ÁGUA BOA

Mato Grosso

Metamat inaugura quarto escritório regional no Estado

Publicado em

Mato Grosso


A Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat) inaugurou nesta sexta-feira (10.09), o quarto escritório regional no Estado. A unidade de Aripuanã irá executar projetos do setor mineral visando a regularização, ordenamento e monitoramento das atividades mineradoras para legalização dos garimpos da área. O que irá contribuir com a geração de emprego e renda na região.

O novo espaço foi aberto graças à assinatura do termo de cooperação entre a empresa estadual, a Cooperativa de mineradores e garimpeiros da região de Aripuanã (Coopemiga) e o Município.

Conforme o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, são muitas as ações a serem fomentadas pelo escritório. “Vamos atuar, em especial, na promoção de atividades de pesquisa, na implantação de projetos de recuperação de áreas degradadas, sobretudo, naqueles direcionados a conferir maior sustentabilidade e racionalidade exploratória”, pontua.

Dentre as atribuições da sede regional estão orientação técnica com base nas boas práticas de mineração, garantia de medidas de higiene e segurança no trabalho. Desenvolvimento e difusão de procedimentos de pesquisa, lavra e beneficiamento de minérios de menor impacto ao meio ambiente.

Leia Também:  Sema-MT coloca em campo um veterinário e duas unidades móveis de pronto atendimento de animais

O escritório contará com um geólogo, um técnico e dois estagiários. Além das atribuições habituais, equipe será responsável pelo cadastro dos produtores de bens minerais no município.

O presidente da Coopemiga, Antônio Vieira da Silva, considera a Metamat uma parceira fundamental. “Quanto à documentação, ao apoio técnico que recebemos, a Metamat nos ajudou demais nas negociações com a mineradora, tivemos muito respaldo. Se não fosse a Metamat não tínhamos conseguido o êxito, a legalidade no município de Aripuanã. Hoje somos uma das maiores cooperativas do estado de Mato Grosso, somos 6 mil pessoas, tudo graças a esse apoio do Estado”, ressalta.

Para a prefeita de Aripuanã, Seluir Peixer, é de grande importância a instalação de um escritório regional na cidade. “Para nós é extremamente relevante ter essa unidade da Metamat. Os profissionais trabalhando aqui poderão dar grande suporte técnico para a cooperativa e para estudos que temos planejado no atendimento à comunidade. Eles vêm num momento oportuno, de expansão do garimpo no município. Contamos com esses profissionais para nos dar o amparo que precisamos”, conclui.

Leia Também:  Livro com metodologia que promove interação de crianças com patrimônio histórico e cultural será lançado nesta quarta-feira (29)

Diversificação

Atualmente, a Metamat conta com escritórios descentralizados nos municípios de Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Guarantã do Norte e Aripuanã.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Busca por serviços presenciais no Detran-MT deve reduzir em até 90%

Publicados

em


Com a ampliação dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) de forma online, através do aplicativo MT Cidadão, a expectativa do órgão é reduzir em até 90% a procura pelos serviços de maneira presencial.

São mais de 15 serviços na área de habilitação e veículos que já estão disponíveis no MT Cidadão para toda a população mato-grossense. Entre eles estão: abertura do processo de transferência de propriedade, primeiro emplacamento, mudança de município, segunda via do CRV, troca para placa Mercosul, inclusão de financiamento, baixa de financiamento, intenção de venda e cancelamento da intenção de venda, abertura de requerimento para atividade remunerada (EAR), requerimento para condutor PCD e emissão de certidão do condutor.

Conforme o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a ampliação dos serviços no aplicativo é apenas o início de um processo de modernização para tornar a Autarquia cada vez mais digital.

Mesmo na modalidade online, o Detran-MT reforça que, para concluir os serviços de troca para placa Mercosul, mudança de município e transferência de propriedade é necessária a realização de vistoria veicular, que deve ser agendada através do próprio aplicativo.

Leia Também:  Segunda-feira (27): Mato Grosso registra 534.955 casos e 13.782 óbitos por Covid-19

Há mais de 1 ano, o Detran-MT já havia disponibilizado de forma online os serviços de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a emissão do Licenciamento do veículo. Na atualização do aplicativo MT Cidadão foram realizadas melhorias e atualizações no serviço de renovação da CNH.

Os dois serviços eram muito procurados de forma presencial nas unidades do Detran e, desde que foram disponibilizados de forma online, a demanda de atendimento presencial para esses serviços reduziu drasticamente nas unidades em todo Estado.

“A tendência é que as pessoas busquem cada vez mais serviços de forma online, pela comodidade e praticidade de não ter que sair da sua rotina e nem deslocar a unidades do Detran”, comentou o presidente da Autarquia, Gustavo Vasconcelos.

O aplicativo MT Cidadão foi desenvolvido pela Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e disponibiliza, em uma mesma plataforma, diversos serviços digitais para uso do cidadão.

O MT Cidadão está disponível para download gratuito nas principais lojas de aplicativos.

Leia Também:  Em ação conjunta, Gefron quebra recorde e realiza maior apreensão de drogas desde sua criação

Serviços presenciais  

Alguns serviços do Detran-MT ainda permanecem na modalidade presencial, tais como: abertura do processo para primeira CNH, mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro, alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) que precisam ser informados ao Denatran, além da vistoria veicular, comunicação de venda, alteração de característica do veículo, regravação e substituição de motor, regravação de chassi, recurso de infrações.

Lembrando que, para fazer algum dos serviços elencados acima, é necessário o agendamento para atendimento presencial, que deve ser realizado pelo site do Detran (www.detran.mt.gov.br).

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA