ÁGUA BOA

Mato Grosso

Complexo Penitenciário Ahmenon proporciona qualificação em cultivo de hortaliças para recuperandos

Publicado em

Mato Grosso


Trinta reeducandos do Complexo Penitenciário Ahmenon, em Várzea Grande, estão sendo qualificados em quatro módulos de plantio e cultivo de hortaliças. A qualificação teve início nesta segunda-feira (13.09) e é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Várzea Grande. 

Durante a capacitação, os recuperandos aprenderão quatro módulos: olericultura básica, olericultura orgânica, produção de hortaliças folhosas e o cultivo de plantas medicinais. A capacitação tem duração de 160 horas/aula.

A qualificação ocorre de segunda a sexta, nos períodos matutino e vespertino, dentro da unidade. Tudo o que for produzido será distribuído em organizações filantrópicas e consumo interno. A horta não tem fins lucrativos.

Para o diretor da unidade, Alex Rondon, esta é uma grande oportunidade para as pessoas privadas de liberdade aprenderem um novo ofício, sendo possível, futuramente, fora da prisão ter uma chance de recomeçar. 

“Entendo que essa capacitação irá agregar muito na vida deles, bem como após o cárcere. É um curso fundamental e que serve para a vida inteira, uma qualificação a mais. Com essa oportunidade eles poderão sair da cadeia e trabalhar com isso”, pontuou o diretor. 

Leia Também:  Polícia Militar realiza solenidade de troca de comando do 3º Batalhão nesta sexta (24)

A unidade penal hoje possui uma horta em funcionamento e a expectativa é que o projeto possa ser expandido. Ao final do curso, os recuperandos receberão um certificado emitido pelo Senar.

(Com supervisão de Nara Assis) 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Em ação conjunta, Gefron quebra recorde e realiza maior apreensão de drogas desde sua criação

Publicados

em


O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) realizou neste sábado (25.09) a maior apreensão de drogas desde 2002, data de criação da unidade. Ao todo, foram apreendidos 999 tabletes de substância análoga a cloridrato/pasta base de cocaína, totalizando 1.064 quilos de entorpecentes.

A ocorrência foi registrada por volta das 13h, em Cáceres (217 km de Cuiabá) e contou com a participação da Polícia Federal e com a Força Tática do 6º Comando Regional da Polícia Militar. Durante abordagem no Posto do Limão, os policiais pararam um caminhão Mercedes Benz L1620, que carregava 25 cabeças de gado e trafegava sentido Bolívia/Brasil.

Como o motorista aparentou nervosismo, as equipes acompanharam o veículo até o local onde os animais seriam entregues e após descarregar o caminhão, os policiais encontraram 976 pacotes de cloridrato/pasta base de cocaína em um fundo falso. Assim, em posse de mais informações, a equipe policial seguiu para o local onde foi feito o carregamento do caminhão, onde foram localizados os 23 tabletes restantes.

Por se tratar de um caso de tráfico internacional de drogas, o suspeito e o material apreendido foram encaminhados para a Polícia Federal de Cáceres, para as demais providências.

Leia Também:  "Ferrovia em MT vai influenciar a vida e economia de todos os brasileiros", afirma Geller
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA