ÁGUA BOA

FISCALIZAÇÃO

Operação Tabuleiro: PM e IBAMA fiscalizam caça e pesca no Araguaia

Publicado em

Meio Ambiente

Entre os dias de 02 e 07/09/21, o IBAMA deflagrou a Operação Tabuleiro, que em conjunto com a Polícia Militar fiscalizou a pesca predatória e caça ilegal de tartarugas no Rio das Mortes, nos municípios de São Felix do Araguaia, Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira.

A área, berço da reprodução e desova das tartarugas e tracajás na bacia do Araguaia, foi objeto de proteção e acompanhamento por mais de 30 anos pelo agente do IBAMA Gaspar Rocha, idealizador e executor do Projeto Quelônios da Amazônia. Por mais de 30 anos, graças a Rocha, a região viu as tartarugas,  pirarucus e outras espécies aquáticas aumentar sua população, motivando a criação da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Quelônios do Araguaia. Entretanto, após o trágico falecimento do servidor em um acidente de carro, ocorrido a pouco mais de 3 semanas, houve comemoração entre os pescadores e caçadores ilegais da região, com a expectativa de que a proteção no refúgio acabaria.

Sabendo da situação, e dando continuidade ao legado de proteção ambiental promovido por Rocha na região, o IBAMA intensificou a fiscalização, e na Operação Tabuleiro, realizada neste feriado prolongado, foram fiscalizadas embarcações e pousadas irregulares na Unidade de Conservação e entorno, aplicados 26 autos de infração, totalizando mais de R$ 220 mil em multas.

Leia Também:  Denúncia faz PM prender quadrilha que planejava roubar carga em MT

Foram apreendidos ainda 8 motores de popa, 6 embarcações, 40 molinetes, 2 motosserras,  redes, tarrafas e demais petrechos proibidos, utilizados na pesca ilegal na Unidade de Conservação e entorno. Os barcos e motores serão destinados às Polícia Militar Local, e Instituições públicas de ensino e pesquisa, para serem utilizados no combate a pesca predatória e apoio em pesquisas ambientais.

Apesar da lamentável perda do servidor, o IBAMA irá intensificar a fiscalização e a execução do projeto de conservação da fauna local, um dos mais bem sucedidos na região.


Olho no Araguaia – Assessoria IBAMA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Meio Ambiente

Dr. Eugênio destaca importância do turismo para desenvolvimento do Estado

Em seu terceiro ano de mandato na Assembleia, o parlamentar tem lei aprovada, projetos em tramitação, aliado a investimentos por meio de emenda parlamentar e articulações a favor do turismo regional.

Publicados

em

Medidas de fomento ao turismo no Vale do Araguaia são uma das frentes de atuação do deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB) desde o primeiro dia de mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Em seu terceiro ano como representante da região Araguaia no Parlamento Estadual, Dr. Eugênio enaltece, neste dia 27 de setembro – em que se comemora o Dia Mundial do Turismo -, as principais ações já desenvolvidas com foco no turismo regional.

“O investimento no turismo regional é um dos pilares que me trouxeram até a Assembleia como deputado estadual, para enaltecer as nossas diversas belezas, gerando mais emprego e renda para a população que represento”, recorda Dr. Eugênio, que é autor de lei e projetos em benefício do setor, além de emendas parlamentares e articulações diretas junto ao Governo do Estado, em benefício da região.

Dr. Eugênio é autor da Lei nº 11.317/2021, que dispõe sobre o Incentivo ao Desenvolvimento do Turismo Religioso no Estado de Mato Grosso, abrangendo todos os credos, como forma de unir o fortalecimento da fé com a movimentação turística de cada localidade. A iniciativa do parlamentar foi sancionada em março de 2021.

Leia Também:  Água Boa - Programa Pró Estradas apresenta proposta de parceria para asfaltamento de estradas vicinais; assista vídeo

De acordo com a Lei em vigor, o poder público, a iniciativa privada, as entidades do terceiro setor e as instituições de ensino devem atuar em prol do turismo religioso como importante fator de geração de emprego e renda, de preservação do patrimônio cultural, de desenvolvimento sustentável e de promoção do potencial turístico de cada região do estado.

O parlamentar é autor do PL n° 927/2020, que dispõe sobre a instituição do Plano de Desenvolvimento de Turismo Sustentável Rota Águas do Araguaia/MT’; do PL n° 1034/2020, que ‘Institui a Política de Incentivo ao Ciclo turismo no Estado de Mato Grosso’ e do Projeto de Lei n° 783/2021: ‘Dispõe sobre a criação do Sistema Estadual de Trilhas Ecológicas.

Também é de autoria do deputado do Araguaia o PL n° 636/2021, que dispõe sobre a Política Estadual do Turismo, com objetivo apoiar e desenvolver projetos e programas de incentivo ao turismo educativo, além do PL n° 714/2021, que Institui a Política Estadual de Turismo de Base Comunitária no Estado de Mato Grosso.

Leia Também:  Previsão de Temporal para Água Boa nesse final de semana e mais 8 cidades do Araguaia

“Todos esses projetos foram criados com muito carinho e sentimento regional visando o crescimento e avanço da nossa querida região do Araguaia para que ela possa se tornar um dos grandes centros turísticos do Brasil e do mundo”, finalizou Dr. Eugênio, o deputado do Araguaia.

Olho no Araguaia/Secom-ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA