Mato Grosso
Corpo de Bombeiros combate incêndio em fábrica de transformadores
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na manhã desta terça-feira (17.12), para combater um incêndio em uma fábrica de transformadores no bairro Distrito Industrial, em Cuiabá.
De acordo com informações colhidas no local, o fogo havia começado na telha termoacústica da fábrica, após ser atingida por faíscas de solda.
No local, a equipe do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) constatou que os brigadistas da empresa, composta por funcionários treinados, haviam realizado o primeiro combate ao incêndio, utilizando extintores e hidrantes que estavam disponíveis no local.
Rapidamente, os bombeiros deram continuidade ao combate, evitando que o fogo se propagasse e causasse maiores danos.
Após a extinção das chamas, a equipe realizou o rescaldo, eliminando os possíveis focos remanescentes.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
“Sem fertilizante, o agro e o Brasil quebram”, diz Mendes
Governador apontou que país importa quase 90% do potássio que consome
![]()
O governador Mauro Mendes (União) defendeu, nesta quarta-feira (29), a necessidade de o Brasil adotar políticas públicas mais eficientes para garantir a soberania do agronegócio e a segurança alimentar, especialmente com a redução da dependência da importação de fertilizantes.
A defesa foi feita durante sua participação no evento Agro Horizonte, em Brasília, e o promovido pela Globo Rural e Valor Econômico, reuniu especialistas, autoridades e lideranças do setor para discutir inovação e sustentabilidade no campo.
Mauro lembrou que o agronegócio brasileiro é responsável direto pelo superávit da balança comercial e por garantir a segurança alimentar de boa parte do planeta.
“O Brasil importa quase 90% do potássio que consome. Isso é um risco estratégico grave. Não dá para aceitar que uma mina descoberta no nosso território, como a de Autazes, demore 15 anos para ser licenciada. Essa dependência coloca em risco o presente e o futuro do agronegócio”, criticou.
Produtor de alimentos
O governador reforçou que Mato Grosso é o maior produtor de alimentos do país, e faz isso dando exemplo de sustentabilidade.
“Produzimos muito e preservamos mais ainda: 60% do nosso território está intacto. Somos o maior produtor de biodiesel, de etanol de milho e líderes em práticas ambientais transparentes. Mas sem fertilizante, não há produção. E sem produção, o Brasil quebra”, alertou.
De acordo com Mauro, além de reduzir a dependência dos fertilizantes, o Governo Federal precisa fortalecer ações como o seguro agrícola.
“Assim como somos referência no agro, também já fomos referência no futebol e hoje lutamos para não ficar fora de uma Copa. O mesmo pode acontecer com o agro, se não fizermos a lição de casa. Mato Grosso está fazendo sua parte, com investimentos pesados em rodovias, logística e infraestrutura para ajudar a escoar a produção. Mas é preciso que o país como um todo avance”, concluiu.
-
Economia5 dias agoMato Grosso registra saldo positivo de empregos formais em setembro, com crescimento de 109%
-
Agua Boa5 dias agoÁgua Boa inicia o período de rematrículas para escolas municipais
-
Policial5 dias agoMenores em veículo são apreendidos após perseguição policial em Água Boa
-
Política4 dias agoÁgua Boa se destaca no cenário internacional após ser premiada como cidade inovadora
-
Agua Boa5 dias agoFormatura do programa Força Mulher celebra capacitação e empoderamento feminino em Água Boa
-
Brasil3 dias agoQuase metade dos brasileiros não possui reserva para emergências, aponta Datafolha
-
Acidente4 dias agoAs três vítimas de acidente de ônibus em Iporá (GO) são identificadas
-
Policial5 dias agoJovem é morto em sorveteria e suspeito morre após tiros com PM no Araguaia









