ÁGUA BOA

Mato Grosso

Ipem-MT realiza Operação Dia dos Namorados nos municípios do Norte de Mato Grosso

Publicado em

Mato Grosso


Na terça-feira (08.06), o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), começou a Operação Dia dos Namorados nos municípios do Norte do Estado. A fiscalização tem como objetivo levar segurança à população, principalmente nesta data comemorativa, onde a troca de presentes entre casais se tornam frequentes.

De acordo com o presidente do Ipem-MT, Bento Bezerra, será observado algumas informações nas roupas das lojas da região, levando em consideração a portaria do Inmetro nº 1666. “O produto deve apresentar as seguintes informações: marca do produto, a indicação fiscal, no caso o CPF ou CPNJ, a composição têxtil, que indicará, por exemplo, se ele é 100% algodão ou poliéster, o tamanho, o país de origem e o cuidado de conservação, ou seja, como o vestuário deve ser secado, lavado e outros”, comenta.

Na etiqueta, a marca do produto é importante para verificar se a roupa é original ou então pirata. O tamanho acaba sendo necessário para evitar constantes trocas do consumidor, assim como a marca de origem, já que algumas pessoas evitam usar roupas de determinados locais pela questão do trabalho escravo. “Na composição têxtil, o consumidor saberá se ele deve comprar aquele produto, já que ele pode ser alérgico a algodão, ou outro tecido. E o cuidado de conservação, para que a roupa não apresente problemas de rasgar depois de ser lavada”, explica.

Leia Também:  Governo entrega novo Mirante do Parque Mãe Bonifácia nesta quarta-feira (16)

Para garantir a segurança do consumidor, o Ipem-MT aconselha que ele verifique as seis informações antes da compra do produto, assim como pedir a nota fiscal do produto, pois ela garante os seus direitos como consumidor.

A operação acontecerá nos municípios de Feliz Natal (510 km de Cuiabá), Vera (461 Km de Cuiabá) e Sinop (479 Km de Cuiabá), sendo finalizada na sexta-feira (11.06).

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Estado inicia construção de aceiros no entorno da área urbana que receberá obra do Jardim Botânico

Publicados

em


Uma ação integrada entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) e Batalhão de Emergências Ambientais, iniciou nesta quinta-feira (17.06) a construção de aceiros mecânicos para prevenir o surgimento de focos de incêndio no entorno da área onde está prevista a construção do Jardim Botânico de Mato Grosso.

A retirada de vegetação é feita com maquinário pesado, sem uso do fogo. Conforme a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o Estado está desempenhando o importante papel de investir na prevenção com aceiros em vários pontos estratégicos do estado, incluindo o Pantanal, e a Transpantaneira.
 
“Esta é mais uma ação preventiva do Governo de Mato Grosso para evitar incêndios, desta vez, na área urbana, e que tanto prejudica a saúde da população cuiabana, e várzea-grandense. O objetivo é eliminar fatores que possam trazer riscos e incêndios florestais nesta área”, explica a gestora. 
 
 
Conforme a secretária, a efetivação do Jardim Botânico de Mato Grosso está em fase de elaboração de projeto executivo, e será mais uma obra entregue pelo Governo para ser um espaço de lazer da população mato-grossense. A área que está recebendo os aceiros fica na Avenida Antártica, em Cuiabá.
 
Com o aceiro mecânico, as equipes formam o que chamam de “linhas de defesa”, uma barreira natural, sem vegetação e biomassa que alimenta as chamas, por onde o fogo não passa. 
 
 
Período proibitivo do fogo
 
A medida antecede o período proibitivo do fogo, que começa no dia 1º de julho em todo o estado, após antecipação em 15 dias por decreto estadual. Com o decreto, fica proibida qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo nas áreas rurais até 30 de outubro de 2021. O uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mato Grosso é estado mais eficiente do País na vacinação contra febre aftosa
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA