Pandemia
Três cidades de MT suspendem aplicação de 2ª dose da Coronavac 01 do Araguaia
Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop estão sem estoque
Três municípios de Mato Grosso suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta semana por falta do imunizante Coronavac: Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop. O primeiro município a suspender foi Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, na quinta-feira passada (22). A prefeitura retomou a aplicação nesta semana, mas o estoque chegou ao fim pela segunda vez, e a campanha também suspensa novamente nesta quinta-feira (29).
A prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, também suspendeu a aplicação da segunda dose nesta quinta-feira (29). A Secretaria Municipal de Saúde informou que a campanha estará suspensa, pelo menos, até essa sexta-feira (30). A prefeitura disse que aguarda a chegada de novas doses para que o trabalho seja retomado.
A expectativa é que a vacinação seja retomada na semana que vem, com a chegada de novas remessas. Segundo a prefeitura, 240 pessoas ficaram sem a vacina, cuja aplicação estava agendada para esta quinta-feira (29) e sexta-feira (30).
O terceiro município foi Sinop, no norte do estado. A Prefeitura disse em nota que a vacinação da segunda dose com o imunizante Coronavac está temporariamente suspensa e que só a vacina da Astrazeneca está sendo aplicada na campanha que ocorre nesta quinta e sexta-feira, até que cheguem mais doses da Coronavac.
Ainda segundo o município, a suspensão desta vacinação não causa prejuízos à população, considerando que grande parte das aplicações previstas até 30 de abril foram feitas de forma antecipada no decorrer do mês e, também, na ação drive-thru, feita no último sábado (24) justamente para segunda dose.
Agora a secretaria aguarda o envio de mais doses pelo Ministério da Saúde.
Rondonópolis: A princípio, segundo a Secretaria de Saúde do município, não vai ser feito o reagendamento para a aplicação da segunda dose da Coronavac. Uma nova data vai ser marcada quando novas doses chegarem. A orientação do Ministério da Saúde é vacinar mesmo após o prazo. No município, 3.275 pessoas ainda esperam para receber a 2ª dose da Coronavac.
Barra do Garças: A expectativa é que a vacinação da segunda dose seja retomada na semana que vem, com a chegada de novas remessas. As 240 pessoas que ficaram sem a vacina, cuja aplicação estava agendada para hoje (29) e amanhã (30), serão procuradas pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e serão reagendadas, recebendo um novo Vale Vacina com a data específica para imunização.
Sinop: Segundo a prefeitura, a suspensão da vacinação não causa prejuízos à população, considerando que grande parte das aplicações previstas até sexta-feira (30) foram feitas de forma antecipada no decorrer do mês e, também, na ação drive-thru, feita no último sábado justamente para segunda dose. A secretaria de Saúde do município diz que o número de pessoas aguardando para tomar a segunda dose não é expressivo.
O problema da falta de segunda dose nos estados acontece depois de o Ministério da Saúde, então dirigido pelo general Eduardo Pazuello, ter recomendado o uso de todo o estoque da vacina como primeira dose após “garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores”. Depois, mudou a orientação ao recomendar reserva de imunizantes.
Além das cidades de Mato Grosso, cidades de ao menos 18 estados suspenderam a aplicação da 2ª dose da CoronaVac por falta de imunizante nesta semana. A CoronaVac tem de ser aplicada em um intervalo de até 28 dias. Se houver atraso, a orientação é tomar o quanto antes e o atraso, segundo o Ministério da Saúde, não compromete a imunização da população.
O imunizante do Instituto Butantan é a principal vacina do programa nacional de imunização contra a Covid-19: corresponde a 76% das vacinas aplicados na população brasileira, segundo dados do Ministério da Saúde. Neste mês, entretanto, houve atraso na entrega da CoronaVac e de parte dos imunizantes por conta de problemas na entrega do princípio ativo.
Nesta quarta, o Butantan anunciou que antecipará para a próxima sexta (30) a entrega de 600 mil novas doses de CoronaVac ao Ministério da Saúde. A nova remessa faz parte do primeiro contrato firmado com o governo federal para o fornecimento de 46 milhões de doses, que inicialmente estava previsto para ser completamente entregue em 30 de abril.
Até o dia 19 de abril, o Butantan entregou ao Ministério da Saúde 41,4 milhões de doses da CoronaVac. Com o nove lote de sexta, serão 42 milhões. Ainda faltam, portanto, 4 milhões de doses do primeiro contrato, que devem ser entregues em maio.
Olho no Araguaia/Folha Max
Pandemia
Com 93% das cidades com risco MT esta sem leitos para pacientes com Covid-19
Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para pacientes com Covid-19 em Mato Grosso chegaram a 100% de lotação nesta segunda-feira (26), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). O estado tem 38 leitos adultos na rede pública estadual, sendo 20 vagas no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e 18 no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum.
Conforme o Painel da SES, os leitos de UTI infantil estão com taxa de ocupação de 20%. Das cinco vagas disponíveis, uma está ocupada em Mato Grosso.
Os dados mostram que a contaminação pelo vírus continua em alta no estado. A secretaria informou que 92,9% dos municípios estão na lista de classificação de risco para transmissão da Covid-19. São 51 cidades em risco muito alto, 43 em alto, 23 como moderado e 14 como baixo.
Os municípios com risco baixo possuem menos de 25 casos da Covid-19 por 100 mil pessoas, em 14 dias. Já em nível moderado representa de 25 a 150 casos da doença por 100 mil pessoas, em um período de 14 dias.
Em nível alto são 150 a 499 casos por 100 mil pessoas. Já em risco muito alto registram mais de 500 casos da doença por 100 mil pessoas.
Morte no Natal
Uma mulher de 54 anos morreu em decorrência da Covid-19 no dia de Natal, comemorado nesse domingo (25). A morte foi registrada em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente tinha registros de comorbidades. Ela deu entrada na UTI do Hospital das Clínicas no dia 3 deste mês, onde permaneceu até o momento do óbito.
Olho no Araguaia – Notícias dos Municípios
-
Policial3 dias ago
Mandante da morte de advogado em Rio Verde queria fazenda de R$ 100 milhões, diz polícia
-
Policial6 dias ago
Homem é preso em Água Boa, suspeito de mandar matar advogado executado a tiros na porta de escritório em Goiás; vídeo mostra crime
-
Agronegócio6 dias ago
Preço do boi gordo bate recorde histórico e desafia o mercado
-
Policial4 dias ago
Forças de segurança apreendem 185 tabletes de maconha na BR-158 em Água Boa
-
Acidente5 dias ago
Ônibus tomba na BR-158, próximo a cidade de Água Boa, e deixa feridos
-
Policial7 dias ago
Operação da Polícia Civil contra o tráfico prende seis pessoas em Ribeirão Cascalheira
-
Acidente2 dias ago
Explosão com gás em estabelecimento comercial de Água Boa deixa duas pessoas feridas
-
Policial6 dias ago
Corpos são achados dentro de carro; vítimas tinham pés e mão amarrados
You must be logged in to post a comment Login