ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

EMERGÊNCIA

MT declara emergência zoossanitária após confirmação de caso de gripe aviária em Campinápolis

Com o decreto, Indea pode adotar medidas emergenciais e o uso de recursos a serem aplicados nas ações necessárias para contenção de focos da infecção

Publicado em

Barreira sanitária fixa foi montada, com a presença de servidores do Estado 24 horas por dia. Nela foi interrompido o trânsito de animais, materiais e equipamentos potencialmente contaminados.

O Governo de Mato Grosso declarou estado de emergência zoossanitária em decorrência da confirmação da presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Campinápolis.

A medida, publicada em edição extra no Diário Oficial na manhã desta terça-feira (10.6), tem o prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período ou sucessivos períodos.

Com o decreto, fica o Governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), órgão responsável por atuar na defesa agropecuária no âmbito estadual, liberado para adotar medidas emergenciais e o uso de recursos a serem aplicados nas ações necessárias por ocasião do foco da gripe aviária.

O documento libera ainda o Indea, se necessário, a expandir normas complementares com o objetivo de disciplinar e operacionalizar as ações decorrentes da situação de emergência zoossanitária.

O caso foi confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no último domingo, em uma criação doméstica de aves de subsistência. Conforme nota do órgão, o foco da doença está fora das regiões de produção avícola industrial do Estado.

Leia Também:  ​Colisão frontal entre carretas na BR-158, deixa pelo menos dois mortos próximo a Distrito de Confresa

Agentes do Indea já se deslocaram para o município para inspecionar todas as propriedades, em um raio de 10 quilômetros, do local afetado.

O Indea reforça que não há risco à saúde humana pelo consumo de carne de frango ou ovos, e os alimentos podem ser consumidos com segurança.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cidades

“MT é exemplo no enfrentamento de incêndios florestais e desmatamento ilegal”, afirma promotor do MP

Marcelo Vacchiano também destacou, no Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, a nova regulamentação sobre aceiros como medida para conter o avanço do fogo.

Published

on

 / Secom – MT

O promotor de Justiça Marcelo Vacchiano, que atua em questões relacionadas ao Meio Ambiente, afirmou nesta segunda-feira (16.6) que Mato Grosso tem um trabalho diferenciado na gestão ambiental do estado. De acordo com o promotor, o Estado tem se destacado pela atuação conjunta entre os órgãos públicos e o setor produtivo, que trabalham alinhados para enfrentar os desafios ambientais.

A fala foi feita durante a abertura do Forest Fire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, realizado em Cuiabá. O evento reúne representantes e palestrantes de 10 países, entre eles Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Espanha, Chile, Irlanda e França, além de especialistas e autoridades do Brasil.

“Nós somos um estado que serve de exemplo, estamos enfrentando com responsabilidade as mudanças climáticas, os incêndios florestais e os desmatamentos ilegais. Desde o início da atual gestão, temos um comitê gestor presidido pelo próprio governador, que reúne todos os órgãos com atribuição sobre o tema, trabalhando juntos para o enfrentamento do problema, sem um colocar o dedo na cara do outro, mas juntos, buscando soluções para a implementação”, afirmou.

Leia Também:  Ex-vereador que estava desaparecido é encontrado morto em área de mata às margens de rodovia

O promotor também ressaltou a importância da nova regulamentação sobre o tamanho mínimo dos aceiros — faixas de terra limpa ao redor da vegetação usadas para evitar a propagação do fogo.

“O tamanho do aceiro é uma grande conquista para nós, que atuamos no Ministério Público e recebemos as infrações, além de fazermos o acompanhamento por meio de um marco satélite dos desmatamentos. Muitas pessoas eram autuadas justamente pela falta de uma regulamentação clara sobre o aceiro”, pontuou.

Além disso, o promotor parabenizou o governador em exercício Otaviano Pivetta e o comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Gledson Vieira Bezerra, pela iniciativa de reunir na capital mato-grossense representantes dos 27 Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil, destacando a importância da cooperação nacional.

Forest Fire 2025

Entre os dias 16 e 18 de junho, Mato Grosso sedia o Forest Fire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, evento inédito no Brasil que reunirá especialistas de 10 países, pesquisadores e comandantes de todos os 27 Corpos de Bombeiros Militares do país. A programação inclui palestras técnicas, minicursos e uma feira de expositores, com entrada gratuita e aberta ao público.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA