ÁGUA BOA

Mato Grosso

Governo de MT reforça medidas de prevenção à Covid-19 no serviço público

Publicado em

Mato Grosso


O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), adquiriu 50 mil máscaras faciais, 857 barreiras de proteção em acrílico e 75 totens com dispenser para álcool 70% como reforço das medidas de biossegurança contra a disseminação do coronavírus no serviço público.

Ao custo de R$ 376 mil, os materiais foram comprados com o apoio do Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas – formado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Ministério Público do Trabalho (MPTMT) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional de Mato Grosso –, que por meio de uma cooperação com o Governo destinou, em abril de 2020, o recurso de R$ 1,05 milhão para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ações de combate à covid-19 no Estado.

Mesmo com o avanço da vacinação em Mato Grosso, o titular da Seplag, Basílio Bezerra, reforça aos servidores que os esforços para conter a expansão do vírus no Estado continuam e que é fundamental a manutenção das medidas preventivas e cuidados básicos na rotina diária como a higienização das mãos, o distanciamento e o uso de máscaras no ambiente de trabalho.

“A compra desses equipamentos demonstra o cuidado e a preocupação do Governo com seus servidores ao promover mais uma vez a sensibilização e o estímulo ao autocuidado para conter o avanço da contaminação não só pelo coronavírus, como também pelos demais vírus e bactérias que serão eliminados com a simples ação de higienizar as mãos, o que não dispensa os demais cuidados”, acrescentou Basílio.

Leia Também:  Bolsistas são convocados pela seleção brasileira de atletismo Sub-20 para disputar Sul-Americano

Para o juiz auxiliar da presidência do TRT 23ª, Ivan Tessaro, a parceria com a Seplag tem se mostrado “bastante exitosa”. “Somos testemunhas do zelo e do cuidado nas aquisições, pautadas pela preocupação em obter produtos de qualidade pelo melhor preço. Essa postura deixa o comitê seguro para seguir com a parceria, afinal de contas, o objetivo é fazer com que tais valores, oriundos de processos coletivos nos quais grandes empresas foram condenadas pelo descumprimento generalizado da legislação trabalhista, sejam revertidos em favor da sociedade”, disse.

Totens para álcool 70% nas recepções das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Pública (Sesp), respectivamente. Foto Arquivo.

Parte dos totens que chegaram já foram distribuídos para os órgãos e autarquias do Governo. Além do pedal, os equipamentos possuem alavancas para o acionamento por pessoas com deficiência (PcD). A presidente do Mato Grosso Saúde, Misma Thalita dos Anjos, e a secretária adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa, agradeceram a doação.

“Este material é de fundamental importância e contribuirá para ampliarmos os cuidados contra a covid-19 com os nossos beneficiários e servidores, uma vez que estamos com as portas abertas para atendimento ao nosso público”, lembrou a presidente.

Leia Também:  Doses da vacina Pfizer serão enviadas para Mato Grosso nesta quinta-feira (03)

“Ficamos muito felizes por receber o totem, que vai nos ajudar muito a ampliar ainda mais nossas ações de prevenção nesse momento de pandemia. Todo cuidado continua sendo extremamente importante”, acrescentou Barbosa.

As máscaras adquiridas são de tecido com três camadas, uma de tecido Delfim Protect na parte frontal, com eficiência de filtração bacteriana; e duas filtrantes 100% algodão. Foto Nayara Takahara

A primeira remessa com 1.800 máscaras chegou na tarde desta segunda-feira (7) e até o final da semana um terço das barreiras em acrílico deve ser entregue na Seplag. Ambos os materiais serão destinados aos servidores do Governo.

As máscaras adquiridas são de tecido com três camadas, uma de tecido Delfim Protect na parte frontal, com eficiência de filtração bacteriana, promovendo mais segurança e conforto; e duas filtrantes 100% algodão, de acordo com as recomendações técnicas da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplag.

Somente no ano passado, através da mesma parceria com o Comitê, o Governo distribuiu mais de 170 mil máscaras de tecido para a população mato-grossense. O recurso também foi utilizado para a compra de materiais para a sanitização e a desinfecção de ambientes dos prédios públicos pelo Corpo de Bombeiros.  

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Sábado (12): Mato Grosso registra 427.572 casos e 11.390 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (12.06), 427.572 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 11.390 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 1.001 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 427.572 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 13.788 estão em isolamento domiciliar e 400.171 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 478 internações em UTIs públicas e 352 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 90,19% para UTIs adulto e em 39% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (89.250), Rondonópolis (31.210), Várzea Grande (29.177), Sinop (20.758), Sorriso (14.750), Tangará da Serra (14.607), Lucas do Rio Verde (13.090), Primavera do Leste (10.954), Cáceres (9.221) e Alta Floresta (8.131).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Mato Grosso recebe 100.860 doses de vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (02)

O documento ainda aponta que um total de 345.418 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 787 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na sexta-feira (11.06), o Governo Federal confirmou o total de 17.296.118 casos da Covid-19 no Brasil e 484.235 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 17.210.969 casos da Covid-19 no Brasil e 482.019 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste sábado (12.06).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Comissão solicita 10.244 doses de CoronaVac ao Ministério da Saúde

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA