ÁGUA BOA

Mato Grosso

Mais de 6,5 mil candidatos fazem o vestibular da Unemat neste domingo (08)

Publicado em

As provas do Vestibular 2025 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), para ingresso no primeiro semestre, ocorrem neste domingo (08.12), com 6.545 candidatos inscritos.

O Vestibular 2025/1 envolve uma prova com questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; e uma prova de redação.

As provas serão aplicadas em etapa única neste domingo (08), com início às 13 horas e término às 18 horas, nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Participam do certame, obrigatoriamente, os candidatos que concorrem aos cursos de Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Medicina.

Além dos inscritos para as provas do Vestibular, também concorrem às vagas 2.056 candidatos que participam do processo seletivo por meio de análise de histórico escolar do Ensino Médio.

Para o ano letivo 2025/1 foram disponibilizadas 2.550 vagas em 63 cursos, distribuídos em 13 municípios do Estado.

Documentos

Leia Também:  Governo monitora 31 municípios devido às chuvas intensas em Mato Grosso

Para a realização das provas, os candidatos deverão portar um documento de identificação oficial original com foto e uma caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta ou azul. Não é permitido o uso de relógios, aparelhos eletrônicos e celulares dentro das salas de aplicação das provas, sob pena de eliminação.

São considerados documentos válidos para identificação: cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenha validade como documento de identidade; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; Carteira de Trabalho e Previdência Social; e documentos digitais com foto (e-Título, CNH, RG digital e Carteira de Identidade Nacional digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.br.

Aos candidatos estrangeiros também é obrigatória a apresentação dos documentos de identificação, como passaporte; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; documento provisório de Registro Nacional Migratório; cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, emitido por Estado parte ou associado ao Mercosul.

Leia Também:  Mauro sanciona lei que proíbe presos de receberem visitas de garotas de programa

Confira as regras e os itens permitidos no Item 12 do Edital, aqui.

Inclusão

Candidatos com deficiência física, cegueira, baixa visão, visão monocular, surdez, surdocegueira, déficit de atenção, dislexia, autismo, discalculia, entre outros têm direito a atendimento especializado. Também é assegurado pelo edital o atendimento específico para candidata gestante ou lactante ou para candidato com outra condição transitória específica, como acidente ou pós-cirúrgico.

A Unemat também ressalta que, para candidato trans (travestis, transexuais e transgêneros e pessoas que se identifiquem com outro gênero que não aquele designado a partir do sexo biológico em seu nascimento), é ofertada a opção de utilização do nome social.

Resultado

O resultado final do Vestibular será divulgado no dia 3 de fevereiro, com início do período letivo em 17 de fevereiro.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br.

Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 98120-0095.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

‘Até final do ano, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá até Sinop em obras’, destaca Mauro Mendes

O governador adiantou que parte das obras já serão finalizadas ainda em 2025.

Published

on

 / Secom – MT
Até final do ano, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá até Sinop em obras, destaca Mauro Mendes

O governador Mauro Mendes afirmou que, até o final do ano, todo o trecho da BR-163 de Cuiabá até Sinop “estará em obras”.

Em entrevista ao SBT Comunidade de Sinop, ele detalhou em que pé estão os trâmites para a duplicação da rodovia, que é federal, mas cuja concessão foi assumida pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Nova Rota do Oeste.

“Esse trecho de Sinop a Sorriso tem previsão de ficar pronto esse ano e também está contratado o trecho de Sorriso até Lucas [do Rio Verde] e de Lucas até Nova Mutum. De Cuiabá a Jangada está em processo de licitação e no primeiro semestre desse ano vamos contratar de Jangada a Rosário Oeste. E aí teremos 100% de Cuiabá até Sinop em obras, e boa parte delas finalizando até 2025”, relatou ele, nesta terça-feira (21.01).

Mauro lembrou que a falta de obras na rodovia era um dos maiores problemas de Mato Grosso, com centenas de pessoas morrendo todos os anos na estrada.

Leia Também:  Mauro sanciona lei que proíbe presos de receberem visitas de garotas de programa

Porém, desde que o estado assumiu o problema em uma solução considerada inédita, os óbitos reduziram em mais de 85% somente no trecho do Posto Gil, em Diamantino, até Nova Mutum.

“O Governo tomou uma decisão muito ousada. Pegamos um problema que estava no colo do Governo Federal, no colo da iniciativa privada, e pegamos pro nosso colo. No começo, muitas pessoas duvidavam que íamos dar conta de fazer. E hoje nós já temos mais de 100 quilômetros duplicados. A BR-163 dá muito orgulho para todos os mato-grossenses que passam por aí e que por muitos anos sofreram com o perigo e com a agonia de ver parentes, amigos e conhecidos perdendo a vida nessa estrada, que chegou a ser conhecida como estrada da morte”, registrou.

Ainda na entrevista, o governador falou sobre a reta final das obras no hospital regional e o auxílio para equipar o hospital municipal que está sendo construído pela prefeitura.

“O prefeito Roberto Dorner está finalizando um hospital municipal. E isso é importante, porque hoje o Hospital Regional acaba funcionando como hospital municipal, e não é correto. Temos o compromisso e vamos ajudar a equipar o hospital municipal. E o nosso regional foi totalmente reformado, modernizado, ampliado, com 95% da obra pronta. É difícil fazer uma reforma com o hospital funcionando, é mais lenta, porque priorizamos a saúde. O índice de satisfação é de 97%, o que é histórico. Isso nunca aconteceu”, concluiu.

Leia Também:  Governo monitora 31 municípios devido às chuvas intensas em Mato Grosso
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA