ÁGUA BOA

Mato Grosso

Servidores da Seduc doam sangue e ajudam a salvar vidas

Publicado em

Mato Grosso


Servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) atenderam ao convite do MT Hemocentro e participaram da doação de sangue. A unidade móvel, conhecida como Homobus, ficará dois dias na secretaria – nesta quarta-feira (30.06) durante todo o dia e na quinta-feira (01/07) no período matutino. Para entrar na lista dos doadores, os servidores fazem um pré-cadastro e passam por uma triagem.

Entre os servidores que entraram na luta por salvar vidas está Gabriela Correa, de 20 anos, que estreia como doadora. “É a primeira vez que participo. Desde adolescente, sempre quis doar sangue. Já adulta, descobri que, por causa de minha tatuagem, tive que esperar um ano. Esse prazo terminou e agora estou na fila. Uma grande emoção”.

Paulo Jassnicker, de 53 anos, também servidor da Seduc, já é doador de sangue voluntário desde 1986, quando estava no Exército Brasileiro. Conta que faz uma média de três doações por ano, mas não faz ideia de quantas vidas ajudou a salvar.

Leia Também:  Detran registra mais de 95 mil processos de renovação da CNH pelo MT Cidadão

Ele acredita que o deslocamento do MT Hemocentro até as secretarias é uma ótima forma de aumentar o número de doadores porque um dos obstáculos para muitos voluntários é se deslocar até a rua 13 de Junho, no centro da Capital, para a captação de sangue.

“É importante o ônibus passar nas secretarias porque muita gente gostaria de fazer a doação, mas ir até o Hemocentro é um grande obstáculo. Outra questão é a desinformação, porque até hoje temos pessoas que acreditam no mito de que a doação faz o sangue engrossar, o que não é verdade”, ressalta.

A coordenadora de coleta externa do MT Hemocentro, a enfermeira Rackel de Pinho, concorda com Paulo. “O foco do ônibus é facilitar a locomoção do doador. Hoje, a coleta externa quase que equivale com nossa unidade física da rua 13 de Junho”, frisa.

Rackel ressalta que o número de doadores da Seduc é significativo. Tanto que serão necessários dois dias de atendimento. “Os servidores da Seduc sempre atenderam o nosso pedido de doação com uma participação expressiva. Como o Homobus tem um limite de atendimento, ficaremos dois dias estacionados na Seduc”, comemora.  

Leia Também:  PM prende suspeito com 50 kg de pasta base de cocaína dentro de carro em Nova Monte Verde

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a parceria superou as expectativas. “Essa parceria é muito importante porque o MT Hemocentro precisa de doadores e vai reforçar o seu banco de sangue. E ver nossos servidores participando da campanha, unidos para salvar vidas, é gratificante”.

A doação na Seduc faz parte do “Movimento em Prol do Doador de Sangue”, uma campanha organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e pelo MT Hemocentro em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). A ação vai até empresas e órgãos públicos e realiza a coleta itinerante dos colaboradores que tenham interesse em doar.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Sábado (31): Mato Grosso registra 490.313 casos e 12.773 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (31.07), 490.313 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 12.773 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 671 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 490.313 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.696 estão em isolamento domiciliar e 465.327 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 450 internações em UTIs públicas e 280 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 81,97% para UTIs adulto e em 32% para enfermarias adultos.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (99.696), Rondonópolis (34.842), Várzea Grande (32.805), Sinop (23.540), Sorriso (17.156), Tangará da Serra (16.812), Lucas do Rio Verde (14.609), Primavera do Leste (12.990), Cáceres (10.685) e Barra do Garças (9.976).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Sexta-feira (18): Mato Grosso registra 437.844 casos e 11.608 óbitos por Covid-19

O documento ainda aponta que um total de 376.852 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 516 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na sexta-feira (30.07), o Governo Federal confirmou o total de 19.880.273 casos da Covid-19 no Brasil e 555.460 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 19.839.369 casos da Covid-19 no Brasil e 554.497 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste sábado (31.07).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Sema inaugura nova sede dos Conselhos de Meio Ambiente nesta quarta-feira (30)

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA