, ele almeja assumir a presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia (Cidespa) quando possível.
O gestor já conquistou apoio do governador Mauro Mendes (União) e do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que, inclusive, se comprometeram em agilizar a reforma do Hospital Regional para entregá-lo em até dois anos junto com um novo aparelho de tomografia.
Outras ações
A execução de uma reforma administrativa também deve ser uma das primeiras ações da gestão de Benassi. O objetivo principal é gerar economia para os cofres públicos. Para isso, ele projeta reduzir o número de 13 secretarias municipais para sete ou oito.
Benassi já anunciou quatro nomes para compor o seu staff:
• A servidora Mara Lemos Martins comandará a Saúde;
• Sidnei da Silva Carvalho assumirá a secretaria de Educação;
• Leandro Kessler será o secretário de Administração;
• E o vice-prefeito eleito, Lourenço Marani, comandará a pasta de Indústria e Comércio.
Apesar da extinção de secretarias, os serviços serão mantidos sob a coordenação de secretários adjuntos e de servidores técnicos.
“Teremos uma equipe tecnicamente qualificada para gerar e entregar os serviços à sociedade com eficiência, com menos burocracia e com menos politicagem”, concluiu Benassi.
Fonte: Política MT
Mato Grosso
“Sem fertilizante, o agro e o Brasil quebram”, diz Mendes
Governador apontou que país importa quase 90% do potássio que consome
![]()
O governador Mauro Mendes (União) defendeu, nesta quarta-feira (29), a necessidade de o Brasil adotar políticas públicas mais eficientes para garantir a soberania do agronegócio e a segurança alimentar, especialmente com a redução da dependência da importação de fertilizantes.
A defesa foi feita durante sua participação no evento Agro Horizonte, em Brasília, e o promovido pela Globo Rural e Valor Econômico, reuniu especialistas, autoridades e lideranças do setor para discutir inovação e sustentabilidade no campo.
Mauro lembrou que o agronegócio brasileiro é responsável direto pelo superávit da balança comercial e por garantir a segurança alimentar de boa parte do planeta.
“O Brasil importa quase 90% do potássio que consome. Isso é um risco estratégico grave. Não dá para aceitar que uma mina descoberta no nosso território, como a de Autazes, demore 15 anos para ser licenciada. Essa dependência coloca em risco o presente e o futuro do agronegócio”, criticou.
Produtor de alimentos
O governador reforçou que Mato Grosso é o maior produtor de alimentos do país, e faz isso dando exemplo de sustentabilidade.
“Produzimos muito e preservamos mais ainda: 60% do nosso território está intacto. Somos o maior produtor de biodiesel, de etanol de milho e líderes em práticas ambientais transparentes. Mas sem fertilizante, não há produção. E sem produção, o Brasil quebra”, alertou.
De acordo com Mauro, além de reduzir a dependência dos fertilizantes, o Governo Federal precisa fortalecer ações como o seguro agrícola.
“Assim como somos referência no agro, também já fomos referência no futebol e hoje lutamos para não ficar fora de uma Copa. O mesmo pode acontecer com o agro, se não fizermos a lição de casa. Mato Grosso está fazendo sua parte, com investimentos pesados em rodovias, logística e infraestrutura para ajudar a escoar a produção. Mas é preciso que o país como um todo avance”, concluiu.
-
Economia6 dias agoMato Grosso registra saldo positivo de empregos formais em setembro, com crescimento de 109%
-
Agua Boa6 dias agoÁgua Boa inicia o período de rematrículas para escolas municipais
-
Policial6 dias agoMenores em veículo são apreendidos após perseguição policial em Água Boa
-
Política5 dias agoÁgua Boa se destaca no cenário internacional após ser premiada como cidade inovadora
-
Agua Boa6 dias agoFormatura do programa Força Mulher celebra capacitação e empoderamento feminino em Água Boa
-
Brasil4 dias agoQuase metade dos brasileiros não possui reserva para emergências, aponta Datafolha
-
Acidente6 dias ago
Acidente com ônibus da Viação Xavante deixa três vítimas fatais e vários feridos em rodovia de Goiás
-
Acidente5 dias agoAs três vítimas de acidente de ônibus em Iporá (GO) são identificadas









