ÁGUA BOA

Pandemia

Exame revela que MT tem duas cidades entre as 10 que mais matam por Covid no Brasil

Publicado em

Cuiabá está no 3º e Várzea Grande no 7º lugar na lista macabra

Mato Grosso é destaque negativo com suas duas maiores cidades – Cuiabá e Várzea Grande – despontando numa lista dos 10 municípios do Brasil com maior taxa de mortalidade pela Covid-19. Trata-se de um ranking elaborado pela consultoria Macroplan e publicado pela revista Exame.

O levantamento utilizou a taxa acumulada de óbitos pelo coronavírus até o dia 23 deste mês, calculada numa proporção por cada 100 mil habitantes. Dentro desses critérios, Cuiabá ocupa o 3º lugar com 306,4 mortes por cada 100 mil habitantes.

A capital mato-grossense só fica atrás de Manaus (AM) e Porto Velho (RO), que aparecem nos 1º e segundo lugar, respectivamente, com taxas de mortalidade de 382,5 e 320,3. Depois, Várzea Grande é apresentada na 7ª posição do ranking com uma taxa de 268,4 de mortalidade.

O relatório mostra que além de Mato Grosso, os estados do Rio de Janeiro e São Paulo também figuram na lista com dois municípios, cada um. Na publicação, um representante da consultoria que produziu o levantamento explica os critérios observados nas cidades com os melhores resultados, o que não é o caso das cidades Mato Grosso contidas no relatório.

“Municípios com políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade de vida e menor presença de moradias inadequadas em locais que favorecem aglomerações em geral têm melhores resultados na pandemia”, diz Marcelo Trevenzoli, consultor líder em saúde da Macroplan, na entrevista à Exame.

NÚMEROS DA COVID-19 

No levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT, Cuiabá e Várzea Grande ocupam, respectivamente, o 1º e 3º lugar na lista das 10 cidades com mais casos de Covid-19 registrados até a tarde desta sexta-feira (26). Na Capital eram 64.657 casos confirmados e outros 19.232 na chamada Cidade Industrial.

Quanto aos registros de mortes, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá confirmou 2.628 casos, dos quais 1.959 vítimas eram moradores da Capital e outras 669 eram moradores de outras cidades que tiveram a morte confirmada na Capital. Já a Secretaria Municipal de Sáúde de Várzea Grande divulgou 785 mortes registradas até o dia 25, ou seja, na última quinta-feira.

mortes por covid, maiores taxas

Folha Max

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Pandemia

Com 93% das cidades com risco MT esta sem leitos para pacientes com Covid-19

Published

on

Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para pacientes com Covid-19 em Mato Grosso chegaram a 100% de lotação nesta segunda-feira (26), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). O estado tem 38 leitos adultos na rede pública estadual, sendo 20 vagas no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e 18 no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum.

Conforme o Painel da SES, os leitos de UTI infantil estão com taxa de ocupação de 20%. Das cinco vagas disponíveis, uma está ocupada em Mato Grosso.

Os dados mostram que a contaminação pelo vírus continua em alta no estado. A secretaria informou que 92,9% dos municípios estão na lista de classificação de risco para transmissão da Covid-19. São 51 cidades em risco muito alto, 43 em alto, 23 como moderado e 14 como baixo.

Os municípios com risco baixo possuem menos de 25 casos da Covid-19 por 100 mil pessoas, em 14 dias. Já em nível moderado representa de 25 a 150 casos da doença por 100 mil pessoas, em um período de 14 dias.

Em nível alto são 150 a 499 casos por 100 mil pessoas. Já em risco muito alto registram mais de 500 casos da doença por 100 mil pessoas.

Morte no Natal

Uma mulher de 54 anos morreu em decorrência da Covid-19 no dia de Natal, comemorado nesse domingo (25). A morte foi registrada em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente tinha registros de comorbidades. Ela deu entrada na UTI do Hospital das Clínicas no dia 3 deste mês, onde permaneceu até o momento do óbito.

Olho no Araguaia – Notícias dos Municípios

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA