ÁGUA BOA

Mato Grosso

Governo de MT lança prêmio para profissionais que desempenham ações educacionais de popularização da ciência

Publicado em

Mato Grosso


Estão abertas as inscrições para o “Prêmio Popularização da Ciência”, realizado pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), para identificar, valorizar e divulgar experiências educativas inclusivas, equitativas e de qualidade inerentes às práticas científicas, seja dentro ou fora da unidade escolar. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até 06 de outubro AQUI. As informações e o regulamento estão disponíveis nos sites da Seciteci e do MT Ciências.

As premiações dos finalistas serão anunciadas na abertura da 18ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia (SNC&T), no dia 19 de outubro de 2021. Inclusive, a Seciteci realizará na SNC&T, a ‘13ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (XIII Mecti)’ para premiar alunos que tenham projetos em diversas áreas da Ciência. As inscrições para a XIII Mecti, são gratuitas e deverão ser realizadas no site oficial até o dia 30 de setembro AQUI.

Segundo o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, o processo de avaliação prevê premiar as melhores práticas de profissionais da educação que desempenham ações de popularização da ciência. “Esta premiação surgiu da necessidade de fomentarmos e incentivarmos estes educadores que desenvolvem alguma iniciativa voltada ao conhecimento científico, dentro de uma comunidade, ou unidade escolar. E deste modo fortalecermos a política nacional de popularização da ciência em Mato Grosso”, ressaltou.  

Leia Também:  Casamento Abençoado reunirá mais de mil casais em cerimônia no dia 10 de outubro

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, da Seciteci, Lectícia Figueiredo, serão premiadas até duas ações com um notebook cada. “O objetivo é contribuir para a continuidade destes projetos de popularização da ciência, ou de iniciação científica e fomentar o surgimento de novas ações. Então dentre os inscritos, selecionaremos os dois melhores, que receberão troféu, certificado e um notebook cada”, explicou.  

De acordo com Marilene Passos, coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, os projetos apresentados serão avaliados por uma banca de jurados, composta de professores e pesquisadores, com título de mestre ou experiência comprovada na área do conhecimento científico e tecnológico.

“Serão avaliados os seguintes critérios: relevância para a educação não formal, ou seja, se traz reflexões e aprendizados para além da descrição prática; o potencial de inovação; o impacto social e a questão da sustentabilidade ambiental”, disse.

Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail inscriçã[email protected]   

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Sábado (18): Mato Grosso registra 531.044 casos e 13.708 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sábado (18.09), 531.044 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 13.708 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 618 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 531.044 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso 4.304 estão em isolamento domiciliar e 512.224 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 159 internações em UTIs públicas e 86 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está 38,13% para UTIs adulto e em 15% para enfermarias adultos.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (109.483), Rondonópolis (37.445), Várzea Grande (37.208), Sinop (25.624), Sorriso (18.075), Tangará da Serra (17.636), Lucas do Rio Verde (15.550), Primavera do Leste (14.638), Cáceres (11.708) e Barra do Garças (10.538).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Mato Grosso é primeiro estado a receber programa federal Rios+Limpos

O documento ainda aponta que um total de 386.221 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 116 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na sexta-feira (17.09), o Governo Federal confirmou o total de 21.080.219 casos da Covid-19 no Brasil e 589.573  óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 21.069.017 casos da Covid-19 no Brasil e 589.240 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste sábado (18.09).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Casamento Abençoado reunirá mais de mil casais em cerimônia no dia 10 de outubro

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA