ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Cuiabá já prepara vacinação de Jornalistas e pessoas sem comorbidades

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reiterou durante sua visita ao Senai Porto – 6º polo de imunização contra a Covid-19 – seu compromisso em prol da vacinação da população cuiabana em tempo célere, conforme a chegada de novas remessas de doses. Com isso, ele anunciou que serão vacinados os jornalistas e pessoas que possuem idades abaixo de 59 anos, sem comorbidades, também serão contemplados em breve.

“Dessa forma, quem não tem comorbidade que está achando que vai demorar muito, já tem uma expectativa de quando será vacinado. E como temos as vacinas Pifzer, a Astrazeneca e com a chegada de novas remessas de Coronavac, já é possível vislumbrar essa nova celeridade de imunização da população de Cuiabá”, informou o prefeito.

“Eu já determinei à secretaria de saúde, Ozenira Félix, para que faça o levantamento da necessidade de continuar vacinação as pessoas com comorbidades, como orienta o Ministério da Saúde, mas paralelo a isso, irmos vacinando as faixas etárias que não tem comorbidades. Por exemplo, hipertensão, mas vamos vacinar, mas vacinar também todos que tem a faixa de 59 anos, depois 58, 57, 56, independentemente de ter comorbidade ou não. Desta forma cumpriremos com a vacinação do grupo de prioridades, e também estaremos acelerando a vacinação da população por faixa etária, porque aquelas pessoas que não possuem comorbidades também estão ansiosas para serem imunizadas”, informou o prefeito.

O  guia de comorbidade continuará a ser seguido, como sugerido pelo Ministério de Saúde. A Prefeitura também abriu na segunda (17), o pré cadastro para a imunização contra a covid, para pessoas 30 a 39 anos, com comorbidades. Além disso,  a primeira-dama Márcia Pinheiro, anunciou na última semana,  inclusão dos profissionais de assistência social no grupo prioritário para imunização contra COVID-19.

Atualmente estão sendo imunizados pessoas com comorbidades na faixa etária de 40 a 59 anos, além dos profissionais da saúde, pessoas em situação de vulnerabilidade, gestantes e puérperas, acima de 18 anos, com comorbidades, pessoas com a Síndrome de Down, também acima de 18 anos e pessoas com deficiência permanentes, além dos idosos e integrantes das forças armadas.

Além do Senai Porto, a Capital já dispoõe de outros cinco polos de vacinaçã, no Centro de Eventos do Pantanal, Sesi Papa, Sesc Balneário, Assembleia Legislativa e na UFMT (temporariamente suspenso em razão do aguardo de recebimento de vacinas Coronavac).

Olho no Araguaia/Folha Max

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Cidades

“MT é exemplo no enfrentamento de incêndios florestais e desmatamento ilegal”, afirma promotor do MP

Marcelo Vacchiano também destacou, no Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, a nova regulamentação sobre aceiros como medida para conter o avanço do fogo.

Published

on

 / Secom – MT

O promotor de Justiça Marcelo Vacchiano, que atua em questões relacionadas ao Meio Ambiente, afirmou nesta segunda-feira (16.6) que Mato Grosso tem um trabalho diferenciado na gestão ambiental do estado. De acordo com o promotor, o Estado tem se destacado pela atuação conjunta entre os órgãos públicos e o setor produtivo, que trabalham alinhados para enfrentar os desafios ambientais.

A fala foi feita durante a abertura do Forest Fire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, realizado em Cuiabá. O evento reúne representantes e palestrantes de 10 países, entre eles Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Espanha, Chile, Irlanda e França, além de especialistas e autoridades do Brasil.

“Nós somos um estado que serve de exemplo, estamos enfrentando com responsabilidade as mudanças climáticas, os incêndios florestais e os desmatamentos ilegais. Desde o início da atual gestão, temos um comitê gestor presidido pelo próprio governador, que reúne todos os órgãos com atribuição sobre o tema, trabalhando juntos para o enfrentamento do problema, sem um colocar o dedo na cara do outro, mas juntos, buscando soluções para a implementação”, afirmou.

O promotor também ressaltou a importância da nova regulamentação sobre o tamanho mínimo dos aceiros — faixas de terra limpa ao redor da vegetação usadas para evitar a propagação do fogo.

“O tamanho do aceiro é uma grande conquista para nós, que atuamos no Ministério Público e recebemos as infrações, além de fazermos o acompanhamento por meio de um marco satélite dos desmatamentos. Muitas pessoas eram autuadas justamente pela falta de uma regulamentação clara sobre o aceiro”, pontuou.

Além disso, o promotor parabenizou o governador em exercício Otaviano Pivetta e o comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Gledson Vieira Bezerra, pela iniciativa de reunir na capital mato-grossense representantes dos 27 Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil, destacando a importância da cooperação nacional.

Forest Fire 2025

Entre os dias 16 e 18 de junho, Mato Grosso sedia o Forest Fire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, evento inédito no Brasil que reunirá especialistas de 10 países, pesquisadores e comandantes de todos os 27 Corpos de Bombeiros Militares do país. A programação inclui palestras técnicas, minicursos e uma feira de expositores, com entrada gratuita e aberta ao público.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA