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Jovens do Centro Socioeducativo de Cuiabá recebem capacitação profissional de informática

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Promover a ressocialização de jovens em conflitos com a lei por meio da qualificação profissional, é o objetivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que promove uma capacitação com dez jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo de Internação Masculina (Case) – popularmente conhecido como Complexo Pomeri, no bairro Planalto, em Cuiabá.

O curso de informática teve início na noite desta segunda-feira (13.09). A aula inaugural contou com a presença do secretário Estadual de Segurança, Alexandre Bustamante, além do secretário municipal de Cuiabá, Francisco Vuolo, e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceiros neste projeto.

“Estamos oportunizando aos menores em conflito com a lei uma capacitação de informática para que eles tenham no momento da saída um conhecimento, uma chance de ingresso no mercado de trabalho.  Este projeto é muito importante, pois quanto mais capacitação, treinamento e conhecimento eles tiverem, mais chances temos de mudar essa realidade e evitar o retorno para o caminho dos atos ilícitos”, declarou o secretário Alexandre Bustamante.

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O curso possui carga horária total 160/h aulas, ministrado presencialmente no período noturno, dentro de uma sala de estudos montada no Case.  Após a conclusão da capacitação, em 20 dias corridos, os alunos receberão certificados.

A estrutura; mesas, cadeiras, computadores e professor para ministrar o curso foi montada pelo Senai. Além disso, demais tratativas para ofertar este projeto aos jovens foram desenvolvidas pela união da Sesp-MT, Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá e Associação Dai-me Almas, parceiros nesta ação.

O secretário municipal Francisco Vuolo, destacou que o projeto é extremamente relevante, pois “o trabalho socioeducativo é fundamental, um instrumento que vai oportunizar através do conhecimento”.

O gestor destacou ainda que a oferta deste curso oportuniza a redução nos índices de criminalidade no município de Cuiabá, melhorando a qualidade de vida do jovem cidadão.

A coordenadora da Associação Dai-me Almas, Cassyra Vuolo, articuladora de ações de qualificação para os jovens no Centro Socioeducativo destacou que este curso vai abrir portas aos jovens e contribuir para construção de uma sociedade humana, além de redução nos índices de criminalidade.

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Fonte: GOV MT

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Busca por serviços presenciais no Detran-MT deve reduzir em até 90%

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Com a ampliação dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) de forma online, através do aplicativo MT Cidadão, a expectativa do órgão é reduzir em até 90% a procura pelos serviços de maneira presencial.

São mais de 15 serviços na área de habilitação e veículos que já estão disponíveis no MT Cidadão para toda a população mato-grossense. Entre eles estão: abertura do processo de transferência de propriedade, primeiro emplacamento, mudança de município, segunda via do CRV, troca para placa Mercosul, inclusão de financiamento, baixa de financiamento, intenção de venda e cancelamento da intenção de venda, abertura de requerimento para atividade remunerada (EAR), requerimento para condutor PCD e emissão de certidão do condutor.

Conforme o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a ampliação dos serviços no aplicativo é apenas o início de um processo de modernização para tornar a Autarquia cada vez mais digital.

Mesmo na modalidade online, o Detran-MT reforça que, para concluir os serviços de troca para placa Mercosul, mudança de município e transferência de propriedade é necessária a realização de vistoria veicular, que deve ser agendada através do próprio aplicativo.

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Há mais de 1 ano, o Detran-MT já havia disponibilizado de forma online os serviços de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a emissão do Licenciamento do veículo. Na atualização do aplicativo MT Cidadão foram realizadas melhorias e atualizações no serviço de renovação da CNH.

Os dois serviços eram muito procurados de forma presencial nas unidades do Detran e, desde que foram disponibilizados de forma online, a demanda de atendimento presencial para esses serviços reduziu drasticamente nas unidades em todo Estado.

“A tendência é que as pessoas busquem cada vez mais serviços de forma online, pela comodidade e praticidade de não ter que sair da sua rotina e nem deslocar a unidades do Detran”, comentou o presidente da Autarquia, Gustavo Vasconcelos.

O aplicativo MT Cidadão foi desenvolvido pela Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e disponibiliza, em uma mesma plataforma, diversos serviços digitais para uso do cidadão.

O MT Cidadão está disponível para download gratuito nas principais lojas de aplicativos.

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Serviços presenciais  

Alguns serviços do Detran-MT ainda permanecem na modalidade presencial, tais como: abertura do processo para primeira CNH, mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro, alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) que precisam ser informados ao Denatran, além da vistoria veicular, comunicação de venda, alteração de característica do veículo, regravação e substituição de motor, regravação de chassi, recurso de infrações.

Lembrando que, para fazer algum dos serviços elencados acima, é necessário o agendamento para atendimento presencial, que deve ser realizado pelo site do Detran (www.detran.mt.gov.br).

Fonte: GOV MT

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