ÁGUA BOA

Mato Grosso

Inscrições para o Enem são abertas e estudantes de MT têm reforço nos estudos

Publicado em

Mato Grosso


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começam nesta quarta-feira (30.06) e podem ser feitas até o dia 14 de julho pela Página do Participante, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Para ajudar na preparação dos estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realiza o Pré-Enem [email protected] MT. A primeira parte do projeto já teve início, com a preparação dos estudantes para um concurso de redação. As aulas de Literatura, Gramática e Redação são transmitidas pela TV Assembleia.

Mas, a partir de agosto, a preparação será intensificada com todo o conteúdo cobrado no Enem.

Secretário de Educação, Alan Porto enfatiza que preparar os estudantes para o Enem é uma ação extremamente relevante, pois busca democratizar o acesso às principais universidades do país.

“O Enem, desde 2009, é a principal forma de acesso dos estudantes ao ensino superior público e privado de todo o país. É a oportunidade, principalmente aos estudantes de escolas públicas, de mudança e, sobretudo, de esperança para a obtenção de melhores condições de vida para si, para os seus familiares e toda a comunidade”, enfatiza Alan Porto.  

Leia Também:  Governador: "Nosso objetivo é zerar a atual fila represada de cirurgias eletivas em Mato Grosso"

Projeto 2021

O Pré-Enem [email protected] MT é destinado aos estudantes concluintes do Ensino Médio no ano de 2021 e para os que concluíram em 2020.

Neste ano, o projeto prevê a realização de aula na forma presencial uma vez por semana, nos 15 polos das Diretorias Regionais de Educação. Além disso, há ainda as aulas online e à distância com a transmissão pela TV Assembleia e pelo canal da Seduc no YouTube.

O projeto para 2021 ainda prevê a disponibilização de podcasts e materiais pedagógicos digitais referentes às habilidades e aos objetos de conhecimento abordados nos componentes curriculares.

Aplicação do Enem

Em 2021, tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias e horários. O exame é constituído por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha, que avaliarão as seguintes áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Preservação de local de crime e balística são temas de palestra em Seminário

Publicados

em


O diretor-geral em substituição legal da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Emivan Batista de Oliveira, apresentou, nessa quarta-feira (29.07), a palestra ‘Balística e Preservação de Local de Crime’ no 2º Seminário de Patrulhamento Tático, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Durante sua apresentação, o diretor pontuou o papel da perícia criminal no processo investigativo, destacando a importância da preservação do local de crime, considerando que, quanto maior o número de vestígios preservados em uma cena de crime, melhor e mais fácil será a resolução do caso. 

De acordo com o parágrafo único do artigo 169 do Código Processo Penal (CPP), quando isso não ocorre, o perito oficial criminal deve registrar no laudo as alterações, bem como as consequências dessas alterações na dinâmica dos fatos. 

O diretor destacou também a necessidade de policiais trabalharem em prol de garantir a preservação do local de ocorrência. “Estamos abertos a dar instruções com mais tempo e mais técnica sobre essa questão, porque, no meu entendimento, os colegas que possuírem esse conhecimento serão muito beneficiados. Com isso nós conseguimos elaborar um laudo pericial muito mais concreto, relatando a veracidade dos fatos e a dinâmica em que ocorreu aquele fato”, disse.

Ainda durante a palestra, Emivan abordou a perícia de balística, que realiza exames em armas de fogo e projéteis. Esses exames são realizados mediante requisição policial ou judicial, buscando responder os quesitos oficiais que compõem o inquérito criminal. 

No âmbito da Politec são realizados Entre esses: exame de identificação de arma de fogo com ou sem elementos identificadores; exame de caracterização de projétil de arma de fogo; exame de caracterização de estojo de munição de arma de fogo; exame de verificação da possibilidade de ocorrência de tiro acidental; entre outros.

No circuito de palestras do 2º Seminário de Patrulhamento Tático, evento que integra a celebração dos 20 anos do Batalhão da Rotam, ainda foram debatidos temas como a Lei de Abuso de Autoridade, sancionada em setembro de 2019; e também sobre o trabalho das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam-MT), precursora e referência no País em patrulhamento tático.

 *Com supervisão de Tita Mara Teixeira 

 
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Indígenas recebem 90 caixas de mel para expansão da apicultura em MT
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA