ÁGUA BOA

Mato Grosso

Governo de Mato Grosso e Oi Futuro lançam edital MOVE_MT voltado para iniciativas da economia criativa

Publicado em

Mato Grosso


Estão abertas as inscrições para o edital Move_MT de aceleração de projetos e negócios criativos, de inovação e impacto sociocultural, que é promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Oi Futuro. O programa vai selecionar até 30 iniciativas de economia criativa que irão receber 2.500 horas de formação e mentoria para ajudar a criar negócios rentáveis e sustentáveis.

As inscrições podem ser feitas pelo site oifuturo.org.br/editais até as 20h (horário MT) do dia 05 de agosto. 

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, a parceria com a Oi Futuro visa fortalecer a gestão dos negócios criativos no Estado.

“Apesar de não envolver diretamente a transferência de recursos aos selecionados, o edital oferece formação e aceleração especializadas que ajudarão a transformar o empreendimento, a ideia ou o projeto criativo em um negócio rentável. Para isso, temos a expertise da Oi Futuro por meio do Labora, que é um ambiente de aprendizagem e articulação reconhecido no Brasil”, explica Keiko.

As iniciativas selecionadas no edital Move_MT passarão por formações coletivas e consultorias individuais realizadas por uma equipe de especialistas, pelo período de seis meses. O objetivo é auxiliar os empreendedores em questões específicas relacionadas às áreas de gestão organizacional, estruturação de projetos e uso de tecnologias em seus modelos de atuação. O ponto de partida serão reuniões de diagnóstico, em que cada acelerado vai elaborar um plano de ação para seu negócio ou projeto de impacto sociocultural.

Leia Também:  Prêmio MT Artes homenageia classe artística e destaca trabalho de fortalecimento

Além da formação, o edital dispõe de até R$ 257 mil reais em recursos para reconhecimento e distribuição entre as iniciativas que atenderem as metas previstas e obtiverem o melhor desempenho ao longo do ciclo de aceleração. O objetivo é que as premiações impulsionem a evolução dos negócios e projetos. 

Na banca final, os cinco empreendedores com melhor desempenho em toda a aceleração poderão ganhar também um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, após a pandemia. Na ocasião, os selecionados irão conhecer o ecossistema de inovação da cidade e interagir com a rede do Labora, o Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro, que já acelerou mais de 80 negócios e organizações de impacto social desde 2017.

As experiências e aprendizados de toda a jornada serão registrados em um e-book do projeto, que será publicado e disponibilizado gratuitamente pelo Oi Futuro e Secel-MT.

Podem participar da seleção pública pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que atuem na economia criativa de Mato Grosso. As iniciativas propostas podem ser nos seguintes segmentos: Mundo das Artes (artes visuais e cênicas, audiovisual, música, literatura, fotografia, artesanato, biblioteca, museus e galerias, patrimônio material e imaterial, cultura popular e tradicional); Negócios Digitais (startup, fablab, mídia digital, software, novas mídias); e Criação Funcional (arquitetura e urbanismo, moda, gastronomia, design, games, publicidade e turismo). 

Leia Também:  Em Mato Grosso, 27 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19

“Vamos apoiar iniciativas artísticas, culturais e digitais e mostrar que é possível empreender e criar negócios criativos rentáveis. Com o Move_MT, toda a sociedade sai ganhando, afinal o objetivo é ampliar o desenvolvimento inovador e sustentável, e também projetar os projetos inovadores daqui de Mato Grosso para o restante do país e do mundo”, enaltece o titular da Secel, Alberto Machado, o Beto Dois a Um.

Etapa pré-aceleração

Na primeira etapa do Move_MT, artistas, produtores culturais e empreendedores da economia criativa de todo o estado participaram dos workshops coletivos e gratuitos que abordaram temas de gestão, economia criativa, inovação e tecnologia.

Foram quatro workshops online realizados no período entre 26 maio a 14 de julho deste ano, abrangendo cerca de 200 participantes em cada um deles.

Serviço

Inscrições edital Move_MT

Período: 20 de julho a 05 de agosto de 2021

Acesso ao edital e link de inscrição: https://oifuturo.org.br/editais/move_mt/

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Sábado (31): Mato Grosso registra 490.313 casos e 12.773 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (31.07), 490.313 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 12.773 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 671 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 490.313 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.696 estão em isolamento domiciliar e 465.327 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 450 internações em UTIs públicas e 280 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 81,97% para UTIs adulto e em 32% para enfermarias adultos.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (99.696), Rondonópolis (34.842), Várzea Grande (32.805), Sinop (23.540), Sorriso (17.156), Tangará da Serra (16.812), Lucas do Rio Verde (14.609), Primavera do Leste (12.990), Cáceres (10.685) e Barra do Garças (9.976).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Nova sede do Indea é entregue pelo Governo de Mato Grosso; confira como ficou

O documento ainda aponta que um total de 376.852 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 516 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na sexta-feira (30.07), o Governo Federal confirmou o total de 19.880.273 casos da Covid-19 no Brasil e 555.460 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 19.839.369 casos da Covid-19 no Brasil e 554.497 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste sábado (31.07).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Prêmio MT Artes homenageia classe artística e destaca trabalho de fortalecimento

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA