ÁGUA BOA

Mato Grosso

Trabalho da Politec é tema de estudo de caso publicado em revista da Perícia Federal

Publicado em

Mato Grosso


O trabalho da perícia criminal no caso de repercussão nacional que vitimou uma adolescente, em julho de 2020, em Cuiabá, é tema de artigo científico publicado na 47ª edição da revista da Perícia Criminal Federal. O material está disponível a partir da página 57.

O artigo, com o título “O trabalho pericial como uma prática multidisciplinar: um estudo de caso’’, foi elaborado a convite da editora da revista, pelo perito oficial criminal da Politec de Mato Grosso, Thiago José Resplande Lima, que realizou a perícia de local de crime do caso.

Na publicação, o perito traz um panorama sobre o exame de necropsia, o ensaio de tiro acidental, o exame da distância de disparo, a produção do laudo à luz dos exames de necropsia e de balística.

Em seu texto, o perito demonstra que o trabalho multidisciplinar da perícia criminal, presente na articulação dos conhecimentos especializados ao longo da investigação, contribui para a consistência e robustez do resultado final, tanto dos laudos especializados quanto do laudo de local, na medida em que é aplicado a um contexto maior e comum a outras instâncias da investigação. “A habilidade multidisciplinar do perito criminal ao relacionar, associar, inferir, limitar os diversos exames periciais resulta em um trabalho com maior solidez técnica”.

Leia Também:  Governador: "O programa vai dar reconhecimento aos prefeitos que mais trabalham pela vida da população"

Conforme o autor, o estudo permitiu compreender que a tarefa multidisciplinar possibilita aos peritos criminais a capacidade de elucidação de elementos da cena de crime desconhecidos e impossíveis de serem apreendidos apenas com a percepção aparente do local, mas sim com a perscrutação multidisciplinar de sua estrutura por meio da determinação científica de seus vestígios mais elementares.

Os trabalhos realizados pela Politec resultaram em treze laudos periciais – de local de crime, balística, áudio e video, computação forense, biologia forense, toxicologia, necropsia, reprodução simulada, que consistem nas provas materiais que compõem o inquérito policial, embasando toda a persecução penal, até a sentença judicial.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Secel e Oi Futuro realizam encontro online para tirar dúvidas sobre edital MOVE_MT

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Oi Futuro realizam nesta quarta-feira (04.08), às 10h (horário de MT), um encontro online para tirar dúvidas sobre a inscrição no edital MOVE_MT. Para participar, os interessados devem se cadastrar para receber as informações de acesso à sessão que será transmitida pelo aplicativo Zoom. Inscrição aqui.

Durante o encontro, será explicado o passo a passo para finalizar o cadastro no edital. Os participantes ainda poderão enviar as dúvidas pelo chat da sessão online e as questões serão respondidas pela equipe organizadora do edital.

O MOVE_MT é o programa aceleração da economia criativa promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com o Oi Futuro por meio de seu Laboratório de Inovação Social, o Labora.  Direcionado a projetos e negócios criativos, de inovação e de impacto sociocultural de Mato Grosso, o edital visa selecionar até 30 iniciativas que irão receber 2.500 horas de formação e mentoria realizadas por uma equipe de especialistas, pelo período de seis meses.

Leia Também:  Prefeitos apostam na primeira ferrovia estadual para alavancar desenvolvimento de Mato Grosso

Além da formação, o edital dispõe de até R$ 257 mil reais em recursos para reconhecimento e distribuição entre as iniciativas que atenderem as metas previstas e obtiverem o melhor desempenho ao longo do ciclo de aceleração. E, na banca final, os cinco empreendedores com melhor desempenho em toda a aceleração poderão ganhar também um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, após a pandemia.

As inscrições no edital seguem abertas até o dia 05 de agosto pelo site oifuturo.org.br/editais/
 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA