ÁGUA BOA

Mato Grosso

Sinop adere ao Mais MT Muxirum e já tem 20 turmas formadas

Publicado em

Mato Grosso


O município de Sinop é o 58º a aderir ao programa Mais MT Muxirum, que visa alfabetizar jovens e adultos com mais de 15 anos. A assinatura ocorreu nesta terça-feira (14.09), durante a inauguração da Escola Militar Tiradentes. As aulas no município começam na próxima quarta-feira (22).

Um dia após a assinatura do termo de adesão, pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e pela secretária municipal, Sandra da Conceição Donato, 20 turmas já estão formadas, com 200 alunos.

A expectativa da coordenadora local do Mais MT Muxirum, Cristiane Aparecida Custódio Bregolato, é que este número cresça muito com a busca ativa nesta semana.

Bregolato, que já foi professora alfabetizadora, afirma que trabalhar no programa é extremamente gratificante, principalmente no acompanhamento dos alunos no dia a dia. “O programa tem uma importância muito grande. A maioria dos estudantes quer aprender a escrever o próprio nome e a ler para poder fazer tarefas que são, teoricamente, simples, como pegar um ônibus, assinar um documento, ir ao banco”.

Leia Também:  Com taxa de ocupação em cerca de 50%, SES notifica municípios sobre leitos de UTI Covid-19

No município já são 42 alfabetizadores selecionados e, de acordo com a formação de mais turmas, outros serão contratados. “Para alfabetizar é necessário muito carinho, muito cuidado. Os alfabetizadores são apaixonados pelo que fazem, tanto que temos muitos que já participaram do programa em outros anos”.

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto enfatiza que a meta do projeto está muito próxima de ser alcançada. Para este ano, foram selecionados 60 municípios para desenvolverem o programa e apenas dois não assinaram o termo de adesão, sendo que as conversas já estão bem avançadas.

“As aulas começaram no dia 14 para as turmas que já estavam formadas, mas o calendário é flexível e as aulas podem ser repostas ao final. Ou seja, continuamos a busca ativa. Nossa meta é atender, nesta primeira etapa, mais de 48 mil estudantes com mais de 15 anos que não sabem ler e escrever. E, em cinco anos, o objetivo do governo do Estado é erradicar o analfabetismo em Mato Grosso”.

Leia Também:  Centro Político Administrativo passar a contar com feira livre a partir desta quinta-feira (16)

Alan Porto explica que o programa é executado pelo município, com atendimento flexibilizado quanto ao local – pode ocorrer em centros comunitários, igrejas, escolas – e com turma reduzida, de 10 a 15 alunos no máximo.

Serão atendidos jovens e adultos tanto da zona urbana como da zona rural, respeitando todas as regras de biossegurança.

“O regime de colaboração com os municípios é fundamental neste programa para que o atendimento chegue aos locais de mais difícil acesso. Hoje temos 199 mil jovens e adultos analfabetos nos 141 municípios de Mato Grosso, o que representa 5,9% da população acima dos 15 anos. Sem as parcerias, a implementação efetiva do programa não seria possível devido à extensão territorial do nosso Estado”.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Dirigentes do Sicredi vão a Sesp agradecer empenho no combate ao Novo Cangaço

Publicados

em


O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, recebeu o presidente do Sicredi Centro Norte, João Spenthof, e o presidente do Sicredi Univales, Juarez Cividini, que parabenizaram os órgãos de segurança pública pelo trabalho de combate ao crime do Novo Cangaço, em Nova Bandeirantes, no dia 04 de junho. O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Mário Demerval, e o comandante-geral adjunto da Polícia Militar, coronel PM Daniel Alvarenga, também participaram da reunião realizada nesta sexta-feira (17.09), na Sesp.

Em nome da cooperativa, eles entregaram ao secretário uma carta em agradecimento ao trabalho desempenhado.  “Viemos conhecer o secretário e agradecer pelo trabalho que fizeram na região Noroeste, em Nova Bandeirantes, ficamos felizes pelo trabalho e pela segurança que deram a região. Parabéns mesmo a toda a equipe da Segurança Pública”, destacou o presidente do Sicredi Univales, que tem sede em Juína.

Para o presidente do Sicredi Centro Norte, João Spenthof, a força-tarefa montada para combater o crime de Novo Cangaço em Nova Bandeirantes trouxe resultados excelentes, movimentou um efetivo grande e um trabalho de inteligência e demonstrou grande comprometimento por parte do Estado em solucionar o crime.

Leia Também:  Dois contribuintes de Cuiabá e três do interior levam prêmios de R$ 50 mil no sorteio especial de Primavera

“Estamos trazendo o nosso reconhecimento a Segurança Pública de Mato Grosso. Foi um trabalho de comprometimento, proporcionando segurança para as instituições financeiras, cooperativas de crédito e para a sociedade. Isso traz uma confiança grande ao setor público, afinal todos pagam impostos e querem ter esse tipo de clima de segurança para viver bem e para investir no Estado”.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, disse que o reconhecimento por parte do Sicredi demonstra o trabalho de qualidade que está sendo desenvolvido e que a segurança tem melhorado cada vez mais para que os cidadãos tenham o retorno dos impostos pagos, o que é uma determinação do governador Mauro Mendes.

“O caso de Nova Bandeirantes demonstra que os investimentos feitos pelo Estado em Segurança Pública têm dado retorno e mais investimentos serão realizados no setor neste ano e no próximo”, comentou.

Investigações continuam

Apesar de terem chegado a alguns envolvidos no crime do Novo Cangaço em Mato Grosso, as investigações sobre o crime ainda continuam. “Há ainda os tentáculos e já estão sendo identificados, as providências estão sendo tomadas e vamos desmantelar a quadrilha toda”, destacou o delegado geral da PJC, Mário Demerval.

Leia Também:  Governador se reúne com autoridades, articula rota aérea e participa de Feira

Os assaltantes invadiram as agências do Sicoob e Sicredi no dia 04 de junho, em Nova Bandeirantes. Os policiais passaram 58 dias em campo na busca pelos criminosos.

“Graças ao empenho de todos nossos policiais militares, temos prestado serviço diuturno em todos os municípios nessa questão de rondas, prevenção e repressão aos ilícitos caso venham a ocorrer”.  

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA