ÁGUA BOA

MEIO AMBIENTE E POLUIÇÃO

Biólogo flagra filhote de onça-pintada carregando latinha de cerveja no Pantanal em MT: ‘triste e revoltante’

Publicado em

Imagem feita às margens do Rio São Lourenço no Pantanal, em Paconé (MT) Foto: Gustavo Gaspari

Além da poluição no meio ambiente, os turistas e fotógrafos presenciaram incêndios que atingiram o Pantanal, entretanto, em menor proporção do que em 2020.

O que era para ser um registro fantástico da vida selvagem na maior planície alagável do mundo se tornou um momento decepcionante: um filhote de onça-pintada foi flagrado carregando e brincando com uma latinha de cerveja às margens do Rio São Lourenço no Pantanal, em Poconé (MT).
A cena foi fotografada nesta quarta-feira (29) por Gustavo Gaspari, biólogo e pesquisador, que andava de barco pelo rio no Parque estadual Encontro das Águas, em no Porto Jofre. Ele estava acompanhado de um grupo de fotógrafos do Rio de Janeiro.

Além da poluição no meio ambiente, os turistas e fotógrafos presenciaram incêndios que atingiram o Pantanal, entretanto, em menor proporção do que em 2020.

Gaspari relatou, em conversa com o g1, que encontrou muito lixo às margens do rio. Para ele, a situação deixa ‘o paraíso do Pantanal um pouco menos espetacular’.
Leia Também:  Equipe do Recicla Verdinho realiza reunião para discutir a edição de 2024
“Confesso que foi extremamente triste e revoltante ver este filhote de onça-pintada brincando uma lata de cerveja, isso transformou um momento maravilhoso em algo mais preocupante. A curiosidade de filhotes (ou crianças) não é novidade para nós, mas observar esse filhote brincando com uma lata, na maior inocência do mundo, jogando a lata de uma pata para a outra, mordendo e correndo com a lata na boca foi um momento perturbador em meio a tanta coisa incrível acontecendo por aqui”, contou.
Em pouco mais de 20 dias trabalhando na pousada, a equipe registrou, pelo menos, 25 diferentes de onça-pintada na região do parque. Entre alguns deles estão quatro fêmeas com dois filhotes cada uma.


Biólogo flagra filhote de onça-pintada carregando latinha de cerveja no Pantanal em MT
Foto: Gustavo Gaspari

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Meio Ambiente

No Brasil, 14% dos pequenos negócios adotam energia solar para reduzir custos de operação

Energia Verde agrada demanda crescente da sociedade por respeito ao meio ambiente, além de reduzir despesas com eletricidade para pequenos negócios

Published

on

/IBGE

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em pesquisa realizada em parceria com o SEBRAE, o uso da energia solar é uma realidade em 14% dos pequenos negócios brasileiros. A escolha pela energia limpa, não é só pela preocupação ambiental, mas também com o alto impacto que a conta de energia causa nos custos operacionais das empresas.

Em Minas Gerais, o microempresário Richard Anjos, dono de um Centro de Beleza, localizado na Savassi, bairro nobre de Belo Horizonte, está entre os 14% de empreendedores brasileiros que na busca pela redução dos custos operacionais, trocaram a energia elétrica pela energia solar compartilhada.

“As vantagens não são apenas econômicas. Como estamos tratando de uma energia limpa, uma energia renovável, que é um benefício para o meio ambiente foi uma forma de também agregar esses valores ambientais junto à redução de custos dentro do meu comércio”, afirma o microempresário.

Com usinas instaladas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e em breve em Goiás, os consumidores se tornam beneficiários da energia gerada nas usinas da AXS Energia. “Fazemos a análise individual para indicar o melhor perfil de consumo e, quando a produção for maior que a energia consumida, o cliente recebe créditos na carteira solar que podem ser utilizados em períodos com menor geração por até cinco anos”, explica Eduardo Coutinho, diretor comercial e de marketing da AXS Energia.

Leia Também:  Escola Técnica e CRAS firmam parceria para dar início ao programa Mulheres Mil em Água Boa

 

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA