ÁGUA BOA

Mato Grosso

Governo do Estado e prefeitura promovem 1º Painel de Negócios da Região Oeste

Publicado em

Mato Grosso


Com o objetivo de fomentar a economia, o turismo e a cultura regional, a cidade de Cáceres recebe o 1º Painel de Negócios da Região Oeste – Oportunidades e parcerias, nesta quarta e quinta-feiras (08 e 09.09), no Centro de Eventos Maria Sophia Leite (Sicmatur). O evento é realizado por meio de parceria entre o governo do Estado, representado pela Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e prefeitura municipal.

Ao longo dos dois dias de atividades, agentes do turismo, cultura e empresariado local vão ter informações in loco sobre as políticas empregadas para desenvolvimento do turismo na região, como se integrar à plataforma do turismo do Estado, linhas de crédito para o trade turístico. Bem como, palestras sobre crédito digital a serviço do empreendedor, com o presidente da Desenvolve MT, Jair Marques e políticas públicas para o desenvolvimento da cultura, com equipe da Secel. Além de oficinas e orientações técnicas das secretarias.

As ações são de grande relevância para a região de acordo com o secretário de Turismo, Jefferson Moreno.

Leia Também:  Placa auxilia agricultores a divulgarem seus produtos na Região Norte

“Entendemos a magnitude que Cáceres tem para o turismo mato-grossense. O turismo de pesca está consolidado, há várias fazendas antigas com arquiteturas lindíssimas, trilhas, cachoeiras, culinária, a grandiosidade do Rio Paraguai e as belezas da cidade com seus casarões antigos, cheios de história e cultura. Por isso, o governador Mauro Mendes juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, decidiram retomar obras significativas para fomentar a economia da região. Como é o caso das obras da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), em parceira com a Sinfra também retomamos a obra da MT-343, que irá ligar Barra do Bugres a Cáceres estabelecendo um novo corredor turístico, o que tenho certeza, que irá estimular turisticamente a região”, ressalta o secretário.

Troca positiva, segundo a secretária de turismo e cultura de Cáceres, Alessandra Castilho. “Esse é nosso primeiro painel sobre o tema. Uma oportunidade para os municípios da região trazerem suas demandas e conhecerem as linhas de crédito disponíveis, o que irá fomentar a economia regional e trazer desenvolvimento para todos. Nós como município-pólo nos dispusemos a concentrar aqui essa ação entre os poderes e acreditamos que os frutos serão muitos a partir deste evento”, diz ela.

Leia Também:  CGE teve atuação 98% preventiva no segundo quadrimestre de 2021

Confira a programação completa:

DIA 08/09

8h – Credenciamento

8h30 – Café da manhã

9h – Cerimonial de Abertura – Fala das autoridades.

10h – Palestra com Jefferson Preza Moreno – Secretário de Estado Adjunto de Turismo.

11h – Palestra “Crédito digital a serviço do empreendedor”, com Jair Marques – Presidente da Agência Desenvolve MT e José Roberto Webber, Secretário Executivo do Desenvolve MT.

12h – Almoço

14h – 17h30 – Palestra “Políticas públicas para o desenvolvimento da cultura” com a Equipe da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL

DIA 09/09

8h30 – Café da manhã

9h – 12h – Oficinas e orientações técnicas (SEADTUR E DESENVOLVE MT)

14h – 17h – Oficinas e orientações técnicas (SEADTUR E DESENVOLVE MT)

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Seduc e Sintep debatem retorno das aulas, contratações e processo de atribuição

Publicados

em


A volta às aulas na modalidade híbrida foi tema de reunião entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, apresentou as medidas adotadas e os investimentos feitos pelo Governo do Estado para garantir o retorno seguro para profissionais e estudantes.

Foram abordados temas como o funcionamento das escolas, medidas de biossegurança, plano de contingência, além dos processos seletivo e de atribuição dos professores para o próximo ano, chamamento do cadastro de reserva do concurso de 2017 e ações para melhorar a educação e garantir a recuperação da aprendizagem dos estudantes. O Sintep apresentou sugestões que serão avaliadas pela Seduc.

Essa é a primeira de uma série de reuniões que serão realizadas entre a Seduc e o Sintep. Foi definido que as reuniões serão por temas. O secretário Alan Porto reforçou que a Seduc está aberta ao diálogo e que o objetivo da reunião foi sanar todas as dúvidas sobre o retorno das aulas.

Processos seletivo e de atribuição

A secretária-adjunta de Gestão de Pessoas, Flávia Emanuelle de Souza Soares tirou dúvidas sobre os processos seletivo e de atribuição para o próximo ano. Destacou que após uma consulta à rede, foi identificado que o processo seletivo é uma reivindicação da maioria. A Seduc já está trabalhando no edital.

Leia Também:  Tese de mestrado será apresentada pela primeira vez em propriedade rural em MT

Quanto ao processo de atribuição, a portaria será publicada nos próximos dias. Entre as mudanças, está a antecipação do início da atribuição para o mês de outubro de forma que até o final do ano, antes do recesso escolar, os profissionais já estejam atribuídos e saibam onde vão atuar no próximo ano.

Além disso, a atribuição passará a ser totalmente online e deixará de contar com os certificados para somar pontos. A decisão é para evitar fraudes com a apresentação de certificados falsos. “São soluções de gestão para incluir qualidade na educação”, enfatiza a secretária.

Concurso público

Foi reafirmado ao Sintep que o chamamento de 141 professores de área do Concurso de 2017, por polo, já está adiantado, aguardando apenas autorização da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag). São profissionais do cadastro de reserva, uma vez que todos os aprovados já foram chamados.

Biossegurança

O secretário Alan Porto esclareceu todas as medidas de biossegurança adotadas para o retorno seguro, com ampliação de recursos para as escolas, além da criação do plano de contingência, junto com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), para casos de suspeita ou confirmação de Covid-19 nas unidades.

Leia Também:  CGE teve atuação 98% preventiva no segundo quadrimestre de 2021

Enfatizou que os casos suspeitos e confirmados são acompanhados diariamente pela Seduc, por meio do sistema Indica-SUS.

Secretária adjunta de Gestão de Pessoas reforçou que o Programa de Educação para Redução do Absenteísmo (ERA) também está focado no pós-covid, acompanhando os profissionais com atendimento psicológico, de educador físico e outros atendimentos necessários.

Investimentos

Alan Porto fez, ainda, uma explanação dos recursos que estão sendo investidos em infraestrutura física e tecnológica, e na área pedagógica. São R$ 936 milhões do Programa Mais MT.

O secretário reforçou que todas as obras paralisadas da educação, em gestões anteriores, estão sendo retomadas pelo atual governo e serão concluídas.

Até o final de 2022, serão 35 novas escolas, 40 unidades reformadas e ou ampliadas, mais de 300 unidades climatizadas, mais de 30 novas quadras poliesportivas, manutenção em mais de 380 escolas.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA