ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MEIO AMBIENTE

Prefeitos se reúnem em Serra Nova Dourada e debatem fim dos lixões no Norte Araguaia Redação

Publicado em

Prefeitos de pelo menos quatro municípios da região Norte Araguaia se reuniram em Serra Nova Dourada onde debateram o fim dos lixões.

Elson Mara recepcionou os colegas de São Félix do Araguaia, Novo Santo Antônio e Alto Boa Vista. A reunião debateu as possíveis vantagens para a adesão a um consórcio intermunicipal de desenvolvimento sustentável que viabilizaria a coleta dos resíduos com a destinação correta em aterro sanitário.

“A empresa Saraguaia montou uma excelente estrutura em Água Boa para atender a região e dar o destino correto aos resíduos”, ponderou Janailza Taveira, prefeita de São Félix do Araguaia.

A possível adesão é uma das estratégias para cumprir com o Marco Regulatório Ambiental

Olho no Araguaia – Agência da Notícia

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cidades

“MT é exemplo no enfrentamento de incêndios florestais e desmatamento ilegal”, afirma promotor do MP

Marcelo Vacchiano também destacou, no Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, a nova regulamentação sobre aceiros como medida para conter o avanço do fogo.

Published

on

 / Secom – MT

O promotor de Justiça Marcelo Vacchiano, que atua em questões relacionadas ao Meio Ambiente, afirmou nesta segunda-feira (16.6) que Mato Grosso tem um trabalho diferenciado na gestão ambiental do estado. De acordo com o promotor, o Estado tem se destacado pela atuação conjunta entre os órgãos públicos e o setor produtivo, que trabalham alinhados para enfrentar os desafios ambientais.

A fala foi feita durante a abertura do Forest Fire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, realizado em Cuiabá. O evento reúne representantes e palestrantes de 10 países, entre eles Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Espanha, Chile, Irlanda e França, além de especialistas e autoridades do Brasil.

“Nós somos um estado que serve de exemplo, estamos enfrentando com responsabilidade as mudanças climáticas, os incêndios florestais e os desmatamentos ilegais. Desde o início da atual gestão, temos um comitê gestor presidido pelo próprio governador, que reúne todos os órgãos com atribuição sobre o tema, trabalhando juntos para o enfrentamento do problema, sem um colocar o dedo na cara do outro, mas juntos, buscando soluções para a implementação”, afirmou.

O promotor também ressaltou a importância da nova regulamentação sobre o tamanho mínimo dos aceiros — faixas de terra limpa ao redor da vegetação usadas para evitar a propagação do fogo.

“O tamanho do aceiro é uma grande conquista para nós, que atuamos no Ministério Público e recebemos as infrações, além de fazermos o acompanhamento por meio de um marco satélite dos desmatamentos. Muitas pessoas eram autuadas justamente pela falta de uma regulamentação clara sobre o aceiro”, pontuou.

Além disso, o promotor parabenizou o governador em exercício Otaviano Pivetta e o comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Gledson Vieira Bezerra, pela iniciativa de reunir na capital mato-grossense representantes dos 27 Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil, destacando a importância da cooperação nacional.

Forest Fire 2025

Entre os dias 16 e 18 de junho, Mato Grosso sedia o Forest Fire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, evento inédito no Brasil que reunirá especialistas de 10 países, pesquisadores e comandantes de todos os 27 Corpos de Bombeiros Militares do país. A programação inclui palestras técnicas, minicursos e uma feira de expositores, com entrada gratuita e aberta ao público.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA