Pandemia
Vacinação acelera e MT aplica 68% das doses recebidas
Estado recebeu mais de 700 mil doses e aplicou 441.875
O Governo de Mato Grosso recebeu, até esta terça-feira (20.04), 703.810 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já disponibilizou 700.916 aos 141 municípios do Estado, ou seja, 99,5% do total recebido.
Após a distribuição de forma célere aos 14 Escritórios Regionais de Saúde, cabe a cada município fazer a retirada do imunizante, organizar o agendamento e a aplicação da vacina junto aos grupos prioritários.
Das 700.916 doses disponibilizadas aos municípios, as prefeituras aplicaram 441.875 (68%), sendo 326.383 como primeira dose e 115.492 como segunda dose. O percentual já é consideravelmente maior do que o da semana passada, em que foi registrada a aplicação de 57% do total de doses recebidas.
Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Vila Rica (96%), Planalto da Serra (95%), Paranatinga (88%), Porto Esperidião (87%), Jaciara (87%), Aripuanã (86%), Campo Novo do Parecis (85%), Juína (85%), Nortelândia (84%) e Santo Antônio do Leste (84%).
Cuiabá também melhorou o índice de aplicação em relação a última semana. Na primeira dose, recebeu 83.113 vacinas e aplicou quase 67 mil, o que representa 81%.
Já para a 2ª dose, aplicou 22.458 das 55.399 doses que recebeu. O número é equivalente a 41% do recebido.
Considerando as vacinas destinadas à população indígena, alguns municípios podem contabilizar as doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassar o limite de 100% da aplicação.
A Vigilância Estadual ainda alertou que a utilização de unidades de segunda dose como primeira dose pode comprometer o esquema vacinal da população do município, considerando o fornecimento e as orientações feitas pelo Ministério da Saúde.
Sobre a distribuição
Na força-tarefa da vacinação, cabe ao Governo do Estado fazer a logística de distribuição, que é definida pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição é feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e do Ministério da Defesa. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também disponibiliza sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.
É importante ressaltar que o Governo Federal define o total de doses que cada estado recebe. Essa definição ocorre de acordo com a quantidade de pessoas que pertencem aos grupos prioritários e não pela quantidade absoluta da população.
Olho no Araguaia/FolhaMax
Pandemia
Com 93% das cidades com risco MT esta sem leitos para pacientes com Covid-19
Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para pacientes com Covid-19 em Mato Grosso chegaram a 100% de lotação nesta segunda-feira (26), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). O estado tem 38 leitos adultos na rede pública estadual, sendo 20 vagas no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e 18 no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum.
Conforme o Painel da SES, os leitos de UTI infantil estão com taxa de ocupação de 20%. Das cinco vagas disponíveis, uma está ocupada em Mato Grosso.
Os dados mostram que a contaminação pelo vírus continua em alta no estado. A secretaria informou que 92,9% dos municípios estão na lista de classificação de risco para transmissão da Covid-19. São 51 cidades em risco muito alto, 43 em alto, 23 como moderado e 14 como baixo.
Os municípios com risco baixo possuem menos de 25 casos da Covid-19 por 100 mil pessoas, em 14 dias. Já em nível moderado representa de 25 a 150 casos da doença por 100 mil pessoas, em um período de 14 dias.
Em nível alto são 150 a 499 casos por 100 mil pessoas. Já em risco muito alto registram mais de 500 casos da doença por 100 mil pessoas.
Morte no Natal
Uma mulher de 54 anos morreu em decorrência da Covid-19 no dia de Natal, comemorado nesse domingo (25). A morte foi registrada em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente tinha registros de comorbidades. Ela deu entrada na UTI do Hospital das Clínicas no dia 3 deste mês, onde permaneceu até o momento do óbito.
Olho no Araguaia – Notícias dos Municípios
-
Policial5 dias ago
Homem é preso em Água Boa, suspeito de mandar matar advogado executado a tiros na porta de escritório em Goiás; vídeo mostra crime
-
Policial2 dias ago
Mandante da morte de advogado em Rio Verde queria fazenda de R$ 100 milhões, diz polícia
-
Agronegócio5 dias ago
Preço do boi gordo bate recorde histórico e desafia o mercado
-
Policial6 dias ago
Operação da Polícia Civil contra o tráfico prende seis pessoas em Ribeirão Cascalheira
-
Acidente4 dias ago
Ônibus tomba na BR-158, próximo a cidade de Água Boa, e deixa feridos
-
Policial5 dias ago
Corpos são achados dentro de carro; vítimas tinham pés e mão amarrados
-
Policial3 dias ago
Forças de segurança apreendem 185 tabletes de maconha na BR-158 em Água Boa
-
Agua Boa6 dias ago
Educação e segurança : Polícia Civil promove debate sobre violência infantil na Escola Cecília Meireles
You must be logged in to post a comment Login