VACINAÇÃO
Secretaria de Saúde apresenta calendário semanal de vacinação contra a Covid-19 em Água Boa
Pandemia

novo horário: das 7 às 13h00 / Local: Centro Municipal de Saúde.
Hoje segunda-feira, dia 20/12, até quarta-feira (22/12) serão aplicadas:
– Primeira dose para público geral acima de 12 anos*;
– Segunda dose Pfizer para vacinados até o dia 22/10/2021;
– Segunda dose Fiocruz para vacinados até 22/10/2021;
– Terceira dose (reforço) conforme orientações abaixo.
Na quinta-feira, 23 de dezembro, serão aplicadas:
– Segunda dose Butantan para vacinados até o dia 03/12/2021.
– Primeira dose para público geral acima de 12 anos*;
– Segunda dose Pfizer para vacinados até o dia 22/10/2021;
– Terceira dose (reforço) conforme orientações abaixo.
Local de vacinação: Centro Municipal de Saúde (Av. Tropical, Centro)
Horário: das 7h00min às 13h00
A terceira dose (reforço) está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos com o intervalo mínimo de 04 meses após a segunda dose.
Todas as pessoas que tomaram a segunda dose dos imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer há 04 meses podem comparecer para a 3º dose conforme cronograma de vacinação anunciado pela Secretaria de Saúde.

Este termo está disponível no ESF de atendimento de seu bairro, ou através do site da Prefeitura Municipal.
Atenção! Seu filho deverá apresentar este termo no momento da vacinação juntamente com a cópia de um documento oficial do declarante (pais ou responsáveis).
SEGUE ANEXADO ABAIXO O TERMO DE CONSENTIMENTO PARA VACINAÇÃO EM PDF PARA DOWNLOAD.
TERMO DE CONSENTIMENTO PARA VACINAÇÃO.pdf |

Pandemia
Fiocruz confirma: 90% dos casos de covid em MT são da variante ômicron

A análise foi feita em 95 amostras de 40 municípios do Estado.
Pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT), confirmou que, em janeiro de 2022, 90% dos casos confirmados de covid-19 são fruto da variante Ômicron, ou seja, 9 em cada 10 casos.
A análise foi feita pela equipe coordenada pelo pesquisador da Fiocruz, Luiz Carlos Júnior Alcântara, que recebeu 95 amostras. Desse total, 48 foram enviadas pelos municípios do Estado ao Lacen e 47 foram provenientes da pesquisa realizada em pacientes assintomáticos e já vacinados.
Conforme resultado da análise, em agosto de 2021 cerca de 60% das variantes em circulação no estado eram Gamma e 40% eram Delta. Em dezembro de 2021, o estudo mostrou a prevalência de 75% da variante Delta e de 25% da variante Ômicron. Em janeiro de 2022, foi identificado nas amostras a predominância de 90% da variante Ômicron contra cerca de 10% da variante Delta.
“Esses resultados evidenciam a importância de mantermos ativas as medidas não farmacológicas ao longo do processo de vacinação para que seja possível reduzir a transmissão sustentada do patógenos a nível nacional, prevenindo a potencial emergência de outras variantes de interesse e/ou preocupação internacional”, diz o pesquisador Luiz Carlos Júnior Alcântara no relatório da pesquisa.
As amostras são provenientes de pacientes dos municípios de Guarantã do Norte, Conquista D’Oeste, Lambari D’Oeste, Alto Araguaia, Chapada dos Guimarães, Campo Novo do Parecis, Juscimeira, Alto Araguaia, Diamantino, Tangará da Serra, Poconé, Nova Santa Helena, Tapurah, Nova Canaã do Norte, Colíder, Nova Guarita, Gloria D’Oeste, Nova Brasilândia, Rondonópolis, Nova Ubiratã, Porto Esperidião, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Jaciara, Nova Lacerda, Planalto da Serra, Barra do Bugres, Santa Rita do Trivelato, Dom Aquino, Campo Novo do Parecis, Várzea Grande, Cuiabá, Nobres, Cáceres, Comodoro, São José Dos Quatro Marcos, Nossa Senhora Do Livramento, Alta Floresta e Santo Antônio do Leverger.
A diretora do Lacen-MT, Elaine Cristina de Oliveira, avalia positivamente a pesquisa no sentindo de identificar as variantes em circulação no estado e analisar a predominância delas entre os casos confirmados do coronavírus. “Os esforços de sequenciamento são necessários para a geração de novos dados genômicos que permitirão o monitoramento das variantes do vírus SARS-CoV-2 circulantes. A partir dessa identificação os gestores conseguem trabalhar políticas públicas de enfrentamento a disseminação do vírus”, diz Elaine.
A diretora ainda explica que sobre as ações de vigilância genômica em Mato Grosso, o Lacen iniciou as atividades de sequenciamento genético em outubro de 2021 e até momento já sequenciamos 160 amostras e 64 amostras ainda estão em análise.
No período de 2020 e 2021, o laboratório envio aos laboratórios de referência 360 amostras. Desse total, 118 tiveram resultado sequenciados. Já para a equipe do projeto de pesquisa a unidade estadual enviou 256 amostras, das quais foram sequenciadas 158.
Olho no Araguaia – Repórter MT
-
Política5 dias atrás
Pré candidato a federal Maurão concede entrevista à Rádio Aruanã de Barra do Garças e desmente boatos.
-
Acidente2 dias atrás
Carro pega fogo no parque de exposições de Água Boa; Veja video
-
Acidente2 dias atrás
Acidente com moto tira a vida de Jovem de 30 anos em Água Boa
-
Agua Boa4 dias atrás
Prefeitura investe em melhorias no Parque de Exposições de Água Boa para a 29ª Expovale
-
Cidades4 dias atrás
Prefeitura conclui curso de formação de 15 novos eletricistas em parceria com Senai
-
Cidades7 dias atrás
Consulta pública para elaboração do orçamento 2023 inicia nesta segunda-feira (27)
-
Política3 dias atrás
Água Boa, Canarana e Querência ultrapassam 50 mil eleitores
-
Cidades3 dias atrás
Mais de R$ 150 milhões em investimentos marcam reestruturação do Sistema Penitenciário de Mato Grosso