ÁGUA BOA

Mato Grosso

Governo entrega nova unidade da PM e reforça segurança no Centro Político Administrativo

Publicado em

Mato Grosso


O Governo do Estado  inaugurou a nova sede da 4ª Companhia Independente de Segurança Institucional da Polícia Militar (4ª CIPMSI) nesta terça-feira (14.09), na Praça das Bandeiras, na Capital. A nova unidade conta com um Centro de Monitoramento Eletrônico que registra toda a área do Centro Político Administrativo.  

A área pública foi revitalizada com investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag). O reforço na segurança do Centro Político Administrativo faz parte do “Projeto Águia”, que visa fortalecer o patrulhamento na região, por meio do monitoramento eletrônico interligado por câmeras de segurança em toda área do Centro Político Administrativo; região composta por orgãos e instituições públicas. 

Na ocasião, a PM inaugurou o Memorial de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso que está aberto para visitação. O local permite aos visitantes acesso às relíquias históricas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. O  memorial recebeu o nome do subtenente da PM Hisney Adão de Oliveira, falecido em 2020, em decorrência de complicações da Covid-19.

Representando o Comando Geral da Polícia Militar, o coronel Daniel Lipi Alvarenga destacou a revitalização da unidade e reforçou o compromisso da Polícia Militar na condução do projeto. “A parceria com o Governo do Estado visa o fortalecimento das ações de policiamento ostensivo no Centro Político Administrativo. Nós trabalhamos com o objetivo de trazer mais segurança aos órgãos públicos e à população”, destaca o militar.

Leia Também:  Governo inaugura ampliação da Escola Estadual Bromildo Lawisch e entrega material didático aos estudantes

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, pontuou os benefícios do uso de espaço. “A utilização da área pública que estava abandonada, obsoleta, agora trás dignidade para os profissionais da Polícia Militar que trabalham no Palácio do Paiaguás. Revitalizamos um local que pode ter diversas ocupações e que agora será melhor utilizado, trazendo um acervo das forças de segurança”, afirmou o secretário.  

O  sistema de monitoramento conta com 26 câmeras e a previsão é de que sejam adquiridos softwares de reconhecimento facial acoplado às câmeras PTZ; que está em fase de testes. Toda essa tecnologia permite que a PM identifique indivíduos suspeitos, pessoas com mandado de prisão, bem como monitorar e subsidiar investigações sobres pessoas que transitam pelo Centro Político.  

O tenente-coronel Frederico Correa Lima Lopes, que comanda a unidade, explicou que o sistema de monitoramento é de última geração. “Nós, da companhia, fazemos o monitoramento de forma segmentada. Um é feito no CIOSP, por policiais da companhia, e o outro é feito aqui, facilitando o intercâmbio com as viaturas que estão na rua. Com o Projeto Águia de monitoramento, vamos fazer a cobertura de todo o Centro Político e estabelecer protocolos. Visando mais segurança e controle”, explicou o comandante. 

Leia Também:  Ação educativa orienta cidadãos sobre o perigo de ingerir bebida alcoólica e dirigir

Tambem participaram da ato solene o subchefe de Estado Maior- Geral, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva; o comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá, coronel Esnaldo Moreira, o secretario adjunto da Sesp, coronel Juliano Chiroli, o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra, o ouvidor-geral de Polícia, Lúcio Andrade, e os deputados estaduais Carlos Avallone e Elizeu Nascimento dentre outras importantes autoridades civis e militares. 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Sábado (18): Mato Grosso registra 531.044 casos e 13.708 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sábado (18.09), 531.044 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 13.708 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 618 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 531.044 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso 4.304 estão em isolamento domiciliar e 512.224 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 159 internações em UTIs públicas e 86 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está 38,13% para UTIs adulto e em 15% para enfermarias adultos.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (109.483), Rondonópolis (37.445), Várzea Grande (37.208), Sinop (25.624), Sorriso (18.075), Tangará da Serra (17.636), Lucas do Rio Verde (15.550), Primavera do Leste (14.638), Cáceres (11.708) e Barra do Garças (10.538).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Seduc reinaugura quadra esportiva e lança projeto horta pedagógica em Chapada

O documento ainda aponta que um total de 386.221 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 116 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na sexta-feira (17.09), o Governo Federal confirmou o total de 21.080.219 casos da Covid-19 no Brasil e 589.573  óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 21.069.017 casos da Covid-19 no Brasil e 589.240 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste sábado (18.09).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Politec terá semana dedicada ao atendimento às pessoas com deficiência

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA