ÁGUA BOA

Mato Grosso

Sesp-MT lança E-denúncias e permite comunicação de crimes pela internet

Publicado em

Mato Grosso


A partir de agora, qualquer denúncia de crime em Mato Grosso pode ser feita pela internet, além dos Disques 197 e 181. O serviço é disponibilizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), pelo site https://portal2.sesp.mt.gov.br/e-denuncias, e integra o programa Mais MT, do Governo do Estado, dentro do Eixo Tolerância Zero. O anonimato do denunciante é totalmente garantido.

O projeto foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Sesp-MT, em parceria com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), pensando no uso de dispositivos móveis (celular, tablets, etc.). Dessa forma, ele é responsivo, ou seja, adequa-se às diversas resoluções de telas, alcançando assim maior participação dos cidadãos.

O interessado pode acessar direto, digitando o endereço no navegador de internet, ou clicando no link E-denúncias, localizado no canto superior direito do site da Sesp-MT. A ferramenta também é disponibilizada no ícone Cidadão, na barra de Serviços do site da Secretaria.

O diferencial da ferramenta é a possibilidade de anexar fotos, vídeos e áudios (limitados ao tamanho máximo de 2MB) que complementem o relato sobre o crime denunciado. Além disso, será gerado um número de protocolo para a pessoa acompanhar o andamento da denúncia. Os status podem ser: pendente (quando ainda será encaminhada); procedente (quando foi iniciada investigação) ou improcedente (quando não há elementos suficientes para investigar).

Leia Também:  Anuário aponta redução de 8,17% nos acidentes de trânsito em 2020

Após o recebimento das informações, o Ciosp fará o encaminhamento às unidades da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), conforme a natureza criminal. “É importante ressaltar que o site é voltado para denúncias, da mesma forma como são feitas pelos Disques 197 e 181, pois em casos de emergência o 190 deve ser acionado”, explica a gerente de Denúncias Anônimas do Ciosp, Daise Beckmann Luck.

Ela ressalta ainda que o site é mais uma opção que visa aumentar a participação da população na identificação e resolução de crimes no estado. “É muito importante contar com o apoio dos cidadãos, e o E-denúncias colabora com a ampliação do acesso e da transparência”.

Entre os crimes possíveis de fazer a denúncia online, estão: tráfico de drogas; crimes ambientais; homicídio; localização de pessoa desaparecida; violência contra a mulher, criança e idoso; estelionato, entre outros. Este campo não foi limitado no preenchimento, porque muitas vezes a natureza criminal é desconhecida pelo denunciante.

O único campo obrigatório no preenchimento de dados da pessoa que faz a denúncia é o município. No entanto, para ter melhor efetividade, o Ciosp orienta que a pessoa saiba: relatar o crime; onde ocorre(u) ou ocorrerá o crime; quando ocorre(u) ou ocorrerá o crime; quem são os envolvidos (Suspeito/Autor – Vítima) no crime; onde podem ser localizados os envolvidos.

Leia Também:  Envasamento do gás de cozinha em MT reduzirá preço para população

No canto direito superior do site, a Sesp-MT disponibiliza opções de acessibilidade, incluindo um link para acesso a uma ferramenta de tradução automática de páginas da internet para linguagem de libras.

Este é o primeiro projeto que possui a arquitetura inteira direcionada a exposição de serviços, facilitando integrações com novos produtos do Estado. Inclusive, consta como próxima atividade do roadmap (mapa de organização das metas de desenvolvimento de software) a disponibilização destes serviços no MTCidadão.

Trote é crime

O Ciosp recebeu, só no primeiro semestre de 2021, pelos Disques 197 e 181, 3.673 denúncias anônimas. A expectativa é que o número aumente nos próximos meses, com a implantação do E-denúncias. É importante lembrar que trote é crime previsto em lei. Qualquer tipo de falsa comunicação de crime ou de contravenção se enquadra no artigo nº 340 do Código Penal, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.

Os trotes não só prejudicam o trabalho das forças de segurança, como também geram prejuízo ao Estado, principalmente quando há o deslocamento de viaturas e de servidores das forças de segurança.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

RAIO fecha boca de fumo e desarticula quadrilha que aplicava golpes pela internet

Publicados

em


Policiais militares do RAIO prenderam cinco pessoas por tráfico de drogas e estelionato, na noite de segunda-feira (02.08), em Cuiabá. PM apreendeu 11 aparelhos celulares, oito porções de maconha e cocaína, 16 cartões bancários, frascos de ‘lança perfume ‘e ‘loló, relógios, dinheiro.

Por volta das 20 horas, os policiais em motopatrulhamento tático pela região do bairro do Porto, visualizaram um homem em um carro Voyage em atitude suspeita. A Polícia Militar abordou o condutor e checou o veículo, onde foi encontrada uma porção de maconha no interior do automóvel. O suspeito confessou que comprou a droga em um residencial, na capital.  

O homem denunciou que no apartamento, utilizado como boca de fumo, é uma espécie de central para a prática de golpes no site de compra e venda modalidade apelidada de “Golpe da OLX”. De imediato, os policiais foram ao referido local e prenderam quatro pessoas no apartamento.  

Dentro do imóvel, a PM apreendeu 11 aparelhos celulares, oito porções de maconha e cocaína, 16 cartões bancários, frascos de ‘lança perfume ‘e ‘loló, relógios, dinheiro e um caderno de anotações nomes e endereços de terceiros.  Os cinco suspeitos foram presos e conduzidos à Delegacia. A ocorrência foi entregue para a Polícia Judiciária Civil.  

Leia Também:  Anuário aponta redução de 8,17% nos acidentes de trânsito em 2020
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA