ÁGUA BOA

Pandemia

Presidente da AMM é contra pacote de feriados e prevê maior aceleração da Covid

Publicado em

Opresidente da AMM, Neurilan Fraga, em reunião no Paiaguás, deixou claro que a maioria dos prefeitos é contra a antecipação dos feriados, simplesmente por antecipar as datas, como pretende o Executivo em projeto que vai ser encaminhado hoje (23) ao Legislativo. “Se for assim, ao invés de frear a propagação do vírus, haverá uma aceleração ainda maior”, reclama.

Na sua avaliação, as pessoas aproveitam os feriados para viajar, visitar parentes, ir para a beira de rios, balneários, confraternizar com familiares e amigos, além de outras atividades de lazer fora de casa. “Isso, evidentemente vai provocar aglomerações e consequentemente, vai aumentar a propagação da doença no estado”, argumentou.

A declaração foi dada após Neurilan participar de uma reunião com o governador Mauro Mendes, juntamente com líderes do setor produtivo (representes da Fiemt, Fecomércio, Famato), e chefes de outros Poderes.

A proposta do governo, que será votada na Assembleia, é antecipar: Corpus Christi, em 3 de junho, Dia do Servidor, em 28 de outubro (que não é feriado), Consciência Negra, em 20 de novembro, e aniversários das cidades.

O presidente da entidade ressalta que, conforme os dados estatísticos, os picos do contágio se deram após os feriados prolongados, a exemplo das festas de comemoração no final do ano e da própria realização das eleições municipais do ano passado.

Neurilan ressalta que, se de fato os feriados forem antecipados, os gestores defendem que nesse período, sejam adotadas medidas mais restritivas e uma fiscalização mais intensiva, para que desta forma evite a circulação de pessoas, e assim, evita o aumento do número de contágio pelo novo Coronavírus.

Rd News

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Pandemia

Com 93% das cidades com risco MT esta sem leitos para pacientes com Covid-19

Published

on

Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para pacientes com Covid-19 em Mato Grosso chegaram a 100% de lotação nesta segunda-feira (26), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). O estado tem 38 leitos adultos na rede pública estadual, sendo 20 vagas no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e 18 no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum.

Conforme o Painel da SES, os leitos de UTI infantil estão com taxa de ocupação de 20%. Das cinco vagas disponíveis, uma está ocupada em Mato Grosso.

Os dados mostram que a contaminação pelo vírus continua em alta no estado. A secretaria informou que 92,9% dos municípios estão na lista de classificação de risco para transmissão da Covid-19. São 51 cidades em risco muito alto, 43 em alto, 23 como moderado e 14 como baixo.

Os municípios com risco baixo possuem menos de 25 casos da Covid-19 por 100 mil pessoas, em 14 dias. Já em nível moderado representa de 25 a 150 casos da doença por 100 mil pessoas, em um período de 14 dias.

Em nível alto são 150 a 499 casos por 100 mil pessoas. Já em risco muito alto registram mais de 500 casos da doença por 100 mil pessoas.

Morte no Natal

Uma mulher de 54 anos morreu em decorrência da Covid-19 no dia de Natal, comemorado nesse domingo (25). A morte foi registrada em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente tinha registros de comorbidades. Ela deu entrada na UTI do Hospital das Clínicas no dia 3 deste mês, onde permaneceu até o momento do óbito.

Olho no Araguaia – Notícias dos Municípios

COMENTE ABAIXO:

Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA