Pandemia
Veja quantas doses cada cidade receberá esta semana em MT
A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou a resolução que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 109.352 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 90.800 doses da AstraZeneca e 9.360 doses da Pfizer, recebidas na última terça-feira (18.05), e 9.192 doses da CoronaVac, remanescentes do estoque estratégico do estado.
A logística de distribuição das doses aos municípios já teve início na última quarta-feira (19.05). A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
A Resolução n° 47 definiu que as segundas doses (D2) da AstraZeneca serão entregues aos municípios na data mais próxima do vencimento para a aplicação, de modo a garantir a conclusão do esquema vacinal em quem já recebeu a primeira dose e para a aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave.
O documento ainda determina que as unidades de AstraZeneca desta nova remessa sejam utilizadas como segunda dose em idosos entre 65 e 69 anos.
Já as doses da Pfizer devem ser utilizadas como segunda dose em pessoas com comorbidades ou deficiência permanente e gestantes ou puérpera e serão distribuídas somente para os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, devido à logística e o prazo curto de utilização da vacina. O detalhamento das vacinas por público-alvo pode ser acessado no documento em anexo.
O colegiado também pactuou a distribuição de 225 doses de AstraZeneca de remessas anteriores, que estavam armazenadas na Rede de Frio, e definiu que 215 novas doses da vacina AstraZeneca ficarão armazenadas na Central da Rede de Frio, como estoque estratégico para a reposição de eventuais perdas técnicas.
Os municípios deverão acompanhar os imunizados com a primeira dose para que esses possam receber prioritariamente a segunda dose dentro do período estipulado.
Para as vacinas Pfizer e AstraZeneca, o prazo para a aplicação da segunda dose é de até 12 semanas após a primeira dose. Já o imunizante CoronaVac requer o intervalo de 14 a 28 dias para a aplicação da segunda dose.
Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.
Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.
A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde.
Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.209.990 doses de imunizantes contra a Covid-19.
Veja aqui quantas doses cada município receberá
Olho no Araguaia/Folha Max
Pandemia
Com 93% das cidades com risco MT esta sem leitos para pacientes com Covid-19
Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para pacientes com Covid-19 em Mato Grosso chegaram a 100% de lotação nesta segunda-feira (26), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). O estado tem 38 leitos adultos na rede pública estadual, sendo 20 vagas no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e 18 no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum.
Conforme o Painel da SES, os leitos de UTI infantil estão com taxa de ocupação de 20%. Das cinco vagas disponíveis, uma está ocupada em Mato Grosso.
Os dados mostram que a contaminação pelo vírus continua em alta no estado. A secretaria informou que 92,9% dos municípios estão na lista de classificação de risco para transmissão da Covid-19. São 51 cidades em risco muito alto, 43 em alto, 23 como moderado e 14 como baixo.
Os municípios com risco baixo possuem menos de 25 casos da Covid-19 por 100 mil pessoas, em 14 dias. Já em nível moderado representa de 25 a 150 casos da doença por 100 mil pessoas, em um período de 14 dias.
Em nível alto são 150 a 499 casos por 100 mil pessoas. Já em risco muito alto registram mais de 500 casos da doença por 100 mil pessoas.
Morte no Natal
Uma mulher de 54 anos morreu em decorrência da Covid-19 no dia de Natal, comemorado nesse domingo (25). A morte foi registrada em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente tinha registros de comorbidades. Ela deu entrada na UTI do Hospital das Clínicas no dia 3 deste mês, onde permaneceu até o momento do óbito.
Olho no Araguaia – Notícias dos Municípios
-
Agua Boa6 dias ago
Imunização Municipal de Água Boa em 2024: Resultados e Avanços Significativos
-
Agronegócio6 dias ago
Chitãozinho começa a investir na produção de soja no Araguaia Goiano
-
Cidades5 dias ago
Moto passa embaixo de trator pulverizador e garupa tem cabeça estourada; vídeo
-
Vale do Araguaia6 dias ago
”A onça bebeu água”, nível do Araguaia sobe nas últimas horas
-
Cidades7 dias ago
Prefeito de Nova Nazaré cita prejuízos causados pela chuva e a emissão de Decreto de Calamidade; VÍDEO
-
VARIEDADES5 dias ago
Valor de fortuna de Silvio Santos nas Bahamas causa ‘profunda estranheza’ à PGE de São Paulo
-
Mato Grosso3 dias ago
Governo monitora 31 municípios devido às chuvas intensas em Mato Grosso
-
Policial3 dias ago
Casal é morto a tiros na zona rural de cidade do Araguaia; PM divulga foto do suspeito
You must be logged in to post a comment Login