ÁGUA BOA

Diplomação em Colider

Com diplomação agendada para sexta, Benassi anuncia saúde e reforma administrativa como prioridades em Colíder

Publicado em

O prefeito eleito de Colíder, Rodrigo Benassi, e o vice-prefeito, Lourenço Mariani, ambos do PRD, serão diplomados na sexta-feira (13) em cerimônia realizada pelo Cartório Eleitoral na Câmara Municipal a partir das 8h. O evento, que é gratuito e aberto ao público, marca o último ato da Justiça Eleitoral nas eleições de 2024.

Ainda em processo de transição e faltando poucos dias para assumir a prefeitura no Nortão, Benassi já definiu que a saúde será uma das principais prioridades nos primeiros dias de gestão. Seguindo os compromissos de campanha, ele também promoverá uma reforma administrativa com redução de secretarias e implementação de metodologias menos burocráticas.

Saúde
Na saúde, as primeiras metas são a transformação do Serviço Especial de Saúde (Sesp) em um Pronto Atendimento 24 horas; a contratação de novos médicos; a compra de um ônibus para Tratamento Fora do Domicílio (TFD);  e gestão regional e estadual junto ao Hospital Regional de Colíder.
Benassi explicou que antes de implantar o atendimento 24 horas no Pronto Atendimento será realizado um estudo de viabilidade ainda no primeiro semestre de 2025. Ele também pretende qualificar os servidores e implantar ações administrativas a fim de tornar o atendimento mais eficiente e humanizado na rede municipal de saúde, incluindo a regulação (agendamento do atendimento) junto ao Hospital Regional.

Leia Também:  'Até final do ano, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá até Sinop em obras', destaca Mauro Mendes

“Os nossos PSFs e o nosso PA precisam de um atendimento mais humanizado. Juntamente com os servidores, vamos construir esta implementação. Além disso, vamos promover uma reestruturação na regulação e melhorar a comunicação com o Hospital Regional. Precisamos ser mais proativos nesta regulação, assim como também precisam ser os Agentes Comunitários de Saúde com os moradores. Eles têm que fazer as visitas periódicas com todas as informações do paciente para orientá-lo, inclusive precisam fazer visitas extras para lembrar o paciente sobre consultas ou exames agendados. Isso vai gerar eficiência para todos”, explicou Benassi.

“Este modelo na saúde vai ser a tônica da nossa administração. Vamos adotar o atendimento ágil, desburocratizado e humanizado em todos os nossos serviços, da saúde à tributação, da assistência social à educação”, completou o gestor. 

Ainda no âmbito municipal, o prefeito eleito tem a intenção de contratar mais médicos especialistas, prioritariamente pediatras e ginecologistas, para reduzir o tempo de espera por atendimento.
Para quem precisar sair do município e buscar atendimento em Cuiabá, Benassi se propõe a comprar um ônibus novo, com poltronas leitos de couro e com câmbio automático para melhorar o conforto durante as viagens.

Benassi também planeja fazer gestão para fortalecer a saúde regional junto aos hospitais, o que afeta Colíder diretamente. Para isso, ele almeja assumir a presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia (Cidespa) quando possível. 

Leia Também:  Governo monitora 31 municípios devido às chuvas intensas em Mato Grosso

O gestor já conquistou apoio do governador Mauro Mendes (União) e do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que, inclusive, se comprometeram em agilizar a reforma do Hospital Regional para entregá-lo em até dois anos junto com um novo aparelho de tomografia.

Outras ações
A execução de uma reforma administrativa também deve ser uma das primeiras ações da gestão de Benassi. O objetivo principal é gerar economia para os cofres públicos. Para isso, ele projeta reduzir o número de 13 secretarias municipais para sete ou oito. 

Benassi já anunciou quatro nomes para compor o seu staff:
•    A servidora Mara Lemos Martins comandará a Saúde;
•    Sidnei da Silva Carvalho assumirá a secretaria de Educação;
•    Leandro Kessler será o secretário de Administração; 
•    E o vice-prefeito eleito, Lourenço Marani, comandará a pasta de Indústria e Comércio.

Apesar da extinção de secretarias, os serviços serão mantidos sob a coordenação de secretários adjuntos e de servidores técnicos. 

“Teremos uma equipe tecnicamente qualificada para gerar e entregar os serviços à sociedade com eficiência, com menos burocracia e com menos politicagem”, concluiu Benassi.

Fonte: Política MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

‘Até final do ano, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá até Sinop em obras’, destaca Mauro Mendes

O governador adiantou que parte das obras já serão finalizadas ainda em 2025.

Published

on

 / Secom – MT
Até final do ano, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá até Sinop em obras, destaca Mauro Mendes

O governador Mauro Mendes afirmou que, até o final do ano, todo o trecho da BR-163 de Cuiabá até Sinop “estará em obras”.

Em entrevista ao SBT Comunidade de Sinop, ele detalhou em que pé estão os trâmites para a duplicação da rodovia, que é federal, mas cuja concessão foi assumida pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Nova Rota do Oeste.

“Esse trecho de Sinop a Sorriso tem previsão de ficar pronto esse ano e também está contratado o trecho de Sorriso até Lucas [do Rio Verde] e de Lucas até Nova Mutum. De Cuiabá a Jangada está em processo de licitação e no primeiro semestre desse ano vamos contratar de Jangada a Rosário Oeste. E aí teremos 100% de Cuiabá até Sinop em obras, e boa parte delas finalizando até 2025”, relatou ele, nesta terça-feira (21.01).

Mauro lembrou que a falta de obras na rodovia era um dos maiores problemas de Mato Grosso, com centenas de pessoas morrendo todos os anos na estrada.

Leia Também:  Governo monitora 31 municípios devido às chuvas intensas em Mato Grosso

Porém, desde que o estado assumiu o problema em uma solução considerada inédita, os óbitos reduziram em mais de 85% somente no trecho do Posto Gil, em Diamantino, até Nova Mutum.

“O Governo tomou uma decisão muito ousada. Pegamos um problema que estava no colo do Governo Federal, no colo da iniciativa privada, e pegamos pro nosso colo. No começo, muitas pessoas duvidavam que íamos dar conta de fazer. E hoje nós já temos mais de 100 quilômetros duplicados. A BR-163 dá muito orgulho para todos os mato-grossenses que passam por aí e que por muitos anos sofreram com o perigo e com a agonia de ver parentes, amigos e conhecidos perdendo a vida nessa estrada, que chegou a ser conhecida como estrada da morte”, registrou.

Ainda na entrevista, o governador falou sobre a reta final das obras no hospital regional e o auxílio para equipar o hospital municipal que está sendo construído pela prefeitura.

“O prefeito Roberto Dorner está finalizando um hospital municipal. E isso é importante, porque hoje o Hospital Regional acaba funcionando como hospital municipal, e não é correto. Temos o compromisso e vamos ajudar a equipar o hospital municipal. E o nosso regional foi totalmente reformado, modernizado, ampliado, com 95% da obra pronta. É difícil fazer uma reforma com o hospital funcionando, é mais lenta, porque priorizamos a saúde. O índice de satisfação é de 97%, o que é histórico. Isso nunca aconteceu”, concluiu.

Leia Também:  'Até final do ano, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá até Sinop em obras', destaca Mauro Mendes
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA