Pandemia
Veja quantas doses de vacina contra Covid cada cidade receberá

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), iniciou nesta sexta-feira (30.04) a distribuição aos polos regionais de saúde das 76.850 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 1.600 doses da CoronaVac e 75.250 doses da AstraZeneca, recebidas na quinta-feira (29.04).
A quantidade de doses que cada município vai receber foi pactuada pela Resolução n° 32 da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT). A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde.
A Resolução n° 32 determina que as unidades desta nova remessa sejam utilizadas como primeira e/ou segunda doses em idosos entre 60 e 69 anos e profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento.
Cuiabá vai receber 16.260 doses. Destas, 16 mil são da Astrazeneca e 260 da Coronavac. Já Várzea Grande, receberá 5.720 doses da Astrazenaca e 100 da Coronavac.
Os municípios deverão acompanhar os imunizados com a primeira dose para que esses possam receber prioritariamente a segunda dose dentro do período estipulado. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias; já o prazo da aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de até 84 dias.
A Resolução também pactuou que 200 doses da vacina da AstraZeneca ficarão armazenadas na Central da Rede de Frio, como estoque estratégico para a reposição de eventuais perdas técnicas. O documento ainda pactua a distribuição de 257 doses remanescentes de Coronavac, que foram recebidas em remessas anteriores e mantidas como estoque estratégico.
Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.
Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.
A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde.
Até o momento, Mato Grosso já recebeu 831.460 doses de imunizantes contra a Covid-19.
Confira aqui, em anexo, a quantidade de doses que cada município vai receber.
Olho no Araguaia/Secom-MT

Pandemia
Com 93% das cidades com risco MT esta sem leitos para pacientes com Covid-19

Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para pacientes com Covid-19 em Mato Grosso chegaram a 100% de lotação nesta segunda-feira (26), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). O estado tem 38 leitos adultos na rede pública estadual, sendo 20 vagas no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e 18 no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum.
Conforme o Painel da SES, os leitos de UTI infantil estão com taxa de ocupação de 20%. Das cinco vagas disponíveis, uma está ocupada em Mato Grosso.
Os dados mostram que a contaminação pelo vírus continua em alta no estado. A secretaria informou que 92,9% dos municípios estão na lista de classificação de risco para transmissão da Covid-19. São 51 cidades em risco muito alto, 43 em alto, 23 como moderado e 14 como baixo.
Os municípios com risco baixo possuem menos de 25 casos da Covid-19 por 100 mil pessoas, em 14 dias. Já em nível moderado representa de 25 a 150 casos da doença por 100 mil pessoas, em um período de 14 dias.
Em nível alto são 150 a 499 casos por 100 mil pessoas. Já em risco muito alto registram mais de 500 casos da doença por 100 mil pessoas.
Morte no Natal
Uma mulher de 54 anos morreu em decorrência da Covid-19 no dia de Natal, comemorado nesse domingo (25). A morte foi registrada em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente tinha registros de comorbidades. Ela deu entrada na UTI do Hospital das Clínicas no dia 3 deste mês, onde permaneceu até o momento do óbito.
Olho no Araguaia – Notícias dos Municípios
-
Cidades4 dias ago
Mato Grosso terá mais 30 colégios estaduais integrados; sete já foram licitados
-
Policial2 dias ago
Cinco fogem da Unidade Prisional Major Zuzi de Água Boa; polícia realiza buscas.
-
Policial5 dias ago
Polícia Civil recupera cabeças de gado de produtor rural em Nova Xavantina
-
Política6 dias ago
Morte de presidente uruguaio pode alterar agenda de Lula em MT
-
Política6 dias ago
Dr. Eugênio faz fiscalização em obra de hospital no Araguaia e quer saber porque empreiteira demora a concluir unidade
-
Política6 dias ago
Bolsonaro cobra governadores a se posicionarem contra decisão
-
Policial6 dias ago
Auditor do TCU ocultou por 11 anos a morte da mãe, para receber pensão de R$ 32 mil mensais
-
Cidades5 dias ago
Reeducando terá acesso a curso superior EAD dentro da cadeia em MT
You must be logged in to post a comment Login