ÁGUA BOA

Pandemia

TCE identifica 27 casos de pessoas que constam como vacinadas após a morte

Publicado em

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) identificou mais de 100 casos com indícios de irregularidade na vacinação contra Covid-19. Entre eles, 27 seriam de pessoas que constam como vacinadas com data após sua morte.

As ocorrências foram detectadas em 22 municípios e as prefeituras têm 15 dias para apresentar justificativa ao tribunal.

Para identificar as possíveis fraudes, as esquipes de auditores fizeram um cruzamento de dados entre os CPFs que constam no Sistema Nacional de Óbitos e as listas de vacinados.

O TCE quer saber se o CPF de pessoas que, em tese fariam parte do grupo de prioritários, mas que já estão mortas, foi usado por outros para furar a fila da vacina.

“Ainda estamos investigando e trabalhamos com várias possibilidades, inclusive, de que não e trate de fraude e sim de nomes homônimos. Contudo, caso seja confirmado o delito, vamos tomar as necessárias para o cada caso”, disse o presidente do TCE, Guilherme Maluf em entrevista ao Jornal Nacional da Rede Globo, nesta segunda (19).

Na reportagem, foi mostrado o caso de Elvira Furlan, que faleceu ainda em 2020, e consta como vacinada no município de Vera no dia 4 de março deste ano. A filha, Gicelda Furlan contou à reportagem que a família está indignada com a possível fraude e pede investigação para apurar se houve maquiagem nos dados.

Não é o primeiro caso de possível falha na vacinação no estado. Ainda em abril, o Tribunal alertou 64 municípios que estariam atrasados na vacinação e deu prazo para fosse apresentado um cronograma de providências.

Olho no Araguaia/RdNews

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Pandemia

Com 93% das cidades com risco MT esta sem leitos para pacientes com Covid-19

Published

on

Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para pacientes com Covid-19 em Mato Grosso chegaram a 100% de lotação nesta segunda-feira (26), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). O estado tem 38 leitos adultos na rede pública estadual, sendo 20 vagas no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e 18 no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum.

Conforme o Painel da SES, os leitos de UTI infantil estão com taxa de ocupação de 20%. Das cinco vagas disponíveis, uma está ocupada em Mato Grosso.

Os dados mostram que a contaminação pelo vírus continua em alta no estado. A secretaria informou que 92,9% dos municípios estão na lista de classificação de risco para transmissão da Covid-19. São 51 cidades em risco muito alto, 43 em alto, 23 como moderado e 14 como baixo.

Os municípios com risco baixo possuem menos de 25 casos da Covid-19 por 100 mil pessoas, em 14 dias. Já em nível moderado representa de 25 a 150 casos da doença por 100 mil pessoas, em um período de 14 dias.

Em nível alto são 150 a 499 casos por 100 mil pessoas. Já em risco muito alto registram mais de 500 casos da doença por 100 mil pessoas.

Morte no Natal

Uma mulher de 54 anos morreu em decorrência da Covid-19 no dia de Natal, comemorado nesse domingo (25). A morte foi registrada em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente tinha registros de comorbidades. Ela deu entrada na UTI do Hospital das Clínicas no dia 3 deste mês, onde permaneceu até o momento do óbito.

Olho no Araguaia – Notícias dos Municípios

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA