ÁGUA BOA

Mato Grosso

Festival Velha Joana segue com apresentações presenciais e virtuais de teatro até segunda (30)

Publicado em

Mato Grosso


Considerado um dos maiores e mais tradicionais festivais de teatro de Mato Grosso, o Festival Velha Joana encerra as apresentações presenciais e virtuais na próxima segunda-feira (30.08). Em sua XIV edição, o evento reúne apresentações artísticas e culturais de grupos de teatro de vários municípios do Estado. 

No sábado (28.08) e no domingo (29.08), a agenda tem início com oficinas que acontecem das 8h às 11h. A partir das 14h, o público pode acompanhar as apresentações presenciais da Mostra Regional na Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste.

Já as apresentações online seguem transmitidas pelo canal do YouTube XIV Festival Velha Joana 2021 até segunda-feira (30.08). Fazem parte das atrações virtuais espetáculos de companhias de teatro mato-grossenses e de outros Estados do país.

Além de teatro, dança e oficinas, o evento contempla ainda um espaço voltado para debates, o “Chá com a Velha”. Durante os encontros em formato online, os grupos participantes discutem os processos cênicos apresentados no Festival, seus disparadores criativos, realizando assim um panorama das produções teatrais em tempos de pandemia. 

Leia Também:  Escola Penitenciária promove capacitação para servidores que atuam com cães farejadores

Selecionado no edital Circuito Mostras e Festivais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o XIV Festival Velha Joana é uma realização da Associação Cultural Teatro Faces e Ponto Faces de Cultura.

“A realização do Festival mostra a força do teatro em Mato Grosso. Para nós da Secel é uma honra contribuir para esse evento que, além de oferecer entretenimento cultural pra população, ainda envolve vários outros grupos, ajudando fortalecer a cadeia produtiva da cultura no Estado. Temos certeza de que o restante da programação nesses próximos dias continuará sendo um sucesso”, enaltece o titular da Secel, Alberto Machado, o Beto Dois a Um.

Serviço

XIV Festival Velha Joana

Data: de 21 a 30 de agosto de 2021

Transmissão pelo canal XIV Festival Velha Joana 2021, no Youtube 

Programação completa AQUI

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Seduc e Sintep debatem retorno das aulas, contratações e processo de atribuição

Publicados

em


A volta às aulas na modalidade híbrida foi tema de reunião entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, apresentou as medidas adotadas e os investimentos feitos pelo Governo do Estado para garantir o retorno seguro para profissionais e estudantes.

Foram abordados temas como o funcionamento das escolas, medidas de biossegurança, plano de contingência, além dos processos seletivo e de atribuição dos professores para o próximo ano, chamamento do cadastro de reserva do concurso de 2017 e ações para melhorar a educação e garantir a recuperação da aprendizagem dos estudantes. O Sintep apresentou sugestões que serão avaliadas pela Seduc.

Essa é a primeira de uma série de reuniões que serão realizadas entre a Seduc e o Sintep. Foi definido que as reuniões serão por temas. O secretário Alan Porto reforçou que a Seduc está aberta ao diálogo e que o objetivo da reunião foi sanar todas as dúvidas sobre o retorno das aulas.

Processos seletivo e de atribuição

A secretária-adjunta de Gestão de Pessoas, Flávia Emanuelle de Souza Soares tirou dúvidas sobre os processos seletivo e de atribuição para o próximo ano. Destacou que após uma consulta à rede, foi identificado que o processo seletivo é uma reivindicação da maioria. A Seduc já está trabalhando no edital.

Leia Também:  Inspirada em artistas modernistas, professora pinta painel na entrada de Escola

Quanto ao processo de atribuição, a portaria será publicada nos próximos dias. Entre as mudanças, está a antecipação do início da atribuição para o mês de outubro de forma que até o final do ano, antes do recesso escolar, os profissionais já estejam atribuídos e saibam onde vão atuar no próximo ano.

Além disso, a atribuição passará a ser totalmente online e deixará de contar com os certificados para somar pontos. A decisão é para evitar fraudes com a apresentação de certificados falsos. “São soluções de gestão para incluir qualidade na educação”, enfatiza a secretária.

Concurso público

Foi reafirmado ao Sintep que o chamamento de 141 professores de área do Concurso de 2017, por polo, já está adiantado, aguardando apenas autorização da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag). São profissionais do cadastro de reserva, uma vez que todos os aprovados já foram chamados.

Biossegurança

O secretário Alan Porto esclareceu todas as medidas de biossegurança adotadas para o retorno seguro, com ampliação de recursos para as escolas, além da criação do plano de contingência, junto com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), para casos de suspeita ou confirmação de Covid-19 nas unidades.

Leia Também:  SES recebe doação de 15 mil litros de álcool 70% da indústria

Enfatizou que os casos suspeitos e confirmados são acompanhados diariamente pela Seduc, por meio do sistema Indica-SUS.

Secretária adjunta de Gestão de Pessoas reforçou que o Programa de Educação para Redução do Absenteísmo (ERA) também está focado no pós-covid, acompanhando os profissionais com atendimento psicológico, de educador físico e outros atendimentos necessários.

Investimentos

Alan Porto fez, ainda, uma explanação dos recursos que estão sendo investidos em infraestrutura física e tecnológica, e na área pedagógica. São R$ 936 milhões do Programa Mais MT.

O secretário reforçou que todas as obras paralisadas da educação, em gestões anteriores, estão sendo retomadas pelo atual governo e serão concluídas.

Até o final de 2022, serão 35 novas escolas, 40 unidades reformadas e ou ampliadas, mais de 300 unidades climatizadas, mais de 30 novas quadras poliesportivas, manutenção em mais de 380 escolas.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA