Mato Grosso
Natal do Cridac entrega mais de mil brinquedos para crianças atendidas pela unidade
O Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou a tradicional festa de Natal da instituição, com a presença de, aproximadamente, 700 pessoas, entre pacientes e acompanhantes.
Foram distribuídos cerca de mil brinquedos para as crianças atendidas pela unidade de reabilitação.
A festa contou, também, com a parceria da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e do Suco Prats.
“Quero parabenizar a todos os profissionais que compõem o time do Cridac e enfatizar que tudo isso só é possível graças à união de esforços do Governo do Estado, da primeira-dama, Virginia Mendes, e de parceiros comprometidos em proporcionar o melhor para os nossos pacientes”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Durante a festa, que contou com a presença do Papai Noel, foram distribuídos lanches, sucos, refrigerante, picolés, além da entrega de kits de panetones e de 800 cestas básicas arrecadadas pelo programa SER Família, idealizado pela Setasc.
“Essa festa tradicional que promovemos para os nossos pacientes é um dos momentos mais esperados do ano. Eles aproveitam para interagir uns com os outros, se divertem com a programação e ainda ganham presentes. É um jeito especial de celebrarmos o Natal e a chegada de um novo ano”, declarou a diretora da unidade, Suely Souza.
Nos últimos seis anos, o Cridac realizou 592.111 procedimentos de reabilitação. Além disso, neste mesmo período foram cedidos 10.377 aparelhos auditivos e 5.654 cadeiras de rodas, sendo 1.404 aparelhos auditivos e 873 cadeiras de rodas somente em 2024.
Paciente do Cridac desde os três anos de idade, Fátima Leandra, hoje com 21 anos, nasceu com uma doença congênita e utiliza próteses nas duas pernas. Ela contou que já precisou realizar a troca das próteses quatro vezes ano longo dos anos e que a convivência com os funcionários do Cridac fez com que ela tivesse uma “segunda família”.
“A primeira prótese que eu tive que usar foi com 5 anos de idade. De lá para cá eu já precisei trocar de próteses quatro vezes, de tempos em tempos, conforme eu fui crescendo. Tantos processos, cada coisa que eu passei, cada luta que eu venci, tudo isso são experiências únicas e posso dizer que aqui no Cridac eu tenho uma segunda família. Eu conheço muitos funcionários aqui que me viram crescer, praticamente”, disse.
Serviço
O Cridac é uma unidade da rede de cuidado à Pessoa com Deficiência, localizado na Rua G, s/n Bloco A, Centro Político Administrativo. Para mais informações sobre o atendimento prestado pela unidade especializada, entrar em contato pelos telefones: (65) 3613-1933 ou 3613-1918.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
‘Até final do ano, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá até Sinop em obras’, destaca Mauro Mendes
O governador adiantou que parte das obras já serão finalizadas ainda em 2025.
O governador Mauro Mendes afirmou que, até o final do ano, todo o trecho da BR-163 de Cuiabá até Sinop “estará em obras”.
Em entrevista ao SBT Comunidade de Sinop, ele detalhou em que pé estão os trâmites para a duplicação da rodovia, que é federal, mas cuja concessão foi assumida pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Nova Rota do Oeste.
“Esse trecho de Sinop a Sorriso tem previsão de ficar pronto esse ano e também está contratado o trecho de Sorriso até Lucas [do Rio Verde] e de Lucas até Nova Mutum. De Cuiabá a Jangada está em processo de licitação e no primeiro semestre desse ano vamos contratar de Jangada a Rosário Oeste. E aí teremos 100% de Cuiabá até Sinop em obras, e boa parte delas finalizando até 2025”, relatou ele, nesta terça-feira (21.01).
Mauro lembrou que a falta de obras na rodovia era um dos maiores problemas de Mato Grosso, com centenas de pessoas morrendo todos os anos na estrada.
Porém, desde que o estado assumiu o problema em uma solução considerada inédita, os óbitos reduziram em mais de 85% somente no trecho do Posto Gil, em Diamantino, até Nova Mutum.
“O Governo tomou uma decisão muito ousada. Pegamos um problema que estava no colo do Governo Federal, no colo da iniciativa privada, e pegamos pro nosso colo. No começo, muitas pessoas duvidavam que íamos dar conta de fazer. E hoje nós já temos mais de 100 quilômetros duplicados. A BR-163 dá muito orgulho para todos os mato-grossenses que passam por aí e que por muitos anos sofreram com o perigo e com a agonia de ver parentes, amigos e conhecidos perdendo a vida nessa estrada, que chegou a ser conhecida como estrada da morte”, registrou.
Ainda na entrevista, o governador falou sobre a reta final das obras no hospital regional e o auxílio para equipar o hospital municipal que está sendo construído pela prefeitura.
“O prefeito Roberto Dorner está finalizando um hospital municipal. E isso é importante, porque hoje o Hospital Regional acaba funcionando como hospital municipal, e não é correto. Temos o compromisso e vamos ajudar a equipar o hospital municipal. E o nosso regional foi totalmente reformado, modernizado, ampliado, com 95% da obra pronta. É difícil fazer uma reforma com o hospital funcionando, é mais lenta, porque priorizamos a saúde. O índice de satisfação é de 97%, o que é histórico. Isso nunca aconteceu”, concluiu.
-
Agronegócio7 dias ago
Chitãozinho começa a investir na produção de soja no Araguaia Goiano
-
Cidades6 dias ago
Moto passa embaixo de trator pulverizador e garupa tem cabeça estourada; vídeo
-
VARIEDADES6 dias ago
Valor de fortuna de Silvio Santos nas Bahamas causa ‘profunda estranheza’ à PGE de São Paulo
-
Policial4 dias ago
Casal é morto a tiros na zona rural de cidade do Araguaia; PM divulga foto do suspeito
-
Cidades5 dias ago
Água Boa, e mais 14 cidades decretam situação de emergência após temporais
-
Mato Grosso4 dias ago
Governo monitora 31 municípios devido às chuvas intensas em Mato Grosso
-
Agua Boa5 dias ago
Prefeitura de Água Boa inaugura nova escola de educação infantil; VÍDEO
-
Policial4 dias ago
Quadrilha especializada em roubos a bancos tinha R$ 320 mil em espécie; trio morreu em confronto com a PM em Confresa